A Hyundai brasileira, revelou esta semana a linha 2020 do Creta, o SUV recebeu leves e quase imperceptíveis mudanças visuais, principalmente na dianteira, além de novos equipamentos para as versões mais caras como carregamento sem fio para celulares, houve também alterações nas versões e nos preços do Creta 2020, que ficou mais caro e parte de R$ 80.900 a R$ 107.990, ele segue tendo motores 1.6 e 2.0.
Índice desta matéria
O que mudou no Creta 2020 brasileiro…
As mudanças foram tímidas, na dianteira o Creta 2020 ganhou um novo para-choque com linhas mais volumosas e agressivas, além de novos faróis de neblina e luzes de condução diurna DLR em LED nos para-choques contornando os faróis de neblina, as lâminas da grade frontal foram retocadas, além disso os faróis nas versões mais caras ganharam um novo desenho interno com novos canhões mais modernos e fundo escuro.
Nas laterais não houveram mudanças, há apenas novas de rodas de liga leve, que podem ser aro 16 ou 17 com acabamento diamantado, já na traseira as mudanças foram mais sutis em relação a dianteira, as lanternas ganharam novas lentes e uma nova disposição de luzes e com LED nas versões mais caras, além disso, o para-choque recebeu alguns retoques na parte inferior da peça, que traz agora apliques em plástico na cor do veículo, novas e maiores luzes refletoras, já a versão especial limitada Launch Edition traz ainda falsas saídas de escapamento cromadas embutidas no próprio para-choque.
Mais equipamentos…
Infelizmente as grandes novidades em termos de equipamentos foram apenas para a versão mais cara equipada com motor 2.0, ela ganhou novos itens como carregador de celular por indução wireless, sem fio, um compartimento o console central carrega o smartphone quando ele é colocado lá (foto acima), há ainda um novo retrovisor interno anti-ofuscamento eletrocrômico, além disso os espelhos externos com rebatimento elétrico agora tem acionamento automático assim que as travas das portas são acionadas. Lembrando que as lanternas traseiras da versão 2.0 são as únicas a virem de série com luzes LED.
Mudanças nas versões:
Inicialmente o Creta 2020 brasileiro chega as lojas em 5 versões: Attitude, Smart, Pulse Plus, Launch Edition e Prestige, sendo que destas destaque para a Launch Edition, que é uma edição limitada a 1500 unidades, se diferencia pelo acabamento externo com faróis de neblina com luzes DRL em LED de condução diurna, rodas aro 17, para-choque esportivo, detalhes cromados na carroceria e interior com acabamento em couro sintético marrom, seu preço será de R$ 99.990. Outra mudança é o final da versão Sport 2.0 e Million 1.6, que por hora deixaram de ser oferecidas.
Sistema multi-mídia ainda é só para as versões mais caras…
Uma deslize na lista de equipamentos do Creta e que não foi corrigido na linha 2020 é a falta da central multi-mídia na versões mais baratas, que trazem um sistema de som mais simples, trazendo apenas Bluetooth, a central multi-mídia com tela touch, só esta disponível nas versões mais caras, a partir da Pulse Plus que sai por R$ 95 mil, um grande vacilo da Hyundai, já que rivais como o Ford Ecosport, trazem central multi-mídia já a partir da versão mais barata SE, que custa a partir de R$ 78.990.
Versões e preços do Creta 2020:
Creta Attitude 1.6 Manual R$ 80.990
Desde a versão de entrada o Hyundai Creta 2020 vem com rodas de liga leve aro 16, maçanetas e retrovisores pintados na cor da carroceria, computador de bordo, chave tipo canivete com alarme, retrovisores com luzes indicadoras de direção, ar-condicionado manual, direção elétrica, vidros dianteiros e traseiros elétricos com função one-touch para o motorista, travas elétricas nas quatro portas, volante com ajuste de altura e profundidade, banco do motorista com ajuste de altura, sistema de som com rádio Bluetooth, USB e 4 alto falantes, alarme, barras no teto longitudinais, sistema Stop & Go que desliga o motor enquanto o carro para, volante multi-funcional com comandos de som e Blutooth.
Creta Smart 1.6 6AT automático (R$ 86.490)
A versão Smart do Creta 2020 custa pouco mais de R$ 5 mil a mais em relação a mais barata e agrega câmbio automático de seis marchas, controle de estabilidade ESP, controle de tração TCS, assistente de frenagem de emergência, assistente de partida em rampas HAC, que impede que o carro volte em ladeiras segurando o freio por alguns segundos de forma automática até que o motorista pise no pedal do acelerador, piloto automático, sensor de estacionamento traseiro, vidros dianteiros e traseiros elétricos com função one-touch e anti-esmagamento, controle remoto na chave que permite a abertura e fechamento dos vidros, porém apesar de custar quase R$ 90 mil, esta versão ainda não vem com central multi-mídia, ofertada apenas na versão seguinte que custa R$ 95 mil.
Creta Pulse Plus 1.6 6AT automático (R$ 94.990)
Além dos itens já citados nas versões mais baratas, o Creta Pulse Plus agrega grade frontal com contorno cromado, sistema multi-mídia com tela touch de 7 polegadas e TV Digital, faróis com acendimento automático, faróis de neblina, câmera de ré, ar-condicionado automático digital, rodas de liga leve aro 17 com acabamento diamantado, volante com revestimento em couro.
Creta Louch Edition 1.6 6AT automático (R$ 99.990) * edição limitada de lançamento limitada a apenas 1500 unidades
Além dos itens das demais versões, a edição especial Launch Edition traz airbags laterais e airbags do tipo cortina, chave presencial smart key que possibilita abertura e travamento das portas por aproximação, partida do motor por botão, maçanetas cromadas, interior com bancos em couro marrom e apliques na cor marrom no painel, antena no teto tipo barbatana, faróis com novos projetores fundo preto, faróis de neblina com luzes LED DRL e função cornering lamp, com lâmpadas que acompanham a direção das curvas, para-choque traseiro com visual esportivo e soleiras personalizadas nas portas.
Creta Prestige 2.0 6AT automático (R$ 107.990)
Além dos itens da versão Pulse Plus, o Hyundai Creta top de linha Prestige vem com motor 2.0, airbags laterais e do tipo cortina, chave presencial Smart key, partida do motor por botão, sistema multi-mídia mais sofisticado blueNAV com GPS, acabamento interno com bancos em couro sintético na cor marfim e detalhes em marrom, painel com apliques na cor marrom, ar-condicionado com saída para os bancos traseiros, painel com display digital Advanced Supervision Cluster, banco do motorista com ventilação, alarme volumétrico com sensor de inclinação, faróis com projetor novos e fundo preto, luz diurnas de LED, faróis de neblina com iluminação lateral cornerring lamp, lanternas traseiras com luzes LED Diamond Vision, retrovisor interno eletrocrômico anti ofuscamento, carregador wireless para smartphones (só funciona em aparelhos que possuem este recursos de carregamento wireless), rodas de liga leve aro 17 com acabamento diamantado, espelhos externos com rebatimento elétrico automático, antena no teto tipo barbatana, há ainda o Hyundai Key Band, uma pulseira que serve como chave presencial que permite ao motorista travar e destravar as portas e o porta malas, além de dar a partida do motor sem precisar da chave, além de ter conexão com smartphone e algumas funções como contador de passos.
Como opcionais há bancos em couro sintético na cor preta e acabamento do painel revestimento em preto.
Motores e câmbio permanecem sem alterações
O Hyundai Creta 2020 segue com o mesmo conjunto mecânico já conhecido, ou seja, a maioria das versões vem com o motor 1.6 flex, Gamma, DVVT flex, 4 cilindros, aspirado que rende até 130 cv, vindo com câmbio manual de cinco marchas na versão mais barata e automático de seis marchas nas demais. A segunda opção de motor é o 2.0 NU DVVT flex, disponível apenas para a versão top de linha, ele rende até 166 cv de potência, vindo sempre com câmbio automático de seis marchas. Lembrando que todas as versões vêm com tração 4×2 dianteira.
Preços reajustados na linha 2020…
Por fim a notícia não muito boa é que os preços do Hyundai Creta 2020 subiram, enquanto na linha 2018/2019 o modelo partia de R$ 77.890 agora não sairá por menos de R$ 80.990, um aumento superior a R$ 2 mil, enquanto a versão top de linha, que recebeu novos equipamentos encareceu cerca de R$ 4 mil, antes saia por R$ 103.990 e agora parte de R$ 107.990.