A Fiat Toro é atualmente um dos carros mais bem sucedidos da Fiat no Brasil, desde o seu lançamento em 2016, o modelo vende muito bem (fechou 2018 como a picape mais vendida do país com mais de 58 mil unidades) e ao lado do Compass e Renegade da Jeep, foi o principal responsável pela montadora fechar 2018 no verde, somente no terceiro trimestre de 2018 suas vendas subiram 41%, totalizando neste período sem descontar os impostos um lucro de 83 milhões de euros para a FCA, segundo a revista Exame. Sabendo disso a marca prepara para o próximo ano uma atualização visual para a Toro, além de estrear na picape o moderno e poderoso motor 1.3L Turbo com potência na faixa dos 180 CV, com esta empreitada ousada, a Fiat quer de uma só tacada substituir os motores 1.8 E.TorQ de 139 CV e o 2.4L Tigershark de 186 CV, pelo novo bloco 1.3 turbo.
Mudanças visuais na Toro serão poucas…
Apesar de estar a quase 4 anos no mercado a Toro ainda tem design bastante arrojado e moderno, por isso visualmente a Toro 2020 promete trazer apenas leves e sutis retoques. Para ser um pouco mais arrojada em relação ao modelo atual, a picape da Fiat vai seguir o padrão visual visto no conceito Fastback (foto abaixo), apresentado em novembro passado no Salão do Automóvel de SP, entre os elementos de design que serão emprestados do protótipo estão uma nova grade, o capô que terá um aspecto mais robusto, além do para-choque dianteiro que deve ser levemente reestilizado.
Algumas mulas de testes da Fiat Toro reestilizada já estão rodando nos arredores da fábrica da FCA em Pernambuco, como mostra o flagra mostrado neste post, embora nas fotos não possa ser visto nenhuma mudança nos faróis, a expectativa é de que a picape ganhe novas faróis dianteiros com LEDs também nos faróis principais, a peça deve ter estilo semelhante ao visto no conceito Fastback (foto acima). Já na traseira as mudanças serão mais tímidas, se limitando apenas as lanternas, que deverão ganhar iluminação por LEDs e a maçaneta da tampa do porta-malas que será modificada, recebendo o novo logotipo da Fiat, sai o escudo com o nome da marca e entra um logo com letras cromadas. Além disso a picape deve trazer novas rodas de liga leve.
O novo motor 1.3 turbo da Fiat
Com a adoção do motor 1.3L Turbo, 4 cilindros, a Fiat Toro promete ficar mais eficiente sem comprometer a potência, o bloco que é internamente chamado de T4, será Flex, ou seja, poderá ser abastecido com gasolina ou etanol. Para aqueles que preferem uma picape com motorização a diesel, a Fiat continuará a oferecer a Toro nas versões mais caras, com o conhecido motor 2.0L turbodiesel, 4 cilindros de 170 CV e 35.7 kgfm de torque.
A expectativa é de que as todas as versões da nova Toro 2020 saiam de fábrica equipadas com câmbio automático de nove velocidades feito pela marca alemã ZF, atualmente esta transmissão é ofertada apenas nas versões mais caras a gasolina e a diesel da Toro, enquanto as versões Endurance e Freedom ambas equipadas com o motor 1.8 eTorQ flex usam atualmente câmbio automático de seis marchas desenvolvido pela Fiat.
Mercado de picapes compactas deve ficar ainda mais aquecido…
Com esse facelift a Fiat espere deixar sua picape mais competitiva diante da concorrência que promete ficar mais forte. A Volkswagen deve lançar entre o final de 2020 e começo de 2021 a picape Tarok (que foi mostrada como carro conceito no Salão de SP) e há rumores que a Chevrolet também prepara uma picape compacta (menor que a S10), que seria baseada no Novo Tracker, outro que também mudará em breve e a Renault Oroch, que deve ganhar uma atualização baseada no novo Duster, provavelmente em 2020.
A expectativa é que a Nova Fiat Toro 2020 chegue às ruas no primeiro semestre do próximo ano, vale lembrar que esse motor 1.3L Turbo que estreia na nova Toro, também deve ser adotado em outros modelos das marcas Fiat e Jeep como o Compass. Além disso a Fiat prepara possivelmente para 2021 um SUV baseado na Toro.
Fotos e flagra: FreireNeto/Blogdofreire