A Yamaha está lançado no Brasil agora no começo de agosto, a linha 2020 da YZF-R3, a moto esportiva de baixa cilindrada chega trazendo importantes e interessantes mudanças, a maior delas está no visual, que traz uma nova e mais moderna carenagem, inspirada na M1, moto usada pela Yamaha no MotoGP, além do estilo, ela também ficou mais veloz com a nova carenagem, também há novidades na suspensão dianteira, painel e nos faróis.
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Visual da M1 do MotoGP
Sem dúvidas a nova carenagem deixou o visual da Yamaha R3 muito mais interessante, a moto ficou com um perfil esportivo e agressivo, na dianteira há novos e maiores faróis duplos e com luzes de posição em LED, além de uma tomada de ar central no meio dos faróis, que além do estilo também é funcional, já que leva o ar diretamente ao radiador do motor ajudando a melhorar a refrigeração, ela tem o mesmo desenho da entrada de ar frontal da M1, moto usada por Valentino Rossi no MotoGP.
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Além disso o tanque de combustível da Yamaha R3 2020 foi redesenhado, ficou mais baixo e largo, apesar de ter mantido a mesma capacidade de armazenamento 14 litros, o novo tanque é 3.1 cm mais largo e contribui para uma melhor posição das pernas durante a pilotagem e melhor controle da moto em curvas, já que além do tanque o guidão também foi reprojetado, ficando 2.2 cm mais baixo, para permitir um posicionamento mais deitado do piloto, além de agregar uma maior sensação de esportividade ao pilotar a Yamaha R3.
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Nas laterais as saídas de ar da R3 também foram redesenhadas, ficando maiores e mais arrojadas, o para-brisa está maior e tem uma nova inclinação. De acordo com a Yamaha, os engenheiros da fábrica no Japão projetaram a nova carenagem da R3 após muitas horas de testes no túnel de vento para melhorar a aerodinâmica da moto, e o resultado parece ter sido positivo, já que com esta nova carenagem, a velocidade máxima foi elevada em 8 km/h, lembrando que a R3 não sofreu nenhuma alteração no motor.
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A nova suspensão dianteira da Yamaha R3 2020
Agora na linha 2020 a YZF R3 passa a contar com uma nova suspensão dianteira, do tipo invertida, mais evoluída em relação a suspensão usada pela geração passada, a nova peça possui curso de 130 mm, é capaz de oferecer maior controle e estabilidade, principalmente em curvas, sendo mais leve na região próxima a roda e mais resistente próxima a mesa, o que na pratica representa maior rigidez da suspensão em razão da maior área de contato com a mesa. Enquanto que na roda traseira o conjunto continua o mesmo da geração anterior da R3, uma suspensão única do tipo “monocross”, com balança assimétrica em aço e amortecedor único com sete opções de regulagem, pré-carga de mola e curso de 125 mm.
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Novo painel digital 100% digital…
Outra novidade da Yamaha R3 2020 é o painel agora 100% digital, com um display de melhor constate e que promete melhor visualização, além disso o painel da nova R3 é completo para uma moto desta categoria, trazendo indicador do nível de combustível, consumo em tempo real e médio, indicador de marcha engatada, conta giros, três hodômetros sendo um total e dois de km parciais, relógio, indicador da temperatura do líquido de arrefecimento do motor, além das luzes indicadoras da seta, neutro, faróis acesos e o interessante shift light – ou luz de troca.
O Shift Light é uma herança das motos de maior cilindrada da Yamaha, trata-se de uma luz de advertência que ascende no painel indicando a hora exata para fazer a troca de marchas de acordo com o tipo de condução que se deseja andar, o motorista pode escolher entre diferentes modos de utilização da Shift Light, como programar a luz para acender na rotação limite desejável, por exemplo, caso deseje uma condução mais esportiva o motociclista pode escolher que a luz acenda em um regime de rotação maior do motor – lembrando que o conta-giros marca até 14 mil rotações, já para uma condução mais tranquila e econômica é possível programar a luz para acender em uma rotação menor a partir dos 7 mil giros. Ainda há a possibilidade de configurar a forma de acendimento da luz e o nível de luminosidade.
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Motor da Yamaha R3 2020 segue o mesmo:
O motor da Yamaha R3 2020 segue o mesmo já conhecido bi-cilíndrico (2 cilindros em linha), de 320 cilindradas, com duplo comando de válvulas DOCH, refrigeração a líquido com radiador, 4 válvulas por cilindro e injeção eletrônica, além disso há pistões esportivos feitos em alumínio forjado e cilindros com tecnologia DiASil, exclusiva da Yamaha, com composição em 80% em alumínio e 20% em silício, o que na pratica proporciona melhor vibração no funcionamento, e melhor dissipação do calor, além de um ganho interessante na performance.
O motor da Yamaha R3 desenvolve 42 cv de potência a 10750 rpm e um torque máximo de 3.02 kgfm a 9.000 rpm. O câmbio é manual de seis marchas.
Velocidade máxima nova Yamaha R3 2020
A Yamaha não divulga os dados de desempenho, porém segundo informações da internet, a nova R3 2020 alcança a casa dos 180 km/h, apesar de terem alguns vídeos no Youtube, demostrando que o modelo supera os 190 km/h.
Consumo da Yamaha R3 2020:
A Yamaha também oficialmente não divulga os dados de consumo da nova Yamaha R3, porém segundo testes realizados pela imprensa especializada, em uma tocada mais esportiva e veloz, ou no anda e para da cidade, o consumo fica na casa dos 20 km/l, já rodando em velocidade mais tranquilas ou em estradas, ela pode alcançar até os 28 km/l, pode ser alto para uma 300 cilindradas, porém vale a gente lembrar que estamos falando de uma motocicleta com motor de 2 cilindros e que pesa 170 kg.
Freios a disco na dianteira e traseira com ABS
Lembrando que a Yamaha R3 também se destaca pelo sistema de frenagem, ela conta com freio a disco na dianteira e na traseira, sendo que na frente há um disco ventilado de 298 mm de diâmetro, enquanto na traseira a R3 dispõe de disco também ventilado de 220 mm, ambos mordidos por pinças com sistema anti-travamento ABS.
Edição especial inspirada na MotoGP
Para marcar o lançamento da nova R3 2020, a Yamaha está lançada uma edição especial com pintura e adesivos inspirados na moto M1, que compete no MotoGP, pilotada por Valentino Rossi e Maverick Viñales e que é patrocinada pela bebida energética Monster Energy e pelo lubrificante ENEOS, a edição especial vem com pintura bi-color com preto metálico e azul brilhante, além de adesivos alusivos a moto de competição e aos seus patrocinadores, ela custará R$ 500, em relação a versão comum da nova R3 2020, saindo por R$ 24.490, vale lembrar que não há qualquer alteração na carenagem nem na mecânica da R3 MotoGP Edition.
Cores:
Na ocasião de estreia a nova Yamaha R3 2020 chegará as lojas com três opções de pintura: Racing Blue – azul metálico, Red Velvet – vermelho fosco metálico e Monster Energy MotoGP Edition – série especial de lançamento.
Preços da nova Yamaha YZF R3 2020:
R$ 23.990 + frete
Edição Moster Energy MotoGP : R$ 24.490 + frete
Kawasaki Ninja 400 é a principal rival da Yamaha R3:
No mercado brasileiro a principal rival da Yamaha R3 é a Kawasaki Ninja 400, que atualmente na linha 2019 é ofertada pelo mesmo preço da R3, R$ 23.990, ela conta com motor mais potente 400 cilindradas, 2 cilindros que rende 48 cv de potência e 3.9 kgfm de torque.
Condições especiais de financiamento da Yamaha para a R3
A Yamaha oferece financiamento direto da fábrica com taxa zero de juros, entrada de R$ 7.475 + 18x de R$ 1.016. Ou ainda com taxa de juros de 0.99%, com entrada de R$ 7.485 e mais 36 parcelas de R$ 607. Há ainda programa de revisões com preços fixos, com as duas primeiras revisões (1.000km e 5.000km) com mão de obra pagas pela Yamaha.
Confira abaixo a ficha técnica da Yamaha R3 2020:
Motor:
Tipo DOHC, 4 tempos, 8 válvulas, Refrigeração líquida
Quantidade de cilindros: 2
Cilindrada real: 321 CC
Diâmetro x curso: 68,0 X 44,1 mm
Taxa de compressão: 11,2 : 1
Potência máxima: 42,01 cv / 10.750 rpm
Torque máximo: 3,02 kgf.m / 9.000 rpm
Sistema de lubrificação: Cárter Úmido
Embreagem: Multi-disco / Úmida
Câmbio: 6 velocidades
Sistema de partida: Elétrica
Transmissão primária: Engrenagens
Transmissão secundária: Corrente
Combustível: Gasolina
Chassi:
Tipo do chassi: Diamante
Suspensão dianteira / curso: Garfo telescópico / 130mm (Roda)
Suspensão traseira / curso: Balança traseira tipo Monocross / 120mm (Roda)
Freio dianteiro: Disco hidráulico com sistema anti bloqueio (ABS) / 298mm
Freio traseiro: Disco hidráulico com sistema anti bloqueio (ABS) / 220mm
Pneu dianteiro: METZELER 110/70 – R17M/C 54H
Pneu traseiro: METZELER 140/70 – R17M/C 66H
Dimensões:
Comprimento x largura x altura: 2.090mm x 720mm x 1.035mm
Distância entre eixos: 1.390 mm
Altura do assento: 780 mm
Altura mínima do solo: 160 mm
Peso líquido: 170 kg
Capacidade do tanque de combustível: 14L (3L reserva)