A Volkswagen está lançando no Salão de Chicago o novo Jetta GLI 2020, equipado com motor 2.0L Turbo de 228 CV, o sedan é uma espécie de Jetta TSi americano. Ele chega para ser a nova versão top de linha do Jetta, além do motor mais potente o sedan traz como destaque o visual invocado que conta uma série de detalhes exclusivos e um acerto mecânico diferenciado com componentes emprestados do Golf R. Para ser ter uma ideia o Jetta GLi é 71 CV mais potente do que as demais versões do sedan que contam com motor 1.4L TSI de 147 CV.
Índice desta matéria
O visual esportivo do novo Jetta GLI…
Esteticamente o Jetta está mais agressivo nessa configuração GLI, a dianteira recebeu um para-choque com perfil mais robusto, com entradas de ar mais agressivas, além de uma grade maior em formato de colmeia com um friso vermelho, os faróis também são novidades, possuem nova disposição de luzes totalmente em LED com assinatura de LED DRL (luz para condução diurna), há ainda um pequeno friso em black piano entre a grade e o capô.
O pacote de novidades do Jetta GLi 2020 ainda agrega rodas aro 18 com desenho exclusivo para a versão. Os freios são mais eficientes do que os usados pelo Jetta normal, os discos e as pastilhas são semelhantes aos utilizados no Golf R, os discos dianteiros são gigantes tem 34 cm de diâmetro, e as pinças de freio são pintadas em vermelho.
Há ainda saias laterais, brasões com o logo GLI nas laterais, escapamento com duas ponteiras cromadas, para-choque traseiro com difusor, lanternas com novas lentes e iluminação por LEDs e um pequeno spoiler montado na tampa do porta-malas.
Edição de 35th Anniversary…
Para marcar o lançamento do novo Jetta GLI e os 35 anos de vendas nos EUA, a Volkswagen irá lançar uma edição especial chamada 35th Anniversary. A edição conta com visual exclusivo com pintura inédita, rodas com desenho diferenciado e pintura em preto brilhante com detalhe em vermelho, teto em Black Piano, capa dos retrovisores e spoiler na tampa do porta-malas também em preto brilhante, além do logo especial “35th Anniversary” dentro e fora do carro.
O novo Jetta GLI é um esportivo de verdade…
Sob o capô o Jetta GLI tem o mesmo motor do Golf GTi, um bloco 2.0L Turbo TSI com 228 CV (obtido com gasolina premium) e 25.8 kgfm de torque, ele estará disponível com um tradicional câmbio manual de seis velocidades ou automático de sete velocidades e dupla embreagem, tendo borboletas atrás do volante.
Porém a esportividade do Jetta GLI não se resume apenas ao motor potente, o carro traz suspensão com um acerto esportivo, ele é 1,54 cm mais baixo em relação ao Jetta normal e a suspensão traseira tem um novo projeto é do tipo independente multilink. Há ainda diferencial de escorregamento limitado com controle de torque por vetor.
O novo Jetta GLi 2020 conta com uma nova caixa de direção elétrica com assistência variável, além de amortecedores ajustáveis adaptativos DCC® de série para a edição especial 35th Anniversary, também oferecidos no Golf R vendido na Europa.
Infelizmente os dados de desempenho não foram revelados, porém o Jetta GLi 2020 certamente deve voar baixo.
Interior do Jetta GLI 2020…
O interior também passou por um tratamento especial, entre os diferenciais estão o volante de base achatada com costura vermelha e detalhes em alumínio, semelhante ao visto em outros carros esportivos da Volks, como no Golf GTI. O Jetta GLi 2020 traz ainda bancos esportivos com forrações exclusivas com couro perfurado e costuras em vermelho.
O motorista conta a sua disposição com o Driving Mode Selection, que permite escolher entre 4 modos de condução: “Normal,” “Sport,” “Eco,” e “Custom”. Sendo que cada um destes modos altera de forma eletrônica a resposta do motor e do acelerador, a sensibilidade do volante, as trocas de marchas na versão automática, o diferencial frontal, o ronco do motor, enquanto o modo ECO, para economizar combustível altera até mesmo o funcionamento do ar-condicionado, já no modo “Custom” o motorista pode customizar todos estes parâmetros ao seu gosto, como volante, acelerador, diferencial, ronco do motor, e até mesmo a temperatura do ar-condicionado.
Equipamentos…
A lista de equipamentos é a mesma do Jetta vendido no Brasil com ar-condicionado digital dual zone Climatronic, sistema multi-mídia com conexão Adroid Auto e Apple CarPlay, iluminação ambiente em LED espalhados na cabine com 10 cores configuráveis, sistema keyless com partida do motor por botão, faróis com acendimento automático, sensor de chuva, retrovisor interno anti-ofuscamento, bancos em couro com sistema de aquecimento. Além do pacote de segurança ativa já conhecida do Jetta 1.4 TSI com piloto automático adaptativo, auxílio para manter o carro na faixa de rolagem, frenagem automática, alerta de trafego cruzado na traseira e monitoramento de pontos cegos.
Como opcionais há itens como painel digital configurável de 12.3 polegadas com visual exclusivo para a versão GLI, teto solar, sistema de som Beats de 400 watts, rádio por satélite, multi-mídia com controles por voz e duas portas USB, banco do motorista com ajustes elétricos, memória, ajuste lombar e sistema de ventilação, além de partida remota pela chave ou aplicativo.
O Jetta GLi virá para o Brasil?
Nos EUA as vendas do Jetta GLi 2020 começam apenas no próximo trimestre, o preço ainda não foi divulgado, infelizmente ainda não há previsão de vinda para o mercado brasileiro, podemos supor duas alternativas possíveis. A primeira é que a Volkswagen faça como na geração passada do Jetta, traga apenas o motor 2.0 TSI de 228 cv para o Brasil para equipar a versão top de linha Highline do Jetta sem o visual esportivo e os outros detalhes. Na segunda hipótese a Volks poderia trazer a versão GLI como um todo, para ser uma inédita versão esportiva do Jetta no Brasil, aqui o problema seria o preço alto, já que atualmente com motor 1.4 TSi de 150 cv, o Jetta no Brasil tem preço de R$ 120 mil, portanto a versão GLI teria preço pouco convidativo.