Para consquistar o público jovem americano, a Scion (divisão da Toyota nos EUA), aposta no compacto iQ, já vendido no Japão, na Europa e em outros países pela Toyota. O modelo foi concebido com a missão de ser um rival para o Fiat 500, Smart For Two e Mini Cooper.
Apesar de ter o mesmo design do Toyota iQ, o ultra-compacto da Scion buca ter identidadade própria. O carro traz a parte frontal renovada, com um visual mais agressívo e os fárois dianteiros e traseiros ganharam máscara negra. As rodas também são novas.
Nos EUA, será vendido com uma única opção de motorização. O iQ é equipado com um motor quatro cilindros 1.3 L que desenvolver 90 cavalos de potência, o suficiente para empurrar com agilidade o carro que mede apenas 3.05 metros.
Apesar do espaço interno limitado e espartano, ele pode acomodar até quatro passageiros, o acabamento é bem simples só há mesmo o essêncial. Porém o Scion iQ é bem equipado. O carro traz sistema de navegação, volante multifuncional, rádio CD/player com entrada USB, ar-condicionado, vidros elétricos, câmbio automático, freios ABS com EBD, controle de tração e de estabiliadde, além de 10 airbags.
No Scion iQ, não há porta-malas, para levar bagagens os bancos traseiros são facilmente rebatidos
O motor do ultracompacto-premium, como é chamado pela marca, é um moderno 1.3 VVT-i de quatro cilindros que rende 90 hp.
Nos EUA, o Scion iQ começa a ser vendido no primeiro bimestre de 2011. O preço ainda não está definido.