Depois de ter sido uma das marcas que mais cresceu no país, com uma alta de 96% nas vendas em 2018, a Volvo espera continuar crescendo no Brasil, para isso a montadora sueca está trazendo novos carros, uma dessas novidades é o Novo Volvo S60 2020. Disponível a partir de R$ 195.950 o sedan impressiona pelo visual e pela parte mecânica, tendo nada menos do que 407 cv na versão top de linha, destaque ainda para a recheada lista de equipamentos, ou seja, o novo S60 2020 tem boas qualidades para disputar mercado com modelos como BMW Serie 3, Mercedes Classe C e Audi A4.
Índice desta matéria
Design:
O visual é um dos pontos forte da nova geração do Volvo S60, apresentado ao mundo em meados do ano passado (2018), o carro se destaca por suas linhas modernas e minimalistas. O design segue a atual identidade visual da Volvo, já visto em modelos como o XC60 e o compacto XC40, é um estilo arrojado mas ao tempo harmônico e sóbrio. O S60 2020 conta com faróis e lanternas totalmente por LEDs, além de rodas de liga leve aro aro 18, 19 ou 20. Cada versão do S60 tem um estilo próprio e uma proposta diferente, a versão inicial conta com grade preta, rodas aro 18 e faróis Full-LEDs, já a a Inscription traz uma aparência mais premium com direito as rodas de liga leve aro 19 e uma série de detalhes cromados na carroceria, enquanto a R-Design tem aspecto mais esportivo, ela traz grade frontal em formato de colmeia e tomadas de ar mais agressivas no para-choque.
Versões e equipamentos do novo Volvo S60 no Brasil
O Novo Volvo S60 2020 será oferecido em quatros configurações de acabamento no mercado brasileiro, a versão de entrada é a S60 T4 Momentum, que custa R$ 195.950, em sequencia há as versões T5 Inscription (R$ 229.950) e a T8 R-Design (R$ 269.950). A gama de versões será completa pela potente T8 Polestar, que começará a ser vendido em uma data posterior e ainda sem preço divulgado.
Motorizações do Volvo S60 2020 empolgam
Basicamente a principal diferença entre as versões do novo Volvo S60 é a motorização. A versão de entrada (T4) conta com motor 2.0L Drive E turbo, 4 cilindros de 192 CV de potência, enquanto na intermediária T5 o mesmo motor 2.0 turbo, 4 cilindros foi preparado para entregar 257 CV de potência.
Por fim há a motorização top de linha T8 (presente nas versões R-Design e Polestar), elas contam com o conjunto mecânico mais interessante do novo Volvo S60, trata-se de uma motorização plug in híbrida, composta por dois motores, o mesmo 2.0 turbo 4 cilindros usado pelas versões mais baratas, porém ainda mais potente com 322 cv, só que aqui ele ainda é combinado com um pequeno motor elétrico de 87 cv, que pode ser recarregado na tomada, junto os dois motores do S60 T8 geram o equivalente a 408 cv de potência na versão R Design ou 420 cv na Polestar, tendo torque de 68 kgfm, uma potência impressionante unida com baixo consumo de combustível, o S60 T8 pode rodar por até 35 km sem beber uma gota de gasolina, usando apenas o motor elétrico.
Todas as versões do novo Volvo S60 2020 tem câmbio automático de oito marchas, as versões T4 e T5 tem tração dianteira, enquanto a T8 possui tração 4×4.
O S60 T8 tem desempenho do BMW M3 pela metade do preço
Os R$ 269.950 pedidos pela versão top de linha T8 R-Design do Volvo S60 pode ser caro, porém é uma verdadeira pechincha se comparado aos quase R$ 500.000 pedidos por um BMW M3 ou um Mercedes C63 AMG, é com essas máquinas que o S60 T8 R-Design rivaliza em desempenho, o novo sedan da Volvo tem um desempenho digno de esportivo, vai de 0 a 100 km/h em 4.7 segundos e pode chegar aos 250 km/h, ou 0 a 100 km/h em 4,3 segundos, na versão Polestar.
Já as demais versões são um pouco mais lentas. O S60 T5 precisa de 6.5 segundos para chegar aos 100 km/h e vai até os 233 km/h.
Interior e equipamentos de série do novo Volvo S60 2020
O interior do novo Volvo S60 2020 também agrada, seja em matéria de acabamento ou equipamentos de série. Assim como o design externo a cabine é semelhante a vista nos demais modelos mais caros da marca, como o XC60 e S90. Há muito couro e alumínio nos revestimentos e o painel é monopolizado por um tela gigante de alta definição de 9 polegadas posicionada em pé, ela combina as funções do sistema multimídia como GPS, apps de entretenimento, telefone e controle de temperatura. Seguindo a moda o cluster – painel de instrumentos é digital e mede 12.3 polegadas. Destaque ainda para os bancos anatômicos, com laterais alta que prometem muito conforto aos ocupantes, principalmente na dianteira.
Como era de se esperar em um carro de mais de R$ 200.000 o conjunto de equipamentos de série do novo Volvo S60 2020 é de fazer inveja a muitos sedans de luxo alemães. Desde a versão de entrada o S60 vem muito bem equipado, trazendo sistema de direção semi-autônoma Pilot Assist, que mantém o carro dentro da faixa de rodagem, piloto automático que mantém de forma automática uma distância segura do carro à frente, estes recursos funcional em velocidades de até 130 km/h, ajudando a condução em estradas e no transito das grandes cidades, seguindo o carro a frente quando ele anda e para. O Volvo traz ainda o pacote City Safety, com um radar e sensores que na cidade entre 50 km/h a 100 km/h detecta pedestres, ciclistas, animais de grande porte e outros veículos, alertando o motorista e freando o carro de forma automática caso um risco de colisão seja detectado.
Lista de equipamentos do Volvo S60 de entrada (Momentum) é extensa…
Ainda na versão mais barata Momentum, vem com motor de 190 cv, além de painel de instrumentos digital com 12.3 polegadas com 4 modos de visualização que pode exibir ainda as informações do sistema de navegação, sistema de áudio premium High Performance com 10 alto falantes e 170 watts, bancos dianteiros do motorista e passageiro com regulagens elétricas, banco do motorista com memória de ajustes, ar condicionado digital com duas zonas individuais de temperatura, bancos em couro e acabamento nas opções de cores preto, bege, marrom, cinza ou caramelo, além de airbags frontais, airbags do tipo cortinas, airbags laterais, alerta de não uso do cinto de segurança, câmera traseira, piloto automático adaptativo, comando de voz, faróis full LED com ajuste automático da altura sem ofuscar os outros motoristas, sistema multi-mídia com tela de 9 polegadas, freio de estacionamento elétrico com acionamento por botão, sistema de leitura de placas de transito, sensor de partida em ladeiras, sensor de chuva, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, volante elétrico com três níveis de assistência baixa, média e alta, volante revestido em couro com ajuste de altura e comandos, sistema Start/Stop que desliga o motor temporariamente ao carro para em um semáforo ou no transito, retrovisores elétricos com rebatimento automático, retrovisor interno com escurecimento automático anti-ofuscamento, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, rodas de liga leve aro 18 com pneus 235/45 R18, além do serviço Volvo OnCall, que permite ao motorista fazer funções como ligar o carro e o ar-condicionado, consultar o nível do combustível, revisão, travar ou destravar as portas, ou ver a localização do veículo remotamente através de um celular smartphone, ou ainda traçar rotas e enviar destinos direto para o sistema multi-mídia do carro, o sistema também permite conexão Wi-Fi por meio de uma antena no teto.
Já a versão intermediaria Inscription (foto acima), traz motor mais potente T5 com 254 cv, e a lista de equipamentos ainda agrega assentos perfurados com sistema de ventilação e aquecimento nos assentos dianteiro, bancos dianteiros com suportes laterais com ajustes elétricos, memória para o banco do motorista e do passageiro, teto solar panorâmico, sistema BLIS com monitoramento de pontos cegos e alerta para mudança de faixa, alerta de trafego cruzado na traseira que caso descubra um veículo, ciclista ou pedestre cruzando a traseira do Volvo na hora de dar marcha ré, alerta ao motorista e aplica os freios de forma automático, sistema keyless de travamento e destravamento das portas com partida sem chave, chave com função memória, acabamento interno com detalhes em madeira real, rodas de liga leve aro 19, grade frontal com acabamento exclusivo com lâminas cromadas, molduras das janelas com acabamento cromado, detalhes cromados no para-choque frontal e traseiro, faróis de neblina que acompanham a direção do volante nas curvas, faróis principais com luzes direcionáveis que giram para iluminar a curva a frente, sistema lavador dos faróis com jatos que saem do para-choque.
Por fim a top de linha a top de linha R-Design se diferencia pelo seu motor híbrido T8 com nada menos do que 407 cv, além disso ela conta com todos os itens das demais versões do S60, além de sistema de som Harmar Kardon com 13 alto falantes, subwoofer e 600 watts de potência, pedais em alumínio, detalhes em alumínio escovado no interior, acabamento interno do teto em preto, volante esportivo com paddle shifters – borboletas atrás do volante para as trocas de marchas de forma manual sequencial, carregador de celular wireless por indução, iluminação interna configurável com pontos de LED, para-choques dianteiros e traseiro com detalhes exclusivos, grade frontal com acabamento R Design, apliques em Black Piano nas janelas, escapamento duplo integrados ao para-choque traseiro.
Confira abaixo os preços e versões do novo Volvo S60 2020 no Brasil…
Volvo S60 T4 Momentum 2.0 turbo 190 cv – R$ 195.950
Volvo S60 T5 Inscription 2.0 turbo 254 cv – R$ 229.950
Volvo S60 T8 R-Design híbrido 407 cv – R$ 269.950
Volvo S60 T8 Polestar híbrido 420 cv – preço ainda não foi informado