Lançado pela Audi em 2006, o Q7 segue como um dos principais SUVs de alto luxo do mercado. O modelo que atualmente está na sua segunda geração acaba de ganhar um facelift em sua linha 2020, a plástica foi robusta e inclui uma dianteira totalmente reestilizada, além de novas rodas de liga leve aro 21 com acabamento diamantado, um interior mais refinado e moderno, além da adoção de motores mais econômicos, equipados com tecnologia híbrida.
Índice desta matéria
O novo visual do Audi Q7 2020:
Esteticamente o Q7 está mais agressivo e atraente, as linhas discretas do modelo no mercado desde o final de 2015, deram lugar a um visual muito mais arrojado no Q7 2020, sobretudo na dianteira, que foi inteiramente renovada e exibe a nova identidade visual da Audi, já vista em outros SUVs da marca como o Audi Q8 e o Q2. A grade ficou frontal foi ampliada e está mais parruda, assim como as entradas de ar do para-choque, que deixaram o Q7 ainda mais chamativo. Os faróis também são novidades, além do novo desenho contam opcionalmente com a tecnológica iluminação HD Matrix de LED com luz de laser, que permite que os faróis tenham um super alcance sem ofuscar os demais motoristas.
Já de perfil as mudanças foram mais tímidas, as novidades ficam por conta das rodas de liga leve maiores com 21 polegadas e novos apliques na parte inferior das portas, na cor prata e em plástico preto de alto brilho.
Enquanto que na traseira a atualização 2020 do Q7 inclui novas lanternas Full-LED com efeito 3D de profundidade, conectadas agora por uma régua cromada que fica acima da placa de identificação e corta a traseira do carro de um lado ao outro, as lanternas agora tem estilo mais fino e elegante frente as vistas no Audi Q7 atual, outra novidade é o sistema de escape com duplas saídas de escape maiores feitas em aço inox polido.
Interior:
Por dentro as mudanças foram ainda maiores do que por fora. A cabine do Audi Q7 2020 ostenta uma série de novidades, o modelo que já estava entre os SUVs mais luxuosos e modernos do mundo ficou ainda mais refinado. O carro 2021 ganhou um novo painel com linhas retas e perfil mais encorpado, com saídas de ar escondidas e um interessante acabamento em Black Piano que imita vidro, além de trazer a última geração do sistema multimídia MMI infotainment, as funções da multimídia são controladas por duas telas touch-screen que ficam na parte central do painel com 10.1 polegadas cada, a tela mais acima tem funções principais como sistema de áudio, telefonia, acertos mecânicos do carro e navegação GPS, enquanto a tela mais abaixo serve para comandar alguns ajustes mais comuns como a temperatura e saídas do ar-condicionado, ajuste dos bancos, desembaçadores dos vidros e outras funções. Além de permitir controlar estas funções de forma mais fácil estas telas quando não estão sendo usadas praticamente somem no painel, se camuflando no acabamento de alto brilho que reveste todo o painel, deixando a cabine com aspecto limpo com poucos botões físicos.
Mimos que deixam a vida a bordo do Q7 melhor…
O novo Q7 2020 ainda traz o painel de instrumentos Audi Virtual Cockpit com tela de alta resolução com 12 polegadas, que pode ser configurado de acordo com a preferência do motorista e exibe da velocidade a imagens ampliadas em 3D do sistema de navegação GPS. Não menos importante a cabine ainda traz apliques em alumínio escovado, sistema de iluminação ambiente configurável com LED, bancos esportivos, ar-condicionado com quatro zonas individuais de temperatura, sistema de som premium 3D, internet LTE com hotspot Wi-FI, teto solar panorâmico, além de mimos opcionais como um pacote especial “Air” com um ionizador de ambiente, que além de purificar o ar dentro do carro, borrifa uma fragrância cheirosa dentro da cabine, os bancos podem ter até mesmo memória para os ajustes elétricos, sistema de massagem, resfriamento e aquecimento.
Espaço interno é o que não falta no Audi Q7
Espaço é o que não falta no Novo Audi Q7, ele mede longos 5.063 mm de comprimento, apesar da plataforma não ter mudado, são 11 mm a mais no comprimento em relação ao modelo anterior, a distância entre-eixos também é ampla são 2.994 mm, as medidas são completadas por 1.97 m de largura e 1.74 m de altura, dimensões que permitem ao SUV grandalhão da Audi levar com muito conforto até 7 passageiros. De acordo com a Audi o porta-malas também é generoso, são 865 litros (na configuração 5 lugares), mas pode chegar até 2050 litros com os bancos traseiros rebatidos. E por falar em porta malas, o Q7 2020 conta com a tampa com fechamento e abertura elétrica por gestos, basta passar o pé sobre o para-choque traseiro que a tampa se abre ou fecha de forma automática.
Ele anda e para sozinho…
Em termos de tecnologia e segurança, o Q7 2020 vem com sistema de monitoramento com sensores e câmera 360 graus ao redor do carro, o que facilita na hora da baliza e alerta sobre a presença de obstáculos ao redor quando o veículo está em movimento, além de equipamentos de direção autônoma, como um sistema capaz de acelerar e frear em baixa velocidade, seguindo o veículo à frente. Essa função é bastante útil no anda e para das grande cidades. Há ainda auxilio para manter o carro dentro da faixa de rolagem, que fez pequenas correções no volante para manter o carro dentro da pista, sistema de frenagem automática. Como novidade neste pacote há um recurso de segurança que caso o motorista por algum motivo fique inativo ao volante, por exemplo comece a passar mau, desmaie ou durma na direção, o carro detecta a ausência do condutor, automaticamente começa a parar e vai para o acostamento, liga as luzes de sinalização e aciona os serviços de resgate.
Motores mild híbrido agora também no Q7:
Apesar de ser uma banheira com mais de cinco metros e quase 2 toneladas de peso, o Audi Q7 é um carro extremamente ágil, principalmente na versão top de linha, a esportiva SQ7, que além de trazer um poderoso motor diesel, V8, 4.0L turbo com 429 CV e 66.4 kgfm conta com visual mais esportivo em relação as demais versões. O SQ7 vai de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos e chega aos 250 km/h, ele só não ultrapassa essa barreira por conta de um limitador eletrônico de velocidade.
Há ainda outras três versões do Q7, duas a diesel, um 3.0L capaz de desenvolver 228 CV ou 282 hp e uma a gasolina 3.0L que entrega 335 hp. Todas as versões do Novo Audi Q7 2020 são equipado com câmbio automático de oito velocidades, tração 4×4 integral e tecnologia mild-híbrida, que ajuda o SUV a ter um consumo mais frugal. Trata-se de um pequeno sistema híbrido já visto em outros carros da Audi e que agora faz sua estreia no Q7, o sistema capta a energia gerada pelos discos de freio durante as frenagens, e um alternador especial (BAS) transforma esta energia em 48v, ela é armazenada em um pack de baterias de íons de lítio.
O sistema pode recuperar até 8kw de energia dos freios, além disso quando o motorista tira o pé do pedal do acelerador durante velocidades entre 55 km/h a 160 km/h, o sistema também recupera energia, colocando o motor em ponto morto, ou até mesmo desligando o motor por até 40 segundos com o carro em movimento, voltando a ligar de forma automática e suave quando o acelerador é pressionado novamente. Isso é uma versão mais moderna e funcional da famosa “banguela”, feita por alguns motoristas antigamente.
A energia elétrica armazenada é usada para dar uma força extra ao motor em acelerações, manter o carro funcionando em certas condições e também alimenta alguns equipamentos elétricos do veículo como o ar-condicionado, isso tudo claro visando diminuir o consumo de combustível. Na pratica este sistema híbrido e os recursos para economizar combustível do Q7 2020, representam algo em torno de 0,7 litros de combustível poupados a cada 100 km rodados. Pode parecer pouco, mas fazendo uma conta rápida, supondo que o Q7 esteja fazendo em torno dos 10 km com um litro, a cada 100 km rodados o sistema híbrido permitirá rodar por mais 7 quilômetros extras usando somente o que foi economizado.
A Audi prepara ainda para o próximo o lançamento de uma versão híbrida plugin do Q7, que pode ser recarregada na tomada e impulsionada apenas pelo motor elétrico.
Suspensão a ar e eixo traseiro direcionável…
Assim como em carros esportivos, o Audi Q7 pode vir com eixo traseiro direcionável, que em velocidades maiores vira as rodas traseiras em até 5° na mesma direção das rodas dianteiras para melhorar o comportamento do carro em curvas, e em velocidades baixas vira as rodas traseiras na direção oposta as rodas frontais para facilitar as manobras de estacionamento nas cidades por exemplo. Outro recurso disponível no Audi Q7 é a suspensão a ar, ajustável.
Quando chega o novo Audi Q7:
A expectativa é de que o Novo Audi Q7 2020 comece a ser vendido a partir de outubro na Europa, seu preço por lá deve partir do equivalente a R$ 258.000. Já no Brasil deve chegar no primeiro semestre de 2020, já como modelo 2021 o preço da versão mais básica deve ficar na faixa dos R$ 400.000 a R$ 500.000, Entre os rivais do Audi Q7 estão outras máquinas dos sonhos para quem gosta de SUVs, como Range Rover Sport, Porsche Cayenne, Mercedes GLE, Jaguar F-Pace e Volvo XC90.