A Mercedes lançou no fim do ano passado a linha 2019 do seu principal modelo o Classe C. O sedan ganhou algumas novidades como novos faróis e melhorias no interior, neste post iremos falar com mais ênfase a versão C180, a mais vendida no Brasil. De tabela a Mercedes divulga o preço de R$ 187 mil, porém segundo a tabela FIPE o modelo é encontrado nas lojas por R$ 170 mil, fomos atrás, pesquisamos e encontramos o C 180 na versão Exclusive 2019 sendo vendido por R$ 178.900, ou seja, um meio termo entre a tabela da fábrica e a Fipe.
Visual atualizado…
Desde 2016 o sedan é produzido na fábrica da Mercedes em Iracemopolis São Paulo. Na linha 2019 o Classe C ganhou pequenos retoques visuais, sutis, porém suficientes para deixar o visual do sedan mais atual e atraente. A dianteira ostenta novos e sofisticados faróis Full LEDs – que serão de série em todas as versões, o para-choque também foi redesenhado. Enquanto nas laterais o sedan ganhou novas rodas aro 17 com visual mais esportivo de 10 raios. Já na traseira, o Classe C 2019 apresenta lanternas com o mesmo desenho em relação ao modelo anterior, porém com novas lentes e a parte interna reprojetada, agora a iluminação é totalmente por LEDs que formam a letra “C” quando acesas.
Interior mais equipado e refinado…
Já no lado de dentro a cabine do C 180 2019 ficou mais tecnológica e luxuosa, destaque para o sistema multimídia com tela de 5.5 polegadas com integração para smartphones via Android Auto e Apple CarPlay, que traz novos aplicativos como WAZE, porém ainda sem GPS nativo. Além disso, o console central traz um novo acabamento em black piano e o volante também é novo e com novos botões touch. Há ainda sistema Keyless para abertura das portas e partida por botão e não há alavanca de câmbio.
Acima o interior da nova C180 Exclusive
Por R$ 1,000 a mais o comprador pode levar a versão C180 Exclusive que traz cabine com revestimento Ártico (foto acima) e o console central troca o acabamento em black piano por madeira fosca marrom, enquanto do lado de fora a C180 Exclusive conta com grade de estilo mais elegante e clássico com acabamento cromado e sem a estrela da Mercedes na grade, enquanto a C180 Avantgarde tem grade mais esportiva com apenas duas lâminas e a estrela fica no centro da grade, o para-choque também tem desenho diferente entre as versões C 180.
Ainda como novidade, porém apenas para as versões mais caras (C200 e C300) a Classe C ganhou um novo painel de instrumentos totalmente digital configurável com 12.3 polegadas, além de sistema multimídia mais moderno com tela de 10 polegadas.
Motor versão C 180
Para a versão de entrada C180, a atualização da linha 2019 ficou restrita apenas ao visual, sob o capô o C 180 2019 traz o conhecido motor 1.6L Turbo flex, que independente do combustível entrega 156 CV de potência e 25 kgfm de torque, obtido entre 1200 a 1400 rpm. Acoplado a um moderno câmbio automático de 9 velocidades com opções de trocas manuais por meio do volante. Embora não seja tão potente quanto o BMW Serie 3 que tem um 2.0 turbo flex de 184 cv, o Mercedes C 180 tem um bom desempenho, ele vai de 0 a 100 km/h em 8.3 segundos e pode atingir velocidade máxima de 225 km/h.
Lista de equipamentos é recheada…
Apesar de ser a versão mais barata do Classe C, o Mercedes C 180 vem muito bem equipamento, a lista de equipamento inclui 7 airbags, modo eletrônico de condução DYNAMIC SELECT com 4 opções de condução: Eco, Comfort, Sport e Individual, através destes modos são alterados a resposta do motor, as trocas de marchas e a sensibilidade da direção. A lista de equipamentos do C180 ainda inclui sensor de estacionamento dianteiro e traseiro com câmera traseira com faixas auxiliares dinâmicas, assistente de estacionamento Active Park Assist, pneus com tecnologia RunFlat que podem rodar mesmo furados, monitoramento da pressão dos pneus, sensor de chuva, touch pad no console central para comandar o sistema multi-mídia, piloto automático, ar-condicionado automático digital dual zone THERMATIC com saída para o banco traseiro e comandos individuais para motorista e passageiro, IsoFix para fixação de cadeirinhas infantis, borboletas atrás do volante para as trocas de marchas, bancos revestidos em couro sintético podendo ser nas cores preto, bege ou cinza escuro, painel e portas com acabamento em alumínio escovado, iluminação interna da cabine com pontos de LED configuráveis entre outros itens.
Itens de segurança ativa também merecem destaque no sedan…
Destaque ainda para o pacote de segurança ativa – que funcionam com o carro movimento, composto por assistente de frenagem ativa ABR, com sensores que alertam ao motorista sobre uma possível colisão frontal eminente com avisos luminosos e sonoros, caso o motorista não freie o sistema aplica os freios de forma automática, ou caso ainda o motorista freie, porém, não aplique a força correta na frenagem o sistema aumenta a capacidade de frenagem automaticamente para evitar a colisão ou diminuir a gravidade. O modelo Classe C 180 2019 vem ainda com controle eletrônico de estabilidade ESP, freios com EBD, controle de tração ASR, tração eletrônica em cada roda ETS, assistente de frenagem BAS, assistente de partida em rampas HSA e função HOLD.
Pinturas:
A C 180 2019 vem de fábrica com pintura sólida na cor Branco Polar, ou pode trazer ainda as cores metálicas: Preto Obsidian, Prata Iridiuum, Azul Cavansite e Cinza Selenite.
Outras versões da linha 2019 do Classe C
Além da mais vendida e barata C 180, o Mercedes Classe C 2019 no Brasil tem mais outras duas versões: C200 EQ Boost que custa R$ 228.900 e a C300 Sport que sai por R$ 259.900.
C200 EQ Boost
Na linha 2019 a C200 ganhou um novo motor, o EQ Boost, com um sistema mid-híbrid, que é composto por um alternador especial adicional acionado por correia, que proporciona uma rede elétrica a parte com 48 volts, na pratica esta energia elétrica extra gerada por este alternador, ajuda a economizar combustível, alimentado alguns recursos elétricos do carro, além de gerar em algumas situações como em acelerações ou trocas de marcha, uma potência extra no motor equivalente a 14 cv de potência e 16 kgfm de torque. O que na pratica garante mais agilidade deixando o carro mais esperto principalmente em acelerações e retomadas de velocidade, além de proporcionar uma redução no consumo de combustível.
O motor do C200 EQ Boost é um bloco bastante moderno 1.5, turbo, 4 cilindros, a gasolina, que desenvolve 183 cv de potência e 28 kgfm de torque, além dos 14 cv e 16 kgfm extras do sistema elétrico, o câmbio é o mesmo das demais versões automático 9 marchas. O C200 EQ Sport vai de 0 a 100 km/h em 7.7 segundos e alcança os 238 km/h, o consumo médio fica em torno dos 13 km/l.
A lista de equipamentos do C200 EQ Boost também é mais recheada em comparação ao C 180, o interior adiciona painel digital configurável com tela de 12.3 polegadas e sistema multi-mídia mais avançado com tela de 10 polegadas, além de teto solar elétrico e retrovisores externos com iluminação e rebatimento automático. Porém o preço é salgado R$ 228.900.
C300 Sport
Por fim a versão top de linha da Classe C 2019 no Brasil é a C300 Sport, esta configuração se diferencia pela sua motorização que está mais potente na linha 2019, o bloco 2.0, turbo, passou de 245 para 258 cavalos de potência e 37 kgfm de torque, ele vai de 0 a 100 km/h em 5.9 segundos e tem velocidade limitada aos 250 km/h.
Além do motor potente, o C300 Sport tem visual exclusivo, com para-choques esportivos, caixas de rodas alargadas, saias laterais e rodas maiores aro 18 da AMG, há ainda grade frontal com pontos cromados tipo diamante, suspensão mais baixa e esportiva, enquanto o interior tem acabamento diferenciado mais sofisticado, com detalhes em alumínio e madeira preta, além de volante esportivo com base reta, teto solar, bancos dianteiros visual próprio para a versão com ajustes elétricos e memória, e a possibilidade de “colocar” o som do motor nos alto falante do sistema de som, os revestimentos em couro no interior podem ser nas cores preto, marrom ou vermelho.
Só o preço anunciado que desanima um pouco, pelo C 300 Sport a Mercedes pede R$ 259.900.
Confira abaixo os preços da nova Mercedes Classe C 2019:
C 180 Avantgarde – R$ 187.900 (tabela Fipe R$ 170.000, praticado nas lojas R$ 177.900)
C 180 Exclusive – R$ 188.900 (tabela Fipe R$ 170.500, praticado nas lojas R$ 178.900)
C 200 EQ Boost – R$ 228.900 (tabela Fipe R$ 226.880)
C 300 Sport – R$ 259.900 (tabela Fipe R$ 256.670)
Ficha técnica:
C 180 Avantgarde e Exclusive
Motor: 1.6, 4 cilindros em linha, turbo flex (etanol ou gasolina), 156 cv a 5.300 rpm
Torque (Nm/rpm) 250 / 1.200 – 4.000
Câmbio 9G-TRONIC
Aceleração 0 – 100 km/h (s) 8.3
Velocidade máxima (km/h) 225*
Peso (kg) 1.460
Pneus 225/50 R17
Capacidade do porta malas (L) 455
Tanque de combustível/reserva (L) 66/7
Comprimento 4.686 m
Largura 2.020 m
Altura 1.445 m
C 200 EQ Boost
Motor 1.5, 4 cilindros em linha, turbo a gasolina
Potência máxima (cv/rpm) 183 + 14** / 5.800 – 6.100
Torque (Nm/rpm) 280 + 160** / 3.000 – 4.000
Câmbio 9G-TRONIC
Aceleração 0 – 100 km/h (s) 7.7
Velocidade máxima (km/h) 239*
Peso (kg) 1.505
Pneus 225/50 R17
Capacidade do porta malas (L) 435
Tanque de combustível/reserva (L) 66/7
Comprimento 4.686
Largura 2.020
Altura 1.442
*Limitada eletronicamente.
**cv e torque do motor elétrico.
C 300 Sport
Motor 2.0, 4 cilindros, gasolina
Potência máxima (cv/rpm) 258 / 5.800 – 6.100
Torque (Nm/rpm) 370 / 1.800 – 4.000
Câmbio 9G-TRONIC
Aceleração 0 – 100 km/h (s) 5.9
Velocidade máxima (km/h) 250*
Peso (kg) 1.555
Pneus 225/45 R18 (F) / 245/40 R18 (T)
Capacidade do porta malas (L) 455
Tanque de combustível/reserva (L) 66/7
Comprimento 4.686
Largura 2.020
Altura 1.447