Alta Resolução – Clique sobre a imagem para ampliar
Lançado no Brasil em 2008, a segunda geração do X-Trail desembarcou no país, com a missão de rivalizar principalmente com Hyundai Tucson, Honda CR-V, e Chevrolet Captiva, SUVs que são verdadeiros sucesso em vendas. Descubra o que este 4×4 da Nissan tem a oferecer e se ele tem força para encarar seus concorrentes neste disputado mercado.
O utilitário esportivo conta com um design bonito e harmonioso, porém conservador e com linhas retas demais, o X-Trail não tem o visual tão imponente de outros modelos da Nissan, como a pick-up Frontier e o Nissan Pathfinder, em comum com eles só mesmo a grade, já que a plataforma do X Trail, vem emprestada do sedan Sentra, modelo que empresta também o câmbio CVT (continuamente variável), e o motor “modesto” de 2.0 litros, que é 5 cv menos potente que o sedan.
Debaixo do capô, o X-Trail traz um motor 2.0 L 16 V com 138 CV de potência e torque de 20.2 kgf.m. De acordo com a Nissan o hatch vai de 0 a 100 km/h em 11.9 segundos e tem velocidade máxima de 172 km/h.
Apesar de ser um 4×4, o X-Trail se da melhor mesmo é no asfalto, onde segundo a Nissan 90% dos compradores do carro irão andar. Tanto é que o modelo vem equipado com pneus 215/36 r16, próprio para uso urbano.
Mas claro aqueles que querem encarar uma trilha no final de semana, poderão se divertir fora de estrada, claro sem exageros. A tração 4×4 do X Trail É do tipo All-mode, ou seja permite rodar com 4×2 (tração nas rodas dianteiras), 4×4, ou no modo automático em que o carro distribui automaticamente a tração dependendo do tipo de terreno, agora para situações extremas a o modo “Lock” (uma espécie de reduzida light), indicada para pisos escorregadios e de difícil tração, onde as quatro são tracionadas continuamente. Ah, não há tração reduzida.
O interior apresenta um acabamento de bom gosto, destaque para os porta objetos espalhado pelo carro, na versão top de linha há até porta-copos refrigerado
O grande destaque do SUV é o interior A carroceria do jipe mede 4.63 metros, o espaço interno e suficiente para acomodar com conforto até 5 ocupantes. Além disso ele é bem equipado de série, o X-Trail traz air-bags frontal para o motorista e passageiro, ar condicionado automático, câmbio automático de cinco velocidades, computador de bordo, rádio CD/player e volante multifuncional.
Preço e os concorrentes:
Vendido no Brasil em duas versões, o X-Trail custa a partir de R$ 84,790 (versão SE), preço na faixa de seus principais rivais o problema é que os concorrentes são mais potentes, como o Hyundai IX35 R$ 85.000 e vem com motor 2.0 de 169 cv, Honda CR-V que sai por R$ 88.410 e vem com um 2.0 de 150 cv, e Chevrolet Captiva Ecotec que custa R$ 87.000 e vem com motor 2.4 de 170 cv. Já a versão top de linha LE, sai por R$ 101,990 e vem mais equipada contanto inclusive com um teto solar panorâmico.