Desde o seu lançamento na década passada o Porsche Cayenne se tornou o modelo mais vendido e lucrativo da história da Porsche, e esse sucesso deve ficar ainda maior nos próximos anos, com o lançamento de uma inédita versão coupé do SUV. Apresentado à imprensa nessa quinta (22 de março), o modelo impressiona por suas linhas arrojadas e esportivas, a Cayenne Coupe já está sendo vendida na Europa e chega para roubar compradores de modelos como BMW X6 e Mercedes GLE Coupe.
O Porsche Cayenne Coupe pode ser considerado uma versão mais descolada e jovem da Cayenne, a ideia é unir um visual ainda mais esportivo, com o desempenho brutal já conhecido do SUV, assim como em um autêntico Porsche.
O mais novo SUV Coupe estará disponível em duas configurações S e Turbo. A primeira é baseada na versão mais vendida da Cayenne, conta com motor 3.0L V6 turbo, calibrado para render 340 CV e 45 kgfm de torque. Com essa cavalaria o SUV vai de 0 a 100 km em cerca de 5.9 segundos e crava 240 km/h de velocidade final.
Porém a opção mais legal e divertida da Cayenne Coupé será a nervosa Turbo, dotada de um V8, 4 litros de 550 CV e 77 kgfm de torque. O desempenho é monstruoso, 0 a 100 km/h em impressionantes 3.9 segundos e velocidade máxima de 300 km/h, marcas surreais já que estamos falando de um SUV.
Embora seja rápido como um foguete, o grande destaque sem duvidas é o visual, o Cayenne Coupe parece um 911 que tomou esteroides e cresceu, em relação ao Cayenne convencional, o modelo coupé tem teto 2 cm mais baixo, para isso os engenheiros da Porsche tiveram que alterar a inclinação da coluna A, consequentemente o para-brisa também é mais inclinado e aerodinâmico, as portas traseiras foram redesenhadas e as caixas de rodas ficaram 1.8 cm mais largas, o que reforça a aparência musculosa do carro, já do lado de dentro para os passageiros na traseira não rasparem a cabeça no teto, o banco traseiro foi rebaixado em 3 cm.
O caimento do teto e a coluna traseira, é bastante curvo e acentuado, tanto é que a terceira janela lateral praticamente não existe, lembrando bastante o design do teto do 911 Carrera, o que deixou a Cayenne com um estilo bastante interessante.
Entre os elementos visuais que chamam a atenção, está o estilo das lanternas traseiras em 3D, que cortam o carro de um lado ao outro, ainda na traseira da Cayenne Coupé há um inédito aerofólio ajustável ativo (parecido com o usado no Panamera), que é acionado quando a velocidade ultrapassa 90 km/h, destaque ainda para o teto panorâmico com mais de 2 metros, opcionalmente o teto da Cayenne Coupe pode de ser todo feito em fibra de carbono, para ajudar a reduzir o peso do carro.
Pelo menos na Europa o Cayenne Coupe já pode ser reservado, por lá ele custa a partir de 120.794 euros, algo em torno de R$ 516.000. Enquanto a versão mais cara Turbo, sai por 201.238 euros (R$ 865.323). Na Europa os primeiros felizardos irão receber o carro em maio, já no Brasil o lançamento deve chegar apenas no último trimestre.