Peugeot LandTrek – Nova picape chega ao Brasil em 2021

nova peugeot landtrek 2021

A Peugeot apresentou sua primeira picape média a LandTrek, com porte robusto e visual imponente, o modelo chega ao mercado nacional em 2021 para desafiar Hilux, S10, Ranger, Frontier e Amarok. Fruto de uma parceria entre a Peugeot e a chinesa Changan, a picape LandTrek é destinada aos países em desenvolvimento da America Latina, África e Ásia. Ela tem dimensões robustas, mede 5.33 metros de comprimento por 1.868 m de altura, enquanto o entre-eixos fica em 3.18 m, tem capacidade para mais de 1 tonelada.

peugeot landtrek 2021

Apresentada oficialmente nessa quinta (20 de fevereiro), a picape aposta em uma estratégia híbrida para fazer sucesso, a ideia é conquista tanto o consumidor normal (pessoa física que busca uma picape robusta e confortável), assim como servir de veículo para empresas. Ou seja, ela terá versões mais luxuosas e bem acabada e opções mais baratas e simples para frotistas (como empresas de telefonia e eletricidade), além de uma variante chassi que pode receber diversos tipos de carrocerias e adaptações.

peugeot landtrek 2021

A versão para frotistas e empresas da Peugeot LandTrek (foto acima) terá visual simplificado com para-choques, maçanetas e retrovisores sem pintura, rodas de aço, além da ausência de itens como estribos laterais e santo antônio na caçamba.

nova peugeot landtrek

Já as versões mais caras serão voltadas para os clientes comuns, pessoas físicas, neste caso a LandTrek trará um visual mais aprimorado com uma série de elementos cromados no exterior, rack no teto, estribos laterais e santo-antônio na caçamba, além de faróis e lanternas com iluminação por meio de LEDs, e um extenso conjunto de equipamentos de série, que inclui itens como central multimídia com tela touch de 10 polegadas, câmera 360 graus, painel 100% digital, seis airbags, além de controle de partida em rampa, tração e estabilidade.

Espaço para 6…

Dependendo da versão, a nova picape da Peugeot poderá levar até seis passageiros, tendo duas fileiras de três bancos. Outro detalhe curioso é que os bancos traseiros podem ser rebatidos e possuem uma base rígida que permite levar sobre eles até 100 kg de carga quando estão rebatidos.

peugeot landtrek traseira
A Landtrek é uma Changan F70 maquiada de Peugeot, seu visual e o interior foi inspirada no SUV 3008

peugeot landtrek grade dianteira

Alma chinesa…

Para poupar gastos no desenvolvimento, a Peugeot se associou com a montadora chinesa Changan, sua parceira oficial naquele país. A base da LandTrek veio da picape chinesa Kaisene F70, lançada por lá em maio de 2019, em relação a rivais como a Hillux e S10, a LandTrek tem dimensões semelhantes, são 5.33 m de comprimento – o mesmo tamanho da picape da Toyota e 3 cm inferior em relação a S10.

Motores da Peugeot Landtrek

Por enquanto não foram divulgados detalhes oficiais sobre a motorização da Peugeot LandTrek no Brasil, porém no mercado externo a expectativa é de que ela utilize as mesmas opções da chinesa F70, um bloco 1.9L TurboDiesel de 150 CV de potência e 35,7 kgfm de torque, e um bloco 2.5L a gasolina com dois níveis de potência 130 CV ou 210 cv.

O câmbio pode ser manual ou automático de seis velocidades, a tração nas versões mais baratas serão 4×2 traseira, porém as opções mais caras poderão vir com tração 4×4.

Motores no Brasil

Já no Brasil a picape da Peugeot pode adotar o conhecido motor 2.0L BlueHDI diesel, calibrado para desenvolver 180 CV de potência, ou um motor diesel mais simples 2.2 litros de 170 cv. A LandTrek promete se destacar pela sua robustez algumas versões tem uma capacidade de carga de até 1.200 toneladas, com capacidade de reboque de 3,5 toneladas.

peugeot landtrek interior painel
A cabine da LandTrek remete ao 3008, a tela do sistema multimídia tem 10 polegadas e as teclas do painel são semelhante as do SUV

Interior da Peugeot LandTrek promete ser um dos diferenciais…

Um dos pontos fortes da picape Peugeot LandTrek deve ser o seu interior, a cabine foi projetada pela marca francesa e é inspirada nas lançamentos mais recentes da marca na Europa, como no SUV 3008, o painel tem estilo moderno e minimalista, com comandos ao estilo cockpit voltados em direção ao motorista, a alavanca de câmbio fica em uma posição mais elevada fixada no próprio painel, o acabamento aparenta ser de bom nível, com o painel feito em plástico macio ao toque.

Outro destaque no interior da Peugeot LandTrek são os equipamentos, as versões mais caras virão com itens de luxo e pouco vistos nas picapes vendidas no Brasil como sistema multi-mídia com tela larga de 10 polegadas, painel de instrumentos com display digital colorido de alta resolução, ar-condicionado digital, partida do motor por botão e volante esportivo com base reta.

peugeot landtrek interior sistema multi-mídia

Peugeot está de olho no mercado de picapes….

Atualmente alguns segmentos tradicionais da indústria automotiva como hatchbacks e station wagons estão em queda em vários países, sabendo disso, as montadoras têm se voltado para se aventurar em segmentos mais promissores e até então exclusivos de algumas poucas marcas, há 10 anos atrás poucas fabricantes tinham em sua gama de produtos um SUVs, porém atualmente praticamente toda montadora tem estes tipo de veículo e vende muito bem. A Peugeot acredita que o nova febre serão as pick ups, principalmente nos países em evolução como o Brasil.

Lembrando que a montadora francesa tem pouca tradição entre as pick ups, a mais famosas delas talvez seja a GD, lançada no Brasil na década de 1990, e a tentativa mais recente e frustrada foi a pick up Hoggar, feita no Brasil ela era construída sobre a pase do 207, porém ficou pouco tempo no mercado.

 

peugeot landtrek traseira
Na versão diesel a capacidade de carga da LandTrek da Peugeot supera os 1200 kg, e reboque de 3,5 toneladas

Aposta da Peugeot para entrar no segmento de picapes…

A marca francesa optou por um caminho mais tradicional e seguro para voltar ao segmento de picapes. Ao invés de investir centenas de milhões de dólares em um projeto do zero, a Peugeot resolveu pegar a picape chinesa Changan F70, aplicar sua própria linguagem de design, aprimorar o interior que foi inspirado no utilitário 3008 e lança-la em mercados emergentes (ela não será vendida na Europa).

Lembrando que a Changan é a parceria local da Peugeot na China, a marca que chegou a vender alguns de seus modelos no Brasil é  uma das montadoras que mais vende picapes e utilitários no mercado chinês, que alias é o maior do mundo para esse tipo de veículo. Só em 2019 foram vendidos mais de 3 milhões de picapes por lá, e de 2010 a 2018 foram comercializados mais de 23 milhões de picapes na China.

peugeot landtrek 2021 picape

A Peugeot Landtrek chega no Brasil em 2021 importada

A previsão é de que a Peugoet Landtrek comece a ser vendida no Brasil em 2021, inicialmente ela será importada diretamente da China, caso as vendas correspondam, ela passará a ser montada em regime CKD (virá desmontada da China e montada no Uruguai). Ainda não se sabe qual será o preço da Peugeot LandTrek no Brasil.

Com o lançamento da LandTrek em 2021 no Brasil, a Peugeot esperar deixar para trás o fracasso da picape Hoggar, baseada na 207, que entrou para a história com um grande fiasco e foi incapaz de desafiar rivais como Strada, Montana e Saveiro. De quebra a montadora francesa espera abocanhar uma fatia em um dos segmentos mais lucrativos e promissores do nosso mercado.

Outras montadoras também estão trilhando um caminho semelhante e apostando em pick ups, como a Hyundai que está finalizando no último trimestre a picape SantaCruz, que deve chegar às ruas em 2021 e a Volkswagen vai lançar até 2022 no Brasil uma picape menor que a Amarok, a aguardada Tarok um rival em porte e preço para a Fiat Toro.

peugeot hoggar 2014
Peugeot Hoggar, picape custou R$ 100 milhões e acabou sendo um fracasso de vendas, foi descontinuada em 2014 menos de quatro após ter sido lançada

Emplacar no segmento de picapes é uma tarefa difícil…

Verdade seja dita, ao contrário de outras categorias de automóveis, as picapes não só no Brasil como no mundo, são carros que primeiramente são escolhidos pela confiança, já que são veículos expostos a usos severos, como uso para o trabalho, trasportar pesos variados, enfrentar estradas de terra e etc, ou seja, é uma categoria aonde a confiança fala alto na hora da compra.

Que diga a Mercedes Benz com a sua Classe X, a picape criou uma grande “hype” na hora do seu lançamento, sendo capa de várias revistas de carros ao redor do mundo, justamente por ser a primeira picape da Mercedes, ela inclusive estava prometida para o Brasil em 2019, porém acabou sendo um tremendo fracasso, com vendas quase zeradas em diversos países, forçando a Mercedes a mata-la prematuramente, sendo retirada do mercado com apenas 2 anos de produção, ela foi lançada em 2017 e saiu de linha em 2019.

Com isso, resta saber como será a recepção do público com a Peugeot Landtrek, já que estamos falando de uma marca que não tem nenhuma tradição em fazer picapes média e que está rebatizando uma picape chinesa de uma marca completamente desconhecida no Brasil, e encarará modelos tradicionais como Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger, ou seja, a Peugeot terá uma dura missão pela frente.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias relacionadas