A Honda está colocando no mercado agora em novembro, a linha 2020 da scooter PCX, o modelo que vem tendo bons números em vendas, chega trazendo uma nova versão equipada com ABS por um preço um pouco mais baixo, R$ 13.190, até então o freio ABS era exclusivo para as versões mais caras DLX e Sport, ambas custam R$ 13.590. Na linha 2020 a Honda PCX 150 tem 4 versões, além das três já citadas, há uma versão mais básica, sem ABS, que custa R$ 11.990.
Clique na imagem para ampliar
Índice desta matéria
Confira abaixo os preços da linha 2020 da Honda PCX:
PCX 150 CBS (sem ABS): R$ 11.990, nas cores cinza metálico e azul escuro perolizado
PCX 150 ABS: R$ 13.190, na cor cinza metálico
PCX 150 Sport ABS: R$ 13.590, na cor prata metálico.
PCX 150 DLX ABS: R$ 13.590, na cor branco perolizado.
(os preços tem como base o estado de São Paulo e podem sofrer reajustes de acordo com a região do Brasil devido ao frete)
Lista de equipamentos da Honda PCX agrada…
Um dos diferenciais da Honda PCX é seu visual moderno e a boa lista de equipamentos, que traz itens exclusivos na categoria, todas as versões da scooter vêm de fábrica equipadas com painel 100% digital, farol com luz de condução diurna em LED, lanterna traseira em LED, sistema Start/Stop (chamado pela Honda de Idling Stop), ele desliga o motor quando a motocicleta para por mais de 3 segundos, e volta a liga-lo de forma automática, assim que o piloto aciona o acelerador, ajudando a economizar combustível em paradas em semáforos.
Há ainda uma tomada de 12v, escondida no porta-luvas (foto acima), que é bastante útil, para por exemplo, carregar a bateria do celular. Todas as versões da Honda PCX 2020 quando equipadas com freio ABS trazem ainda chave presencial Smart Key, que permite ao dono, ligar o motor, abrir o compartimento do banco e o tanque de combustível, sem precisar pegar na chave, apenas utilizando um seletor giratório no console.
Clique na imagem para ampliar
Motor da Honda PCX
Todas as versões da Honda PCX vêm equipadas com o mesmo motor, um bloco monocilíndrico de 149,3 cilindradas, com injeção eletrônica e refrigeração a líquido com radiador, este motor é movido a gasolina, desenvolve 13.2 cv de potência e um torque máximo de 1,38 kgfm.
O câmbio da Honda PCX é automático tipo CVT, com relações de marchas continuamente variável, a partida do motor é elétrica por botão.
Clique na imagem para ampliar
Outros detalhes da Honda PCX
A Honda PCX tem um compartimento sobre o banco que tem bom espaço, acomodando até 28 litros, o suficiente para levar um capacete, uma bolsa ou uma pequena mochila. O tanque de combustível tem 8 litros. O peso total da PCX sem contar com o combustível e os fluídos é de 126 kg. As rodas são de liga leve aro 14, o pneu dianteiro tem medida 100/80, enquanto o traseiro é de 120/70.
O consumo de combustível da Honda PCX também agrada, ela chega a fazer mais de 45 km com um litro de gasolina.
Clique na imagem para ampliar
Diferença do freio CBS e ABS
A versão de entrada (mais barata), é a única da PCX que não tem freio ABS, porém ela conta com freio CBS. O freio CBS é um freio normal sem ABS, porém de acionamento combinado, com o freio dianteiro e traseiro sendo acionado por um único manete a esquerda no guidão, o sistema de forma automática e gradual aciona também o freio dianteiro, aumentando a segurança. Enquanto que no caso do freio ABS, o sistema além disso, também impede que a roda dianteira trave durante as frenagens mais fortes, diminuindo a distância necessária para parar, além da chance de possíveis quedas ao travar a roda dianteira.
As versões com ABS da Honda PCX 2020 contam com freio a disco na dianteira e traseira, ambos com discos de 220 mm de diâmetro, enquanto a versão mais barata, traz freio a tambor na traseira.
Clique na imagem para ampliar
Diferença entre as versões da Honda PCX 2020…
Além do sistema de freio, a única diferença entre as versões da Honda PCX 2020 é o acabamento visual, a versão mais barata STD sem ABS, tem duas opções de cores: Azul Escuro Perolizado ou Cinza Metálico, enquanto a nova versão STD com ABS é ofertada apenas com pintura Cinza Metálico.
Já as versões mais caras DLX e Sport tem acabamentos exclusivos, a DLX traz pintura Branco Perolizada com detalhes como o banco, laterais e parte inferior externa em marrom. Já a versão Sport, tem pintura na cor Prata com banco em azul e a parte inferior da carenagem também em azul, além de grafismos com detalhes em preto e azul e letras em vermelho.
Sucesso da Honda PCX no Brasil…
A Honda PCX foi lançada no Brasil no inicio de 2013, o modelo logo caiu no gosto do público se tornando a scooter mais vendida no Brasil. Em seis anos de mercado, já foram vendidas mais de 165 mil unidades da Honda PCX. No começo de 2018, já como modelo 2019 a Honda PCX sofreu uma atualização visual, ganhou novos equipamentos e melhorias em sua condução.