Com a nova legislação que entra em vigor este ano, que obriga que todas as motocicletas 0km saíam da loja equipadas com freios ABS (ou CBS para motos de até 300 cilindradas), a Honda foi obrigada a tirar de linha a versão de entrada da Bros 160, que partia de R$ 10.241 e não dispunha de tal equipamento, restando agora apenas uma única versão da Bros 160 na linha 2019, a ESDD ofertada por R$ 12.250 e que vem com freios CBS.
Clique na imagem para ampliar
Índice desta matéria
Agora a Bros terá uma única versão…
A linha 2019 da Honda NXR 160 Bros foi apresentada no mercado em setembro de 2019, trazendo apenas novas opções de pintura, desde o modelo 2016 a Honda comercializava a Bros com duas variantes, a ESDD mais moderna e equipada, já com freios CBS e freio a disco na roda dianteira e na traseira, enquanto a versão de entrada chamada apenas de NXR 160 Bros permanecia sem novidades, por isso a Honda optou por retirar a versão antiga da Bros do mercado, ao invés de investir para equipa-la com os novos freios CBS.
Clique na imagem para ampliar
Freios CBS sem ABS…
O sistema de freios CBS (não devemos confundir com o ABS) é um sistema de frenagem com acionamento combinado, ou seja, ao acionar o pedal do freio traseiro, o sistema de forma automática e simultânea também aciona o freio dianteiro de forma suave, reduzindo a distância necessária para a frenagem. Desta forma a frenagem da Bros 160 ESDD é mais eficiente, equilibrada e segura, já que grande parte dos motociclistas no dia a dia tem costume de usar apenas o freio traseiro nas frenagens, deixando de acionar junto o freio frontal por receio ou falta de costume.
O ABS…
Lembrando que o sistema ABS tem funcionamento bastante diferente do CBS, o ABS é mais evoluído – e mais caro também, ele impede que as rodas da moto trave durante as frenagens, independente da força imposta nos freios, impedindo que a motocicleta derrape. Por enquanto a Honda Bros não possui freio ABS, em um mundo ideal o certo seria a combinação do freio CBS com o ABS. Ou se você perguntar qual é o sistema que proporciona maior segurança a resposta é o ABS, que permite ao piloto manter o controle da moto seja qualquer for a frenagem, o CBS por outro lado caso o piloto ao surgir uma situação de emergência afunde o pé no pedal, as rodas irão travar mesmo com o CBS o que pode causar a perda de controle da moto.
O que a nova lei exige…
Segundo a nova legislação as motocicletas vendidas no Brasil com menos de 300 cilindradas, tem de ser equipada pelos menos com freio CBS para se adequar a nova lei, não é necessário o ABS, portanto a Bros não precisa ter ABS apenas o CBS. Já as motos com motor maior de 300 cilindradas, serão obrigadas a virem de fábrica com ABS.
O que mais a Honda Bros 2019 ESDD 2019 têm?…
A Honda NXR 160 Bros 2019 segue com o já conhecido conjunto, ela vem com freio a disco dianteiro e traseiro, painel 100% digital, com velocímetro, marcador do nível de combustível, odômetro total e parcial, relógio e as luzes de advertência, faltou apenas um conta-giros para ser completo.
Há ainda escapamento feito todo em aço inoxidável (que não enferruja), e também possui soluções como expansão no tubo primário, que na pratica possibilita melhores retomadas de velocidade em baixa rotação fazendo o motor trabalhar mais cheio, o escape da Bros 160 EDSS 2019 também tem catalisador interno que garante baixo nível de poluição.
O tanque de combustível tem 12 litros, o peso seco da Bros 160 – sem contar o combustível e o piloto, é de 121 kg. Os pneus da Honda Bros são 90/90 19M/C na dianteira e 110/90 17M/C na traseira e as rodas são raiadas.
Motor segue o já conhecido…
O motor é o conhecido bloco de 162,7 cilindradas, monocilíndrico, flex que entrega 14.5 cv com gasolina ou 14.7 cv com etanol, o torque é de 1,46 kgf com gasolina ou 1,6 kgfm com etanol, este é o mesmo motor usado pela Honda CG Titan 160. O câmbio é manual de cinco marchas.
Cores da Bros 2019:
A Honda NXR Bros 160 ESDD 2019 tem quatro opções de pintura e grafismo: Azul com detalhes em preto e grafismos branco, Laranja com detalhes em cinza no tanque e grafismo branco, Vermelho com detalhes em preto e grafismos branco, por fim há a pintura Vermelho e Branco com grafismos em vermelho.
A Yamaha rival da Bros 160:
A principal rival da Honda Bros NXR 160 é a Yamaha Crosser, que também na linha 2019 passou a contar com freios CBS e está à venda por R$ 12.390, porém a Yamaha tem motor mais fraco em relação à Bros, tendo 149 cilindrada, 12.2 cv de potência com gasolina ou 12,4 cv etanol.
Preço Honda Bros 2019:
O preço sugerido da Honda Bros 160 2019 ESDD é de R$ 12.250.
Abaixo a ficha técnica da Bros NXR 160 2019:
Motor:
Tipo: OHC, Monocilíndrico 4 tempos, arrefecido a ar.
Cilindrada: 162,7 cc
Potência Máxima: 14,5 cv a 8.500 rpm (Gasolina) / 14,7 cv a 8.500 rpm (Etanol)
Torque Máximo: 1,46 kgf.m a 5.500 rpm (Gasolina) / 1,60 kgf.m a 5.500 rpm (Etanol)
Transmissão: 5 velocidades
Sistema de Partida: Elétrica
Diâmetro x Curso: 57,3 x 63,0 mm
Relação de Compressão: 9.5 : 1
Sistema Alimentação: Injeção Eletrônica, PGM FI
Combustível: Gasolina e/ou Etanol
Sistema elétrico:
Partida do motor: Eletrônica
Bateria: 12V – 4 Ah
Farol: Lâmpada comum de 35/35W
Capacidades:
Tanque de Combustível: 12,0 litros
Óleo do Motor: 1,2 litro
Dimensões:
Comprimento x Largura x Altura: 2067 x 810 x 1158 mm
Distância entre eixos: 1356 mm
Distância mínima do solo: 247 mm
Altura do assento: 836 mm
Peso Seco: 121 kg
Chassi, suspensão, freios e pneus:
Tipo de chassi: Berço Semi duplo
Suspensão Dianteira/Curso: Garfo telescópico / 180
Suspensão Traseira/Curso: Mono Shock / 150 mm
Freio Dianteiro/Diâmetro: A disco / 240 mm
Freio Traseiro/Diâmetro: A disco / 220 mm
Freio de acionamento combinado CBS
Pneu Dianteiro: 90/90 -19M/C
Pneu Traseiro: 110/90 -17M/C