A Honda está vendendo desde o final de 2018 no Brasil a 10ª geração do Accord, totalmente renovado o sedan chega custando R$ 198.500 e se destaca pelo visual ousado e imponente, o conteúdo tecnológico que reuni uma série de equipamentos de última geração e o potente motor turbo quatro cilindros com quase 260 cv unido com câmbio de 10 marchas.
Sucesso nos EUA, em 2018 foram vendidas 293 mil unidades do Accord…
A nova geração do Accord foi lançada nos EUA no começo de 2018 trazendo tudo novo, por lá ele vem fazendo um enorme sucesso, sendo um dos modelos mais vendidos do mercado americano – em 2018 o Honda Accord emplacou 293 mil unidades nos EUA, só para se ter uma ideia do que significa este número, o Chevrolet Onix, carro mais vendido no Brasil em 2018 emplacou 210 mil unidades. No Brasil o Accord tem uma vida bem mais tímida, sendo figura rara nas ruas, parte disso se deve ao seu preço salgado, enquanto nos EUA, o Accord é um carro de classe média, por aqui o sedan tem status de carro de luxo, rivalizando com modelos de marcas premium como Mercedes, BMW e Audi.
Accord é bom mas o preço alto joga contra…
Apesar que no decorrer das gerações o Accord vem evoluindo em diversos aspectos, o preço do modelo no Brasil subiu muito, enquanto que em 2014 o sedan que vem do Japão custava entre R$ 119 mil a R$ 149 mil, a linha 2019/2020 surpreende pelo preço na casa dos R$ 200 mil, enquanto os principais rivais mantiveram seus valores, o Ford Fusion que parte de R$ 115 mil e o VW Passat, atual líder do segmento com cerca de 1500 unidades vendidas em 2018, tem versão única por R$ 165 mil.
Índice desta matéria
A décima geração do Accord…
Em sua 10ª geração, o Accord mudou completamente, o carro está mais ousado e esportivo, agora seu estilo remete ao Novo Civic. Vários elementos como a grade cromada e o desenho curvo do teto vieram do sedan médio. O novo Accord 2019/2020 é um carro que consegue ser arrojado e ao mesmo tempo sóbrio e elegante, a dianteira é dominada pela chamativa grade integrada aos faróis Full LEDs, enquanto as laterais tem um perfil musculoso com vincos salientes, destaque ainda para o teto de perfil baixo e a traseira curta, que dão ares de coupé a carroceria do Accord, além das rodas de liga leve aro 18 que lembram a hélice de um avião, as lanternas grandes de LED na traseira e o para-choque com duas saídas de escape cromadas embutidas, também chamam a atenção no sedan.
O interior é sóbrio, porém luxuoso e bem equipado, acima do volante há um painel de instrumentos digital
Já o interior do Accord 2019/2020 segue tendo estilo conservador, lembrando em muito a geração passada do modelo. A cabine se destaca pela qualidade dos materiais utilizado no acabamento como alumínio e imitação de madeira, a quantidade de botões foi diminuída, a maior parte dos sistema do carro são comandados pela tela touch-screen de 8 polegadas do sistema multimídia.
Neste novo modelo o Accord não tem mais alavanca de câmbio nem de freio de mão, no lugar ficam alguns botões no console que cumprem essas funções, o modelo tem de série borboletas atrás do volante para fazer as trocas de marchas de forma manual sequencial, e o freio de estacionamento é ativado por um botão no console, ele conta com função Brake Hold, que mantém os freios acionados de forma automática até que o motorista pise no acelerador.
Lista de equipamentos tenta justificar o preço elevado…
O carro impressiona pelo bom pacote de itens, a Honda trouxe para o Brasil apenas a versão Touring, top de linha do Accord, ela possui itens como ar condicionado automático digital com duas zonas independentes de temperatura e saída independente para o banco traseiro, painel digital configurável, head up display – que projeta informações no para-brisa, chave keyless com abertura das portas e travamento por aproximação, partida do motor por botão e de forma remota pela chave, bancos dianteiros com ajustes elétricos sendo 12 ajustes para o motorista e 4 para o banco do passageiro, bancos do motorista com ventilação, sistema de som premium com 10 alto falantes e 452 watts de potência, teto solar elétrico, 8 airbags, sendo dois frontais, dois laterais, dois do tipo cortina e dois para os joelhos do motorista e do passageiro, sistema de carregamento de celular sem fio, retrovisores com luzes LED e rebatimento automático, sistema multi-mídia com tela de 8 polegadas, GPS, Wi-Fi, Android Auto e Apple CarPlay, faróis com acendimento automático, função auto-ajuste e desligamento automático, sensor de chuva com para-brisa com velocidade variável, para-brisa com tratamento acústico entre outros itens.
O Accord é o primeiro Honda no Brasil com o sistema Sensing com piloto automático adaptativo…
Porém é com relação a segurança que o novo Honda Accord irá se diferenciar dos rivais, ele é o primeiro carro da Honda vendido no Brasil a contar com o pacote de segurança ativa Sensing, composto por piloto automático adaptativo – um sistema capaz de frear o carro automaticamente quando há o iminente risco de colisão, além de manter uma distância segura do veículo à frente, tem uma interessante função LSF, que quando acionada no trânsito por exemplo, permite ao Honda Accord literalmente seguir o carro da frente, acelerando e freando de forma autônoma, além de se manter dentro da faixa de rolagem sozinho.
No pacote Sensing há ainda auxilio para manter o carro dentro da faixa de rolagem, capaz de fazer pequenas correções no volante de forma automática, monitoramento de pontos cegos, câmera traseira e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.
Há ainda em termos de segurança ativa, controle de tração e de estabilidade VSA, assistente de dirigibilidade ágil, auxilio para partidas em ladeiras e sensor de monitoramento da pressão dos pneus.
Novas medidas e maior espaço para o Accord…
Apesar do Accord 2019/2020 ser um pouco menor e mais baixo (tem 4.88 m de comprimento e 1.46 m de altura), sua largura aumentou em 1.5 cm (sendo de 1.86 m) e a distância entre-eixos foi ampliada em 5.5 cm (passou de 2.78 m para 2.83 metros), com isso a cabine ficou mais espaçosa, sobretudo para os passageiros do banco de trás, o porta malas também aumentou, agora acomoda bons 574 litros. Com as novas medidas todo o interior do Accord foi reprojetado, por exemplo, o painel fica agora em uma posição mais baixa, a altura dos bancos também é novidade, e as colunas estão mais finas, aumentando a visibilidade e a sensação de amplitude dentro do carro.
Conjunto mecânico do novo Accord é moderno e tem ótimo desempenho…
Junto com o visual mais ousado, a principal evolução dessa nova geração 2019 do Accord está sob o capô, o sedan trocou o beberrão motor 3.5L V6, por um bloco menor, porém mais potente e econômico, um 2.0L Turbo VTEC, quatro cilindros, capaz de desenvolver 256 CV de potência e 37.7 kgfm de torque. Embora seja 24 CV menos potente do que o motor antigo V6 o desempenho melhorou devido a uma redução do peso da carroceria que passou a utilizar materiais mais leves.
A transmissão também é nova, e chama atenção, trata-se de uma caixa automática com nada menos do que 10 velocidades. De acordo com a revista Car And Driver, com este conjunto mecânico o Accord vai de 0 a 100 km/h em menos de 5.5 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 250 km/h, ou seja, a esportividade não fica apenas no visual. Ele tem desempenho muito superior ao rivais como o Ford Fusion que vai de 0 a 100 km/h em 7.7 segundos e Volkswagen Passat com seus 220 cv de potência precisa de 6.4 segundos para chegar aos 100 km/h.
O bom desempenho vem aliado a um consumo de combustível relativamente baixo, principalmente pela injeção direta do motor, pelo menos para um sedan com quase cinco metros e mais de 250 CV, a marca fica em 9 km/l na cidade e 12.3 km/l na estrada, nada mal.
Isolamento acústico no cabine do Accord agrada, assim como a suspensão…
O Accord 2020 foi projetado para oferecer o conforto de uma sala de estar aos seus passageiros, ele traz um sistema de cancelamento de ruídos externos “Active Sound Control”, que conta com três microfones dentro da cabine que captam o som, cancelando os ruídos de rodagem enviando uma frequência sonora oposta ao ruído captado, o que deixa a cabine do sedan mesmo no transito pesado tão silenciosa quanto um mosteiro, porém caso o motorista deseje, o sistema pode ser desligado, permitindo assim ouvir o ronco do motor turbo, ainda em nome do silêncio, o Accord conta com para-brisa dotado de tratamento acústico mais grosso que o normal. Destaque ainda para as suspensões MacPherson (dianteira) e Multi-link (traseira), que fazem com que o Honda Accord enfrente com facilidade os buracos sem passar as vibrações para a cabine.
Cores…
Ele é oferecido em três opções de cores: branco (Topaz White Pearl), preto Crystal Black Pearl e prata Platinum Silver Metallic
Analise Honda Accord 2019…
Não há duvidas que o novo Honda Accord é a melhor geração já feita do sedan, ele está estiloso, tem interior requintado e muito bem equipado, trazendo inclusive tecnologias que não existem nos rivais, outro ponto positivo é a dirigibilidade, graças ao acertado conjunto mecânico e ao novo chassi mais leve e rígido, que contribui para que o sedan que tem quase 4.90 m pese apenas 1547 kg, o novo Accord faz bonito também em desempenho, sendo muito superior aos rivais. O único porém fica mesmo sendo o preço salgado (R$ 198.500), proibitivo para grande maioria das famílias de classe média brasileiras e bem maior que o pedido pelos rivais, e que deve fazer o Accord continuar uma figura rara nas ruas brasileiras.
Pontos positivos Accord 2019/2020:
- Estilo moderno e diferente
- Interior bem acabado
- Lista de equipamentos recheada
- Segurança ativa
- Conjunto mecânico com motor turbo quatro cilindros de 256 cv e câmbio de 10 marchas
- Amplo espaço interno
Pontos negativos Accord 2019/2020:
- Preço elevado, bem mais caro que os rivais
- Falta de uma versão menos equipada e mais barata
Preço:
Honda Accord 2019/2020 Touring – R$ 198.500