Depois de muita expectativa, finalmente a Volkswagen está lançando no mercado brasileiro o Polo GTS, a versão esportiva do hatch chega ao mercado custando a bagatela de R$ 103.440 (praticamente o dobro do preço da versão de entrada do Polo), a versão GTS já está disponível em algumas revendas da marca como modelo 2019/2020. Como destaque o Polo GTS traz visual incrementado com acessórios esportivos, rodas de liga leve aro 17 semelhantes as do Golf GTi e um motor mais potente de 150 CV.
Com a aposentadoria do Golf 7 no último ano, a VW brasileira ganhou espaço para lançar uma versão mais sofisticada (e salgada do Polo), a versão esportiva foi apresentada como carro conceito em novembro de 2018 no Salão de SP, e desde então a Volkswagen vem prometendo uma versão de produção do modelo.
A espera parece ter valido a pena, o Polo GTS é praticamente um Polo GTI (vendido na Europa), só que com uma motorização mais mansa. Ele traz uma série de elementos visuais exclusivos dos carros GTI, como os para-choques, grade ao estilo colmeia, saias laterais, rodas de liga leve aro 17, aerofólio na traseira e o já tradicional friso vermelho na grade que se estende até a parte interna dos faróis.
O GTS é um Polo fantasiado de Polo GTI europeu, porém infelizmente ele custa mais do que o dobro da versão básica do hatch
Em relação ao Polo comum, o modelo GTS 2020 traz um para-choque mais agressivo com acabamento em black piano, a decoração inclui ainda faróis full-LED, friso vermelho na grade, o para-choque traseiro também é novo, ele foi emprestado do Polo GTI europeu, destaque para o sistema de escape com ponteiras duplas cromadas.
Interior do Polo GTS tem acabamento exclusivo e será bem equipado
No interior do Polo GTS as mudanças foram mais tímidas, no geral a estética é bem próxima ao visto nas demais do Polo, assim como no exterior há alguns apliques na cor vermelha, os bancos contam com forração em couro exclusiva, o volante também é em couro e tem costura vermelha, o painel digital e a tela da central multimídia contam com um layout exclusivo, semelhante ao visto no Polo GTI europeu, para completar o Polo GTS traz diversos detalhes em alumínio.
A lista de equipamentos de série deve ser bem recheada, ela deve ser divulgada em breve, na apresentação oficial do carro a imprensa que deve ocorrer agora em janeiro.
Mudanças vão além do visual…
Passando para a motorização o Polo GTS 2020 traz sob o capô o motor 1.4L Turbo capaz de entregar 150 CV, associado a uma caixa de câmbio automático de seis velocidades, este conjunto garante um desempenho interessante para o Polo GTS, que vai de 0 a 100 km/h em 8.5 segundos. Além de um motor mais potente, os engenheiros da VW também realizaram modificações no sistema de freios e de suspensão do hatch, que ganhou molas mais rígidas, conferindo um acerto mais esportivo e uma condução mais firme e divertida.
O Polo GTS será raridade nas ruas…
Enfim o Polo GTS é um lançamento bastante interessante da Volkswagen brasileira, seu visual é bonito e bastante chamativo, e o desempenho deve ser um dos diferenciais no segmento, certamente o hatch vai se destacar nas ruas, porém ele deve ser uma figura rara.
Isso por conta do preço que é salgado demais para um hatchback, R$ 103.000 é um valor alto para um Polo, independente do pacote de mudanças que ele traz. Por este valor já é possível levar carros maiores como um Toyota Corolla, ou Honda Civic, além de diversos SUVs que estão na moda, ou hatchs premiums usados como Mercedes Classe A, BMW Série 1 e Audi A3.