A Ford prepara para o próximo ano (2021), o lançamento da nova geração do EcoSport, totalmente reestilizado o SUV ficará maior e mais moderno, trazendo visual completamente diferente do visto no carro atual, adotando elementos visuais de SUVs lançados pela Ford recentemente no mercado exterior. O novo Ecosport 2021 fará parte de um pacote com lançamentos previstos pela Ford para 2020 e 2021 no Brasil.
Índice desta matéria
O que esperar da nova Ecosport 2021
A expectativa é de que o Novo EcoSport 2021 chegue às ruas em meados do próximo ano (2021), assim como o modelo atual ele será produzido na planta da Ford em Camaçari (Bahia), o carro que internamente é conhecido pelo código BX755 é um projeto global, além dos países da América Latina, também será vendido em diversos outros mercados ao redor do mundo, entre eles a Índia, Europa e China. Alguns protótipos da nova geração já estão rodando em testes por estradas do Brasil, porém camuflados pela carroceria do Ford Ka.
Desenvolvido no Brasil e na China…
De acordo com rumores que circulam na imprensa, a Ford brasileira está desenvolvendo o novo Ecosport 2021 em parceria com a chinesa Changan. Isso para baratear os custos de produção e desenvolvimento, a Ford têm recorrido para parcerias com empresas chinesas, como foi o caso do desenvolvimento do novo Territory, feito pela Ford chinesa em parceria com a JMC.
Visual do novo Ford Ecosport 2021 deve ser totalmente diferente…
O visual promete ser um dos principais destaques do Novo EcoSport 2021, suas linhas deverão chamar atenção nas ruas, elas serão inspiradas em lançamentos recentes da marca como o Novo Puma e o Novo Kuga. Esqueça qualquer semelhança com a Ecosport atual, do atual modelo praticamente só restará o nome, a terceira geração terá estética muito mais futurista e sofisticada.
A grade frontal será parecida com a vista no Kuga, já de perfil o Novo EcoSport terá uma aparência mais robusta, com caixas de rodas largas e linha de cintura elevada, o que deixará o SUV da Ford mais encorpado. Já na traseira o destaque prometer ficar por conta das lanternas que serão grandes e com efeito 3D de iluminação por LED, solução adotada em carros rivais como o Novo Peugeot 2008 e as versões mais caras do T-Cross da Volkswagen. A intenção da Ford é dar uma aparência mais elegante e premium a traseira do novo Ecosport, que não deve ter mais o estepe colocado na tampa do porta-malas, nenhuma versão terá o item acoplado a traseira.
Ele será maior…
Em comparação com a geração atual, o novo Ecosport será maior, podemos esperar um aumento considerável no comprimento e na largura, a Ford quer fazer da terceira geração um carro bem mais espaçoso, segundo rumores o entre-eixos do novo Ecosport 2021 deve superar os 2.60 m (atualmente são 2.52 m), o que deve ampliar consideravelmente o espaço no banco traseiro, já o porta-malas deve ficar próximo aos 400 litros (atualmente ele tem 360 litros).
O interior ganhará uma arquitetura mais moderna, além de novos equipamentos, entre eles estarão a quarta geração do sistema multimídia SYNC, que terá uma série de novos recursos e uma interface mais moderna e intuitiva, outro destaque será um painel 100% digital que deve equipar as versões mais caras da nova Ecosport.
Também haverá novos recursos de segurança, podemos até mesmo esperar por recursos como frenagem automática e auxilio para manter o carro dentro da faixa de rolagem na estrada, itens até então presentes apenas em carros mais caros da Ford como na pick up Ranger e no Fusion.
A Ford deve aplicar na cabine do EcoSport o mesmo padrão de design que vem sendo usado nos seus lançamentos recentes na Europa, como o Novo Puma e o Novo Focus, por exemplo podemos esperar diversas texturas diferentes no acabamento do painel, além de plástico macio ao toque em várias partes da cabine.
Novo Ecosport 2021 terá opção de motor turbo…
Em termos de mecânica o SUV continuará a ser impulsionado pelo conhecido e ainda moderno bloco 1.5L três cilindros aspirado, que atualmente entrega até 137 cv, porém a grande novidade será estreia na Ecosport da versão Ecoboost (turbo) deste motor 1.5, sua potência deve ficar em torno dos 180 cv, substituindo assim o já ultrapassado motor 2.0L Duratec, aspirado com injeção direta de combustível, usado até então apenas pela versão Storm, que será descontinuada.
A nova missão do Ford Ecosport
Muito mais moderno e tecnológico, o novo Ford EcoSport sonha em conseguir voltar a ser o SUV mais vendido do Brasil, posto que ocupou durante vários anos, porém sua vida não será nada fácil, entre velhos conhecidos e novos rivais, a Ford sabe que se quiser voltar a ocupar os primeiros lugares em vendas terá que se mexer e investir pesado no novo modelo. A montadora americana tem pressa, a cada mês que passa o Ecosport perde espaço no mercado brasileiro, de acordo com a FENABRAVE, o Ford Ecosport fechou 2019 com 34.205 unidades emplacadas, enquanto o líder Jeep Renegade vendeu o dobro, 68.726, a situação é bastante séria, já que o Ecosport perdeu em vendas no ano de 2019 para todos os outros rivais diretos como: Hyundai Creta (57.460), Nissan Kicks (56.060), Honda HR-V (49.488) e VW T-Cross (37.081).
Mesmo tendo qualidades, a nova geração não terá vida fácil no mercado brasileiro, já que a realidade do mercado de SUVs mudou bastante desde a primeira geração do Ecosport que foi lançada em 2002 no Brasil. Para piorar este cenário seus concorrentes não param de ser armar, o Jeep Renegade receberá novos motores turbo já nesse ano, a Chevrolet começará a produzir no primeiro semestre a completamente nova geração do Tracker, também deve chegar ao mercado em 2020 a nova geração do Peugeot 2008 vinda da Argentina, enquanto que para 2021 a Hyundai deve lançar no Brasil a nova geração do Creta e a Kia ainda deve trazer para cá o Seltos, mais um rival nesta categoria, há ainda modelos chineses que também incomodam como o Chery Tiggo 5X.
Os novos SUVS da Ford no Brasil…
A Ford prepara uma ofensiva de lançamentos de SUVs no Brasil para 2020 e 2021, além da terceira geração do Ecosport, ainda deve incluir o Ford Territory (foto acima, que chega ainda em 2020 para rivalizar com modelos como Jeep Compass e VW Tiguan, tendo preço partindo da casa dos R$ 125.000), outra novidade é o Escape (foto abaixo) – chamado de Kuga na Europa, este SUV será mais luxuoso e recheado de equipamentos, ocupará uma faixa de segmento superior aos R$ 150.000, tentando rivalizar com modelos como Toyota RAV4, Chevrolet Equinox e Hyundai Tucson.