A principal atração da Peugeot para o Salão de Genebra 2019 será o Novo 208 2020, o evento só acontece em março, porém a Peugeot já divulgou as primeiras imagens e informações do carro que foi inteiramente renovado, ganhando uma nova plataforma e uma carroceria maior com linhas mais modernas e robustas, além de ter ficado mais sofisticado e equipado, o salto em relação a geração passada do 208 foi enorme, confira.
Índice desta matéria
O design do novo Peugeot 208
A evolução em relação ao atual 208 é nítida, esqueça qualquer parentesco com o Peugeot 208 vendido no Brasil, o modelo 2020 que será apresentado na Europa trará literalmente tudo novo. O carro ficou mais bonito e ousado. Seu design segue o novo padrão visual da Peugeot, inaugurado pelo sedan 508 mostrado no ano passado, é um estilo bem harmônico, porém sem dúvidas o mais ousado e diferente adotado pela Peugeot nos últimos anos.
Clique na imagem para ampliar
Na dianteira se destacam aos faróis full-LEDs, com disposição de luzes que lembram as garras de um leão, símbolo da marca francesa, abaixo há um friso de LED que invade o para-choque deixando o 208 2020 com um assinatura visual própria e bastante agressiva. Destaque ainda para a chamativa grade, que ficou ainda maior, ela ocupa boa parte da dianteira e o capô tem vincos salientes que passam esportividade.
Clique na imagem para ampliar
De perfil o novo Peugeot 208 2020 tem linha de cintura alta e um estilo robusto e limpo, alias o novo 208 tem um porte maior e mais encorado em relação a geração passada, as caixas de rodas tem acabamento em plástico preto brilhante, as rodas são até aro 17. Já na traseira o diferencial fica por conta das lanterna em 3D, que são instaladas escondidas um vidro escuro que corta a traseira do hatch de um lado ao outro, este estilo promete chamar bastante atenção e dá uma aparência sofisticada a traseira do 208 2020.
Ele ficou maior…
O novo Peugeot 208 2020 é quase 10 cm maior que modelo atual vendido no Brasil que tem 3.97 m, a nova geração mede 4.05 metros de comprimento, enquanto a largura foi aumentada em 4,5 cm, sendo agora de 1.745 m, porém o novo 208 tem o teto mais baixo 4 cm, tendo 1.43 m de altura, e o entre-eixos não foi alterado, permaneceu em 2.54 metros.
Este aumento na carroceria, também permitiu a Peugeot aumentar o porta malas do 208, enquanto o modelo atual tem apenas 285 litros de espaço no porta malas, o novo 208 2020 terá 311 litros de capacidade.
Clique na imagem para ampliar
Interior subiu de nível
O interior do novo 208 2020 também impressiona, os carros da Peugeot são conhecidos por terem um dos melhores interiores do mercado e o Novo 208 é a mais nova prova disso. O carro tem uma cabine bastante moderna, que certamente vai fazer inveja na concorrência. O interior parecer ter saído de uma nave espacial, o acabamento também subiu de nível com materiais de qualidade superior, o carro nas versões mais caras poderá vir com teto panorâmico em vidro que se estende até o encosto do banco traseiro.
Outro diferencial promete ser a lista de equipamentos, o novo 208 2020 terá recursos como sistema multi-mídia com tela gigante de 10 polegadas – as versões mais baratas multi-mídia com tela de 5 e 7 polegadas, a quantidade de botões é reduzida o que deixa a cabine com aparência mais limpa, o estilo dos comandos foram inspirado nos botões dos aviões.
Clique na imagem para ampliar
O volante do novo 208 é compacto e tem base e topo retos, há ainda painel digital configurável com tela de alta resolução, partida por botão, freio de estacionamento elétrico também por botão, carregamento de celulares sem fio, além de uma alavanca de câmbio bastante sofisticada com novas funções.
As versões mais caras virão ainda com iluminação ambiente com pontos de LED com cores configuráveis, além de bancos esportivos revestido em couro aveludado Alcantara, e teto em vidro panorâmico, que cobre até o banco traseiro.
Motores do novo Peugeot 208 2020
O carro deve estar disponível com motores 1.2L Puretech 3 cilindros a gasolina com várias configurações, com potência de 75 cv nas versões mais baratas, além de configurações turbo para as versões mais caras do novo Peugeot 208 com 100 cv e 130 cv. Na Europa ainda haverá uma opção movida a diesel, um motor 1.5 BlueHDi, quatro cilindros, de 100 cv de potência.
Todas as versões do novo Peugeot 208 2020 virão de fábricas equipadas com sistema Start/Stop, que desliga o motor de forma automática quando o carro para – em um semáforo por exemplo, e volta a liga-lo de forma automática quando o motorista pisa no acelerador, recurso que ajuda e economizar combustível.
Câmbio de oito marchas automático nas versões mais caras…
A versão de entrada com motor de 75 cv será a única da linha 208 a ter câmbio manual de cinco marchas, as demais virão com câmbio manual de seis marchas, enquanto opcionalmente para a versão turbo de 100 cv e de série para a versão de 130 cv, haverá uma moderna transmissão automática de oito marchas EAT8. A versão diesel terá apenas câmbio manual de seis marchas.
e-208 – A versão elétrica novo Peugeot 208 2020
Em termos de motores, a grande novidade fica por conta do lançamento de uma inédita versão 100% elétrica do Peugeot 208 – que poderá ser recarregada na tomada, batizada de e-208, a versão híbrida, é equipada com um motor 100% elétrico, alimentado por um pack de 50kw/h de baterias de íons de lítio, capaz de desenvolver o equivalente a 136 cv de potência e 26 kgfm de torque, como o torque é potência são disponibilizados de forma instantânea o e-208 tem um ótimo desempenho, acelera de 0 a 100 km/h em 8.1 segundos.
Com o motor elétrico o 208 não faz barulho e tem zero de vibração. As baterias ficam distribuídas embaixo do assoalho do carro, elas não são pequenas ocupam um volume equivalente a 220 litros, porém como ficam escondidas embaixo do carro não roubam espaço no porta malas. De acordo com a Peugeot as baterias do e-208 terão garantia funcionamento de 8 anos.
Clique na imagem para ampliar
Autonomia do Peugeot e-208
O Peugeot 208 elétrico pode rodar por até 340 km com uma carga completa das baterias, porém em condições especificas como em percursos na cidade e estrada, a autonomia sobe para até 450 km. Lembrando que assim como em outros modelos elétricos o Peugeot e-208 será mais econômico na cidade do que na estrada, já que rodando na cidade o carro usa a energia gerada pelos freios para recarregar as baterias, e claro, na cidade o uso do freio é maior.
Recarga em casa vai de 5 até 16 horas…
A recarga das baterias do 208 elétrico poderá ser feita através de uma tomada caseira ou em pontos de recarga elétrica de alta potência. Em um tomada caseira, usando um adaptador “Legrand” para produtos de alta potência, a carga completa demora longas 16 horas. Já usando um wall-box de 11 kw – vendido separadamente, a carga completa é feita em 5 horas e 15 minutos ou 8 horas usando uma wall box mais fraco de 7.4 kw, enquanto usando um posto de recarga de alta potência público, já presente em grandes cidades, 80% da carga é obtida em apenas 30 minutos.
O Peugeot e-208 terá três modos de condução: Eco, Normal e Sport.
Clique na imagem para ampliar
Nova plataforma modular será usada em outros modelos da Peugeot
Em relação a geração atual, o 208 2020 será montado sobre uma nova plataforma modular, chamada de CMP, além de ser maior e mais rígida que a anterior, ela é mais leve, no caso do 208 a redução no peso chega a 30 kg, esta é uma base global usada por modelos como o DS3 Crossback, novo Citroën C3 e novo Opel Corsa, além de futuros SUVs do grupo PSA (Peugeot / Citroën).
A Peugeot fala que esta nova plataforma também proporcionará evoluções no consumo de combustível, na melhoria da dirigibilidade, deixando o carro mais esportivo e divertido de ser pilotado, além de mais confortável aos passageiros, tanto em espaço, quando em vibrações e ruídos.
Algumas características da nova plataforma e carroceria do Peugeot 208 2020 são o assoalho plano que faz o ar passar com maior facilidade embaixo do carro, além de tomadas de ar com controle elétrico, ou seja, quando não é necessária tanta refrigeração no motor, elas se fecham para melhorar a aerodinâmica.
Pacote de segurança ativa e condução semi-autônoma inédito na categoria…
A nova geração do Peugeot 208 subirá de nível, um dos maiores exemplos disso está em sua lista de equipamentos, as versões mais caras virão com uma série de recursos de segurança até então presentes apenas nos modelos mais caros da Peugeot e em carros de luxo.
Só para citar alguns itens o Peugeot 208 2020 virá com piloto automático inteligente ACC, que mantém uma distância segura do veículo à frente, e função Stop/Go para as cidades – no transito das cidades o 208 poderá frear e acelerar de forma automática seguindo o carro da frente, o carro ainda tem leitura de placas de transito.
Há ainda assistente para permanência na faixa de rolagem, monitoramento da atenção e cansaço do motorista, monitoramento de pontos cegos ao redor do carro, faróis com acendimento automático e farol alto inteligente que ajusta seu faixo para não ofuscar os outros motoristas, Park Assist, que praticamente estaciona o 208 sozinho tanto em vagas paralelas quanto perpendiculares, sistema de frenagem automática que funciona em velocidades de 5 km/h até 140 km/h, alertando ao motorista sobre risco de colisão e até mesmo freando o carro de forma automática caso o motorista não freie, podendo inclusive detectar a presença de pedestres e ciclistas. O Peugeot 208 será o primeiro carro em sua categoria a contar com esses equipamentos.
Clique na imagem para ampliar
Nas lojas em…
O novo Peugeot 208 começa a ser vendido na Europa na metade de 2019, de início ele terá 5 versões de acabamento: Like, Active, Allure, GT Line e a esportiva GT, algumas delas estarão disponíveis independentes das opções de motores, por exemplo o motor elétrico, poderá vir com visual e acabamento da versão esportiva GT.
O novo Peugeot 208 chega ao país no final de 2020 ou começo de 2021
A expectativa é que o Novo Peugeot 208 2020 chegue ao Brasil apenas no último trimestre do próximo ano – 2020, ou no mais tardar nos primeiros meses de 2021. Ao contrário do modelo atual que é produzido na fábrica de Porto Real no Rio de Janeiro, a nova geração do hatchback será montada na Argentina, na fábrica da PSA em EL Palomar, que está recebendo um alto investimento para se adaptar a nova plataforma do 208.
Esse certamente é o lançamento mais importante da Peugeot nos últimos anos, porém como subirá de nível, esta geração ocupará uma categoria superior ao 208 brasileiro, entre os seus futuros rivais por aqui, estão carros como o VW Polo, além das versões mais caras do novo Chevrolet Onix e Novo Hyundai HB20, ambos chegarão ao mercado ainda em 2019.
O velho e o novo 208 conviverão no Brasil…
Também são grandes a chance do novo Peugeot 208 conviver com o atual no Brasil, por aqui o 208 2019 parte de R$ 54 mil, o novo 208 deve em um momento inicial ocupar apenas as versões mais caras do 208 brasileiro, com preço partindo da casa dos R$ 65 mil.
Respostas de 2
Ich habe seit 3 Wochen dieses Auto (208)
Super!,