A Nissan apresentou na Europa o novo Juke 2020, o SUV compacto chega a sua segunda geração maior, mais equipado e tecnológico. Porém a principal atração do modelo ainda é seu estilo, diferente e chamativo, agora mais bonito e menos polêmico do que o da primeira geração.
Clique na imagem para ampliar
Índice desta matéria
Design diferente…
Quando foi lançado na Europa há quase 10 anos atrás, o Nissan Juke chamou bastante atenção pelo seu visual diferente e ousado, na época apesar de muita gente não gostar da cara de “sapo” do SUV, ele logo caiu no gosto do público se tornando um dos modelos mais vendidos em sua categoria, tanto é que, de novembro de 2010 até a metade de 2019 foram vendidos quase 1 milhão de unidades do Juke.
Clique na imagem para ampliar
Nesta nova geração, o Juke mudou por completo, a carroceria é inteiramente nova, o design que antes era polêmico agora agrada logo à primeira vista, na dianteira o carro ganhou um conjunto de faróis separados, ou seja, no para-choque em uma posição mais baixa, estão os faróis principais com desenho oval e dotados de uma moderna iluminação por LED, já mais acima estão os faróis de condução diurna e as luzes de seta, tudo por LED e com desenho afinado (solução similar a usada pela Fiat Toro), ainda na dianteira o conjunto é bastante fluído, a grade em “V” da Nissan é gigante, conta com acabamento cromado e em Black Piano, seu desenho se integra perfeitamente aos faróis.
Clique na imagem para ampliar
O teto do Juke tem desenho inclinado, sendo mais baixo na traseira. Enquanto nas laterais do carro destaque para as caixas de rodas largas e os vincos que cortam o carroceria passando uma aparência musculosa ao SUV, tudo isto é intencional, a Nissan, quis deixar o novo Juke com um porte mais robusto e imponente, tanto é que ele agora virá com rodas grandes aro 19.
Clique na imagem para ampliar
Já na traseira as lanternas do Juke agora se projetam para fora da carroceria, conta ainda com iluminação mais moderna em LED com efeito 3D de profundidade. A Nissan também apostará na possibilidade de personalização do modelo, seguindo a moda entre os SUVs, o comprador poderá escolher uma opção de cor diferente para o teto, no total o Juke terá uma paleta com 11 opções de pintura.
Clique na imagem para ampliar
O Juke cresceu e ficou mais leve…
Montado sobre uma variante da plataforma modular CMF-B, base feita em parceria com a Renault – usada no novo Clio 2020. O novo Nissan Juke cresceu, ficando mais alto, largo e comprido, agora ele mede 4.21 metros de comprimento, por 1.59 m de altura e 1.80 m de largura, em comparação com a geração anterior o comprimento foi ampliado em 8 cm. O que na pratica garantirá maior espaço interno para os ocupantes do banco traseiro, um aumento de quase 6 cm no espaço para os joelhos em relação ao banco dianteiro e 1 cm extra no espaço para as cabeças em relação ao teto, houve também um ganho considerável no espaço do porta malas que agora terá 422 litros de capacidade, contra 354 litros do modelo anterior.
Graças ao uso de materiais mais leves como o alumínio e chapas de aço menores porém mais resistentes, apesar de ter crescido o novo Nissan Juke 2020 consegue ser 23 kg mais leve em relação ao antigo, a nova plataforma também é mais rígida e tem melhor comportamento em curvas.
Clique na imagem para ampliar
Motor 1.0 turbo…
Em termos de motores a grande atração é a estreia do bloco 1.0 turbo DIG-T, de 3 cilindros, que rende 117 cv de potência, este novo motor promete unir boa performance com baixo consumo de combustível, nas versões mais baratas ele virá acoplado a um câmbio manual de seis marchas, enquanto as opções mais completas virão com uma moderna caixa automática de sete velocidades DCT com dupla embreagem, além de paddle shift atras do volante e três modos de condução: Econômico, padrão e esportivo.
A Nissan ainda não se falou sobre, mas possivelmente o novo Juke assim como acontecia na geração anterior deve dispor de outras opções de motores, inclusive um movido a diesel, além de uma versão com tração 4×4.
Clique na imagem para ampliar
Interior premium…
Assim como por fora, a evolução no interior do Nissan Juke 2020 foi gigante, a cabine do modelo ganhou um painel de visual moderno e muito bem acabado, parte do painel tem acabamento customizável, ou seja, dependendo da versão o comprador leva o painel com revestimento em couro colorido ou até mesmo couro aveludado Alcantara, esta mesma possibilidade também existe para as forrações das portas e para os revestimentos dos bancos.
Clique na imagem para ampliar
O Juke 2020 também ficou melhor equipado, trazendo recursos como freio de estacionamento eletrônico com acionamento por botão, tela colorida de alta definição no painel de instrumentos, iluminação configurável com pontos de LED nas portas, sistema multi-mídia com tela touch de 8 polegadas de ultima geração com internet, Android Auto e Apple Carplay, além de rede Wi-Fi que permite aos passageiros conectarem seus smartphones, notebooks ou tablets a internet. O carro ainda traz assistente por voz desenvolvido pelo Google, que permite controlar funções como travar ou destravar as portas, ligar as luzes ou enviar uma rota para o GPS através de comandos de voz no smartphone do dono de forma remota. O aplicativo Nissan Connect Service permite ainda checar informações sobre o carro como nível de óleo, combustível ou a pressão dos pneus através do celular, antes de sair de casa.
Clique na imagem para ampliar
Como opcional algumas versões poderão vir com um sistema de som Bose® Personal® Plus, com oito alto falantes, incluindo dois alto falantes especiais posicionados no encosto de cabeça dos bancos dianteiros (foto abaixo).
Clique na imagem para ampliar
Pacote de condução semi-autônoma…
Além do pacote de segurança ativa da Nissan, que agrega ao carro recursos como frenagem automática com detecção de pedestres e ciclistas, leitura de placas e sinais de transito, auxilio para manter o carro na faixa de rolagem, alerta de trafego cruzado traseiro que informa a presença de pedestres ou outros veículos cruzando a traseira do Juke na hora de dar marcha ré, além do sistema de monitoramento de pontos cegos ao redor do carro.
Porém o grande destaque é o ProPilot, um piloto automático inteligente opcional, que agrega ao carro condução semi-autônoma, andando em estradas ele controla de forma automática o acelerador e o freio do veículo, além de fazer correções no volante para manter o Juke dentro da faixa de rolagem da pista. O sistema não substitui a presença do motorista ao volante, tanto é que se ele tirar a mão da direção por alguns segundos o carro emite um alerta e começa a frear, porém o sistema torna mais confortável e segura a vida do motorista ao andar em estradas.
O Juke traz inovações importantes para o segmento…
Muitos destes itens serão ofertadas pela primeira vez em um carro desta categoria, são equipamentos (e o acabamento) até então vistos apenas em SUVs premiums mais caros que o Juke, que até então concorria na categoria de entrada dos SUVs rivalizando com modelos como Honda HR-V, Jeep Renegade, custando a partir de £15,520 libras, algo em torno dos R$ 78 mil.
Clique na imagem para ampliar
Exclusividade para a Europa…
Inicialmente o novo Nissan Juke será vendido apenas na Europa, sua produção por enquanto acontecerá apenas na fábrica da Nissan em Sunderland, no Reino Unido. As primeiras unidades serão entregues em novembro de 2019. Lembrando que o Juke ocupa uma posição acima do Kicks na linha de SUVs da Nissan.
Por enquanto a Nissan não tem planos de trazer o Juke para o mercado brasileiro.
Uma resposta