Nesta semana começa na Europa, o Salão de Motos de Milão na Itália, um dos maiores e mais aguardados lançamentos do evento é a nova Honda CBR 1000RR-R Fireblade 2020, simplesmente a moto de produção mais potente e veloz já feito pela Honda, trazendo um potente motor com 217 cv, além disso a moto icônica de 1000 cilindradas da Honda, que teve sua primeira geração lançada em 1992, chega a 2020 passando por uma grande e radical atualização, que vai desde o chassi ao visual que também arrasa até a eletrônica embarcada, a nova CBR 1000 RR-R Fireblade foi feita apenas com uma intenção, chegar ao topo em desempenho sobre duas rodas. As vendas começam lá fora em 2020.
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Tudo novo na Fireblade
Logo de cara o visual da nova Honda CBR 1000RR-R Fireblade 2020 chama a atenção, a moto traz linhas bastante agressivas e aerodinâmicas, seu design foi esculpido no túnel de vento visando melhorar o comportamento em altas velocidades e em curvas, há inclusive asas similares as utilizadas pela Honda em seu protótipo campeão na MotoGP, elas canalizam o ar nas laterais da moto (foto abaixo), melhorando a estabilidade.
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Na dianteira os faróis ficaram menores e mais arrojados, agora há uma enorme tomada de ar central, entre os faróis que leva o ar diretamente ao motor, tanque de combustível, banco e a rabeta também foram reprojetados. A Honda afirma que a posição de pilotagem ficou mais compacta, deixando a moto mais na mão do piloto em curvas.
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Novo motor de 217 cv…
O “R” extra adicionado ao nome da Honda CBR 1000 RR Fireblade 2020, é uma referência ao desempenho e a potência que foram elevados nesta nova geração, o motor continua o 4 cilindros em linha, com 999 cilindradas, porém ele foi praticamente todo reprojetado, graças a novas peças e componentes desenvolvidos nas pistas de corrida, que permitem que a potência gerada seja melhor aproveitada, graças a 35% menos de fricção entre as partes móveis, além de novos componentes feitos em materiais nobres como titânio, pistões forjados em níquel, revestimentos em teflon nos cilindros (vários destes componentes são utilizados pela primeira vez em um motocicleta de produção em série).
O motor agora pode trabalhar mais cheio e em um regime de rotação superior, para se ter uma ideia na geração anterior da Honda Fireblade 1000 RR a potência máxima era atingida aos 13 mil rpm, neste novo motor ela salta para 14.500 rpm.
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A potência da nova Honda CBR 1000 RR-R Fireblade 2020 é de 217 cv, um aumento de 25 cv em relação a geração anterior (CBR 1000RR), que tinha 191.7 cv, o torque agora é de 11.5 kgfm a 12,500 giros. A transmissão segue feita por corrente e o câmbio permanece com seis marchas.
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Nova suspensão e freios…
Além do motor mais forte, o conjunto de suspensão ganhou novos componentes e ajustes como na dianteira um novo garfo hidráulico de 43 mm de diâmetro da marca Showa, já na traseira há um novo braço oscilante com desenho similar ao da moto protótipo RC213V-S, pilotada pelo campeão Marc Marquez na MotoGP, esta peça também é feita pela Showa com isso o centro de gravidade da Fireblade CBR 1000 baixou, e o comportamento da moto em curvas foi aprimorado.
A suspensão dianteira traz um novo sistema de ajuste automático de amortecimento, Honda Electronic Steering Damper (HESD) que também melhora dirigibilidade ao fazer curvas.
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Para frear com maior segurança a Honda em parceria com a marca Nissin, desenvolveu discos maiores para a nova Honda CBR 1000RR-R Fireblade com novas pinças, mordidas por pinças de quatro pistões. E por falar em freios, o piloto agora tem a possibilidade de escolher entre diferentes tipos de atuação para o sistema ABS, ou a própria moto de acordo com o desempenho e condição de pilotagem em tempo real faz o ajuste de forma automática, através de um dispositivo eletrônico chamado “Inertial Measurement Unit”, que também pode ajustar de forma automática o modo de pilotagem e o amortecimento da suspensão dianteira. Ainda visando melhorar a condução, o pneu traseiro da CBR1000 RR-R é mais largo, agora sua medida é 200/55 ZR17.
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O sistema de escapamento também é novidade, desenvolvido exclusivamente pela marca Akropovic para a nova Fireblade, além de melhorar o desempenho, também ajuda a enquadrar a nova Fireblade RR-R no novo limite de emissões de poluentes Euro5, que começa a vigorar na Europa em 2020.
Relação de peso é de 1000 cv por tonelada…
O quadro do tipo diamond frame é completamente novo, todo feito em alumínio, a boa notícia é que apesar de ter ficado mais potente, o peso da Fireblade foi mantido na casa dos 200 kg, (o peso seco da nova Fireblade é de 201 kg), o que da uma relação de peso e potência de 1000 cv por tonelada, ou seja, é como se estivéssemos falando de um carro compacto popular, equipado com um motor de 1000 cavalos, algo que até assusta.
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Para ajudar o piloto a domar toda esta nova cavalaria, a Honda também realizou melhorias nos recursos eletrônicos da nova Honda CBR 1000RR-R 2020, o modelo continua com acelerador eletrônico sem cabo (Throttle By Wire), porém agora a resposta do acelerador foi melhorada. Existem 3 modos de pilotagem, cada um deles ajusta a potência do motor, a atuação do freio motor, e até mesmo o controle de empinamento, ou flutuabilidade da moto, controlando as empinadas nas arrancadas mais fortes.
Além disso, o controle de torque do motor HSTC também foi melhorado, e o controle de largada Star Mode, agora pode se ajustado de acordo com o perfil do piloto. A moto ainda conta com o sistema Honda Smart Key, que dispensa o uso da chave para dar a partida no motor.
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O painel de instrumentos segue sendo 100% digital, e agora traz um visor maior de 5 polegadas em TFT colorido de alta resolução, controlado por um novo botão de 4 posições na lado esquerdo do guidão. O painel ainda traz novas funcionalidades, como um display que mostra em tempo real a inclinação da moto em ângulos, além de permitir ao piloto controlar e modificar todos os parâmetros do Fireblade, com o uso e condição do ABS, controle de tração, mapa do motor, tudo isso fica mais fácil de ser acompanhando pela nova tela do painel.
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Versões da nova Honda CBR 1000RR-R Fireblade
Assim como acontece na geração anterior, a nova Honda CBR 1000RR-R Fireblade será vendida em duas versões: Standard e SP, a principal diferença entre as duas estão nas cores e no sistema de freios, mais avançado na versão SP.
A pintura da versão mais cara SP, será exclusivamente a pintura tri-color da HRC (Honda Rarcing Comporation) com o azul, vermelho e branco, enquanto a versão Standard será ofertada na cor toda preta.
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Quando a nova Honda Fireblade CBR 1000RR-R chegará ao Brasil?
A nova geração da Honda CBR 1000 Fireblade está sendo apresentada agora em novembro na Europa, porém as vendas por lá começam apenas em 2020, os preços serão divulgados em uma data mais próxima ao modelo chegar às lojas. Enquanto que no Brasil ainda não há previsão oficial de lançamento, porém, tudo indica que o modelo deva chegar em solo brasileiro no final de 2020 ou começo de 2021.