Foto do navio Grande America: Fabian Bimmer/Reuters via Estadão
No dia 12 de março, o navio de carga chamado Grande America, pertencente ao grupo Grimaldi, afundou na costa da França, a embarcação havia saído da cidade de Hamburgo na Alemanha e vinha com destino ao porto de Santos no Brasil, transportando cerca de 2.000 carros que seriam entregues a clientes brasileiros, entre eles vários modelos de luxo e superesportivos raros como o Porsche 911 GT2 RS.
Segundo o site Carscoops, estavam no navio modelos da Audi, como A3, A5, Q7, RS5 e RS4, e também carros da Porsche, como 718 Cayman, 718 Boxster e Cayenne, além de quatro unidades do raro, caro e veloz 911 GT2 RS. Cada unidade do Porsche 911 GT2 RS no Brasil foi vendida por R$ 1.885.000 (quase R$ 1.9 milhões).
Porsche voltará a produzir o 911 GT2 RS exclusivamente para atender aos clientes brasileiros
Porém o que mais chamou a atenção é o caso do Porsche 911 GT2 RS, porque sua produção havia sido encerrada em fevereiro e os compradores brasileiros iriam ficar sem os seus carros. Porém, para não deixar estes felizardos clientes na mão, a Porsche enviou uma carta aos clientes informando que devido ao caso ser algo fora do natural, irá reativar a produção do 911 GT2 RS apenas para produzir novamente as 4 unidades que afundaram junto com o navio, exclusivamente para anteder aos clientes brasileiros, algo bastante raro de acontecer. Os carros que praticamente são feitos a mão de forma artesanal, serão produzidos em abril e devem ser entregues até o mês de junho.
O 911 GT2 RS é um dos Porsches mais velozes da história
O Porsche 911 GT2 RS foi lançado em 2017, é um dos Porsches mais potente e veloz já produzido em série, e o 911 mais potente já feito, dotado de uma exclusiva versão anabolizada do motor seis cilindros usado pelo 911 Turbo S, graças a diversas mudanças como a adoção de dois turbo compressores, a potência saltou de 580 para 700 cv.
O 911 GT2 RS pesa apenas 1470 kg, graças ao uso de muita fibra de carbono e uma dieta no interior, como a remoção de itens como o banco traseiro, esta combinação de muita potência e pouco peso, permite ao esportivo alemão disparar de 0 a 100 km/h em apenas 2.8 segundos, alcança os 200 km/h em 8.3 segundos e ter velocidade máxima de 340 km/h.
Como foi o acidente com o navio Grande America
O navio Grande América, estava na noite do dia 12 de março de 2019, navegando próximo no Golfo de Biscaia, na costa da França, quando um incêndio começou em um dos containers que estava sendo transportado, apesar dos esforços para controlar as chamas, elas se espalharam muito rápido e o navio veio a afundar.
Nenhuma das 27 pessoas que estavam a bordo se feriram, a tripulação foi resgatada por uma embarcação da marinha britânica e levada para a cidade de Brest, na França.
Fonte: Carscoops