A Aston Martin apresentou recentemente o DBS Superleggera Volante, trata-se da versão conversível da nova geração do DBS. O modelo impressiona pelo visual e principalmente pelo seu desempenho, este é um dos conversíveis mais velozes e potente do planeta, dotado de um V12 com 725 cv, ele dispara de 0 a 100 km/h em apenas 3.6 segundos.
Clique na imagem para ampliar
Design do novo DBS Volante impressiona…
O design agressivo da nova geração do DBS (apresentado ao mundo em 2018), casou muito bem com esta versão sem capota, o carro impressiona a primeira olhada, na dianteira, há uma enorme grade em forma de boca, inspirada na grade usada pelos modelos da Aston Martin da década de 1960. Os faróis tem estilo limpo e iluminação futurista totalmente por LED, para-garantir a refrigeração do enorme motor de 12 cilindros e a também dos freios, o para-choque tem amplas e agressivas tomadas de ar, assim como o capô que possui largas fendas para passagem de ar.
Clique na imagem para ampliar
Nas laterais há saídas de ar nas laterais próximo as caixas de rodas dianteiras para diminuir a turbulência do ar embaixo do carro. Enquanto na traseira destaque para as belas e minimalistas lanternas formadas por uma fina lâmina de LEDs, além de um sofisticado para-choque com dois difusores de ar, um sistema desenvolvido pela própria Aston Martin chamado Aeroblade ll, que canaliza o ar que passa embaixo do carro visando aumentar o downforce e manter o veículo mais estável e grudado ao chão. Destaque ainda para o teto que é bastante baixo e a traseira alta que ressalta a esportividade deste Aston Martin, lembrando que a tampa do porta malas e a parte superior da traseira do veículo é totalmente nova em relação a versão coupé.
Clique na imagem para ampliar
A capota do Aston Martin DBS Superleggera Volante é tradicional de lona com armação em alumínio, a operação para erguer ou abaixar a capota é feita de forma totalmente elétrica com um apertar de botão, demorando 14 segundos para abrir o teto e 16 segundos para fechar, ela pode ser baixada também de fora do carro através de um botão na chave, segundo a Aston Martin a capota apesar de ser de lona conta com tratamento contra o calor e o frio, foi testada em condições severas como desertos a nevascas, seu mecanismo tem funcionamento para mais de 100.000 acionamentos.
Clique na imagem para ampliar
Mecânica com um V12 de mais de 700 cv
Além da beleza de sua carroceira, o Aston Martin DBS Superleggera Volante tem um conjunto mecânico que impõe respeito, na dianteira está um poderoso e grande motor V12, bi-turbo, com 5.2 litros, esta usina desenvolve impressionantes 725 cv de potência e 90 kgfm de torque. A tração é traseira, enviada para as rodas através de uma caixa de câmbio automatizada de 8 marchas feita pela marca alemã ZF, um detalhe curioso é que apesar do motor ser dianteiro, o câmbio do novo Aston DBS é montado na traseira, esta solução atípica, foi adotada para melhor distribuir o peso do carro, a transmissão conta com um tratamento especial para lidar com o poderoso torque deste V12, além de relações reduzidas nas marchas para valorizar as acelerações.
Clique na imagem para ampliar
O resultado deste conjunto é uma aceleração impressionante, o Aston Martin DBS Superleggera Volante vai de 0 a 100 km/h em apenas 3.6 segundos, ele alcança os 160 km/h em 6.7 segundos, sua velocidade máxima também impressiona 340 km/h.
Há ainda outros detalhes legais como sistema de escapamento ativo com 4 ponteiras, a altura e o tipo de ronco varia de acordo com o modo de pilotagem escolhido, sendo que nos modos Sport e Sport Plus o ronco é impressionante sendo praticamente aberto o escape.
Clique na imagem para ampliar
Preço…
Assim como o desempenho, o preço do Aston Martin DBS Superleggera Volante também impressiona, no Reino Unido ele custará a partir de £247,500 libras, algo em torno de R$ 1.260.400 reais.