A Toyota está lançando a linha 2020 da picape Hillux no Brasil, a picape ganhou alguns novos equipamentos, como sete airbags de série para as todas versões com cabine dupla, sendo adicionados no modelo 2020 os airbags laterais e de cortina, além disso há uma nova central multimídia com tela de 8 polegadas e GPS integrado, porém claro, como ninguém da almoço gratis, os preços encareceram, em algumas versões os aumentos nos preços giram entre R$ 4 mil até R$ 8 mil em relação ao modelo 2018/2019, a Hilux 2020 chega com preços que vão de R$ 119.940 a bagatela de R$ 214.690.
Índice desta matéria
Novos equipamentos na Hilux 2020
Além do sete airbags de série em todas as versões cabine dupla, a atualização do modelo 2020 inclui ainda itens como controle de estabilidade (VSC), controle de tração (TRC) e assiste de partida em rampa (HAC), que passam a ser itens de série agora também na versão de entrada SR e Standard. A versão SR na configuração com motor diesel conta ainda com assistente eletrônico para decidas. Lembrando que os sete airbags são: dois frontais, dois laterais, dois do tipo cortina e um para os joelhos do motorista.
Por fim as versões mais caras, SRV, SRX e a esportiva GR-S trazem uma nova central multimídia com tela touchscreen de 8 polegadas com GPS integrado (foto acima), esta nova central conta com novas funções mais fáceis de serem acessadas, agora a tela é touch intuitiva, assim como a tela de um smartphone ela permite ao usuário tocar com dois dedos e aplicar zoom na tela ou usar a barra de rolagem para acessar arquivos em listas, além disso ela dispõe de um novo GPS, com imagens de mapas com vista em 3D, há ainda TV Digital, conexão Bluetooth, Android Auto e Apple CarPlay, Mirror Link e Mirror Cast estes dois últimos recursos permite o espelhamento da tela do celular. Além disso, estas três versões (SRV, SRX e GR-S) passam a contar com trava anti-furto nas rodas, e trava também para o estepe.
Equipamentos, versões e preços da Toyota Hilux 2020:
Lembrando que na linha 2020 a Toyota Hilux é ofertada em nada menos do que 12 configurações, tendo versões com motor diesel ou flex, tração 4×2 ou 4×4, além de câmbio mecânico ou automático. Os preços partem de R$ 119.940 a R$ 214.690. Abaixo você confere os principais equipamentos de série de cada versão da Hillux 2020 cabine dupla.
Hilux SR Flex 4×2 manual – R$ 119.940
A opção de entrada, Hilux SR, está disponível com motores Flex e Diesel, ela vem de série com sistema de som com MP3, USB e Bluetooth, além de quatro alto falantes, ar condicionado manual, compartimento refrigerado no painel, tela LCD de 8 polegadas (que exibe as funções do sistema multimídia, rádio, câmera de ré, Bluetooth e conectividade com smartphone), volante multi-funcional revestido em couro, alavanca de câmbio e do freio de mão revestidas em couro, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, retrovisores externos com regulagem elétrica, vidros elétricos nas portas dianteiras, rodas de liga leve aro 17, para-choques, retrovisores e maçanetas pintados na cor do veículo, faróis de neblina, para-choque traseiro com acabamento cromado, faróis com acendimento automático e luzes de condução diurna DRL, computador de bordo, modo de condução ECO e POWER, protetor de caçamba, banco traseiro bi-partido 60/40 rebatível e com descansa braço central com porta copos, descansa braço central entre os bancos dianteiros com porta objetos, e desembaçador do vidro traseiro.
Hilux SR Flex 4×2 Automática – R$ 125.440
Além dos itens da versão SR manual, a SR automática agrega câmbio automático de seis marchas, piloto automático, estribos laterais e ar-condicionado automático digital.
Hilux SR Diesel 4×4 Automática – R$ 169.940
A versão SR diesel, em relação a versão SR Flex, traz tração 4×4 com opção de rodar com 4×2, 4×4 ou 4×4 reduzida, tendo bloqueio eletrônico do diferencial traseiro, além de câmbio automático de seis marchas, o preço é de R$ 169.940, e a lista de equipamentos é exatamente a mesma da versão SR Flex, acrescentando estribos laterais, piloto automático e ar-condicionado automático digital.
Versão STD Power Diesel 4×4 Manual R$ 149.705
A versão STD Power (foto acima), é a opção mais barata da Hilux cabine dupla com motor diesel, o conjunto de equipamentos da versão STD Power é praticamente o mesmo da opção de entrada SR, porém o acabamento é mais simples, externamente ela traz ainda visual antigo, conta com rodas de aço pintadas em preto aro 17 ao invés de rodas de liga leve, não traz faróis de neblina, nem estribos laterais, a grade frontal não possui acabamento cromado, e detalhes como maçanetas e retrovisores não tem pintura, e o para-choque traseiro tem acabamento mais simples não tem pintura.
Já do lado de dentro a Hilux STD Power tem também acabamento simplificado, com bancos forrados em tecido mais simples, o volante e a manopla de câmbio não contam com revestimentos em couro, e as maçanetas das portas não são cromadas, não há compartimento refrigerado no painel nem o sistema de som com tela de 8 polegadas touch, no lugar há um rádio tradicional e já ultrapassado com CD Player, além de entrada USB, AUX, MP3 e Bluetooth, e o banco traseiro é simples ao invés rebatível bi-partido, além disso o modelo traz apenas câmbio manual e não vem com piloto automático, lembrando que a versão STD é a única da linha 2020 diesel a contar com câmbio manual.
Hilux SRV flex 4×2 Automática (R$ 135.190) SRV flex 4×4 automática (R$ 146.590), ou Diesel 4×4 Automática (R$ 187.990)
Já a configuração de acabamento SRV tem versões flex 4×2 ou 4×4, além de diesel 4×4, todas equipadas com câmbio automático. Em relação aos equipamentos, além do itens da versão de entrada SR, a SRV agrega bancos e revestimentos internos em couro e material sintético, piloto automático, rodas de liga leve aro 18, detalhes externos como grade frontal, retrovisores e maçanetas cromados, sistema de áudio de seis alto falantes, ao invés de quatro, banco do motorista com ajustes elétricos para distância, altura e inclinação, computador de bordo com tela de TFT de 4.2 polegadas colorida no painel de instrumentos e mais funções, sistema multi-mídia mais completo com tela de 8 polegadas com GPS integrado e TV digital, sistema de destravamento das portas Smart Entry sem chave por aproximação, sistema de partida sem chave com partida por botão, vidros elétricos para todas as quatro janelas, na SR apenas as janelas da frente tem vidros elétricos, duas tomadas de 12v na cabine, saída de ar condicionado central para o banco traseiro e espelho retrovisor interno anti-ofuscamento, espelho retrovisores externos elétricos e auto-retráteis, sistema de frenagem BAS – assistente de frenagem de emergência nas 4 rodas, alarme perimétrico e volumétrico.
Hilux SRX diesel 4×4 automática (R$ 205.590)
A SRX é a versão top de linha da Hilux em termos de equipamentos, ela custa caro R$ 205.590 (foto acima), e além dos itens já citados nas versões mais baratas, a HIlux SRX agrega faróis em LED com luz principal em LED e nivelamento automático dos faróis, faróis de neblina também em LED, capota marítima para a caçamba, rodas aro 18 com design exclusivo, interior com acabamento mais sofisticado com bancos forrados em couro perfurado, painel de instrumentos com visual exclusivo para a versão, painel com acabamento escuro, acabamento das colunas e do teto interno em tecido preto, apesar de trazer novos itens é difícil justificar os R$ 17.700 extras pedidos pela SXR em relação a versão SRV.
Hilux GR-S diesel 4×4 automático (R$ 214.690)
A versão GR-S (foto acima) se diferencia da SRX pelo visual esportivo, com direito a para-choque frontal com visual esportivo, grade frontal com acabamento em preto fosco e o logo da TOYOTA escrito por extenso, teto e capô pintados em preto (se a picape vier com pintura branca), adesivos exclusivos da versão com o logo da Gazoo Racing, rodas de liga leve aro 17 com visual esportivo, santo-antônio na caçamba, lanternas traseiras com lentes escurecidas, estribos laterais maiores tubular, já do lado de dentro a versão Hilux GR-S traz forrações exclusivas para os bancos com o logo Toyota Gazoo Racing bordados nos encostos, costuras em vermelho, detalhes preto e vermelhos no painel, detalhes em aço escovado na cabine, tapetes exclusivos, na parte mecânica a versão GR-S ainda conta com suspensão esportiva, porém os quase R$ 215 mil pedidos por esta versão na linha 2020 assusta.
A Hilux evoluiu porém ainda fica devendo alguns equipamentos…
A Toyota melhorou consideravelmente a lista de equipamentos da Hilux no modelo 2020, principalmente em relação a segurança, isso claro foi intencional, já que as rivais como Chevrolet S10, Nissan Frontier e Ford Ranger são mais evoluídas que a picape da Toyota em termos de tecnologia e segurança, porém a Hilux ainda peca pela ausência de alguns itens visto nas picapes rivais.
Como a direção é hidráulica e não elétrica, a Hilux ainda não tem itens básicos como sensor de estacionamento frontal, santo antônio na caçamba e monitoramento da pressão dos pneus, faz falta também um ar-condicionado mais sofisticado dual zone, itens que existem nas rivais como a S10 e Ranger, e é algo inexplicável já que na linha 2020 a Hilux já tem duas versões que alcançam preços acima dos R$ 205 mil, é a pick up mais cara do segmento.
Além disso, na parte da segurança apesar de ter evoluído, a pick up da Toyota ainda fica devendo recursos como alerta de colisão dianteira, frenagem automática e alerta de saída de faixa, itens tecnológicos de segurança já existente em rivais como S10 e Ranger.
Motorização da Hillux 2020
Na há na Hillux 2020 nenhuma atualização no visual ou no conjunto mecânico, ela segue sendo oferecida em duas opções de motores, flex ou diesel. O bloco Flex é um, 2.7 L, 16V, 4 cilindros, DUAL VVT, DOHC capaz de desenvolver 159 CV com gasolina ou 163 CV com etanol, independente do combustível o torque é de 25 kgfm. Já o bloco a diesel é um motor 2.8 L, 16V, quatro cilindros, turbo diesel que rende 177 CV de potência. O torque do motor diesel fica entre 42.8 kgfm de torque para a versão STD Power manual e 45.9 kgfm para as demais versões equipadas com câmbio automático.
Por falar em transmissão as versões flex com câmbio manual tem cinco marchas, a versões diesel com câmbio manual tem seis marchas e todas as versões com câmbio automático vem com transmissão de seis velocidades.
Consumo da Toyota Hilux 2020
Para quem está em dúvida entre o motor flex ou diesel, vale apena a gente comentar sobre o consumo de combustível da Toyota Hilux, de acordo com o Inmetro a Toyota Hilux Flex 4X4 (SRV) e 4X2 (SRV/SV/) tem consumo de 4.8 km/l na cidade, já na estrada ela faz 5.6 km por litro, isso com etanol no tanque. Já com gasolina os números são um pouco melhores ficam em 6.9 km/l na cidade e em 8.1 km/l na estrada. A Hilux Flex 4X2 com câmbio manual bebe mais faz 4.6 km/l com etanol na cidade e 5.6 km por litro na estrada, com gasolina os números são de 6.6 km/l e 8 km/l. Ou seja, ela bebe com vontade, se a pessoa for rodar muito com a picape vai ficar amigo do posto de gasolina, ai vale a pena investir para levar a picape com motor diesel.
A Hilux diesel 4X4 automática tem números bem melhores, faz 9 km/l na cidade e 10.5 km/l na estrada. Com câmbio manual o consumo vai para 9.3 km/l e 11.2 km/l, de acordo com dados do programa de etiquetagem veicular do Inmetro.
Dimensões e capacidades da Toyota Hilux 2020…
A Hilux cabine dupla mede 5.31 metros, sua largura é de 1.85 metros, e a altura é de 1.81 metros, a distância entre eixos fica em 3.08 metros, o peso da picape da Toyota varia entre 1880 kg a 2130 kg. A capacidade de carga da Toyota Hilux com motor flex varia entre 815 kg a 860 kg dependendo da versão de acabamento, enquanto as versões com motor diesel tem capacidade de carga variando entre 1000 kg a 1025 kg. Em todas as versões o tanque de combustível é de 80 litros.
As dimensões da caçamba da Hilux Cabine dupla são: comprimento de 1.569 mm, largura de 1.645 mm e altura de 48.1 cm.
Confira abaixo preços e versões da Toyota Hilux 2020:
Motor flex
SR 4×2 Manual 5 marchas R$ 119.940
SR 4×2 Automática R$ 125.440
SRV 4×2 Automática R$ 135.190
SRV 4×4 Automática R$ 146.590
Motor diesel
STD Power Pack 4×4 manual 6 marchas R$ 149.705
SR 4×4 Automática R$ 169.940
SRV 4×4 Automática R$ 187.890
SRX 4×4 Automática R$ 205.590
GR-S 4×4 Automática R$ 214.690
Hilux Cabine Simples 2020…
Na linha 2020 a versão Cabine simples da Toyota Hilux tem duas versões a Cabine Simples com caçamba, e cabine simples chassi, ambas trazem visual antigo e mais simples em relação as versões cabine dupla, já que são voltadas para o trabalho ou para empresas, elas contam com para-choque sem pintura, vem com rodas de aço e o interior de acabamento mais modesto com bancos e assoalho revestidos em material sintético – mais fácil para a limpeza.
Todas as versões da Hilux com cabine simples são equipadas com motor 2.8 diesel 16v, que desenvolve 177 cv de potência e 42.8 kgfm de torque, o câmbio é sempre manual de 6 marchas e a tração 4×4. O comprimento da Hilux cabine simples é de 5.33 metros, sendo que a versão equipada com caçamba traz uma ampla caçamba de 2.31 metros, a capacidade de carga é de 1.020 kg na versão com caçamba ou 1195 kg para a versão Chassi cabine. O tanque de combustível da Hilux cabine simples tem 80 litros.
A lista de equipamentos da Hilux cabine simples ou cabine chassi é bem mais modesta em relação as versões com cabine dupla, ela traz apenas ar-condicionado simples manual, direção hidráulica, faróis com acendimento automático, faróis com luzes de condução diurna, volante com ajuste de altura e profundidade e airbags para os joelhos do motorista, não há sistema de som, vale ressaltar que as versões cabine simples da Chevrolet S10 e da Ford Ranger são bem mais generosas em equipamentos, custando praticamente o mesmo que a Toyota Hilux.
Preços da Hilux Cabine simples 2020:
A versão cabine chassi (sem caçamba) sai por R$ 126.200, enquanto a versão com caçamba R$ 130.360.