Esta é a nova geração do Golf GTi, a versão esportiva do hatch existe desde 1976, e chega a 2021 em sua oitava geração trazendo tudo completamente novo, desde a carroceria, interior, equipamentos e a motorização, agora o Golf GTi sairá de fábrica com 245 cv de potência.
Índice desta matéria
Com preguiça de ler? Assista ao nosso vídeo que detalhamos o novo Golf GTI 2021:
Visual do novo Golf GTi ficou menos chamativo e mais comportado…
A primeira vista, o novo visual do Golf GTi 2021 não impacta tanto quanto o modelo anterior de sétima geração, era esperado que a Volkswagen fosse empregar na versão esportiva um estilo mais arrojado e esportivo, o que não aconteceu. O Novo Golf GTi 2021 tem um estilo moderno, porém pouco esportivo. Lembrando que agora as variantes elétrica (GTE) e diesel (GTD) terão agora exatamente o mesmo visual da versão GTi.
Comparado com a versão normal do novo Golf, as mudanças são basicamente o para-choque frontal, que está mais avançado e traz uma abertura de ar maior, com uma grade em desenho de colmeia, que na versão GTI cobre praticamente todo o para-choque, além disso, o carro dispõe de exclusivos faróis neblina em LED, com 4 pontos de luzes, um em cada lado, formando um “X” escondido entre a os espaços da grade, ou seja, quando não estão acesas, as luzes ficam praticamente camufladas dentro do para-choque (elas serão opcionais), além disso, a lâmina na altura do logo da Volkswagen, recebeu um novo friso vermelho que invade os faróis, esta lâmina pela primeira vez acenderá, combinando com as luzes LED diurnas dos faróis.
Nas laterais, os retrovisores ganharam um desenho mais aerodinâmico com a parte inferior em preto, além disso o Golf GTi 2021 virá de série com rodas aro 17 com acabamento diamantado, podendo opcionalmente vir com rodas maiores aro 18, ou até mesmo com 19 polegadas. As pinças de freios são pintadas em vermelho, o carro ainda dispõe de saias laterais na cor preta.
Passando para a traseira do novo Golf GTi 2021, o modelo virá de fábrica com lanternas totalmente em LED, além de um novo spoiler, maior do que o presente nas versões normais do Golf, na tampa do porta malas, o nome do carro foi retirado, restando apenas a sigla GTI, que agora é estampada logo abaixo do logo da Volkswagen.
O para-choque traseiro conta com visual mais esportivo, porém nada muito exagerado, apenas um pequeno difusor na cor preta e duas saídas de escapamento com ponteiras cromadas. Na minha opinião a Volks poderia ter radicalizado um pouco mais nesta versão.
Interior é simples e segue estilo tradicional do Golf GTI
Por dentro, a nova geração do Golf GTI, mescla características dos 44 anos de história da versão esportiva, a primeira vista, logo salta aos olhos as tradicionais forrações dos bancos em tecido xadrez, um detalhe presente desde as primeiras gerações do GTI, os bancos são esportivos e revestidos em um tecido exclusivos para a versão, agora os encostos de cabeça serão integrados, e há ainda detalhes em vermelho nas laterais do bancos.
A cabine do novo GTI em si, tem um acabamento relativamente simples, e até fica devendo um pouco mais de sofisticação, já que estamos falando da versão mais cara do Golf.
A parte central do painel tem apliques que imitam fibra de carbono e os pedais são em alumínio e é só, o resto é tudo igual ao encontrado nas demais versões do novo Golf, há detalhes bem legais como por exemplo, a iluminação com pontos de LED configurável, no painel e nas portas, com 30 opções de cores a disposição do motorista, a alavanca de câmbio pequena – já que o modelo na versão automática agora vem com câmbio eletrônico, e o volante que tem botões touch, ele também é o mesmo das demais versões, mudando apenas o acabamento, que traz o logo GTI, detalhes em vermelho e couro perfurado.
Em termos de equipamentos, a versão GTI do Golf 2021, não traz grandes novidades em relação ao encontrado nas demais versões, o modelo virá com painel digital de 10,25 polegadas, com grafismos próprios para a versão GTi, sistema multi-mídia com tela de 10 polegadas e novas funções exclusivas da versão esportiva, partida do motor por botão, freio de estacionamento também por botão, diferencial com bloqueio eletrônico XDS, volante multi-funcional com botões touch, ar-condicionado digital (com apenas uma zona de temperatura), faróis Full LED auto-ajustáveis, duas porta USB e rodas aro 17.
Como opcionais, o novo Golf GTi poderá trazer piloto automático inteligente, frenagem automática, alerta e auxilio para manter o carro na faixa de rolagem, detecção de pedestres e ciclistas, entre outros itens, itens também já conhecidos das demais versões do novo Golf 2021.
Motor de 245 cv, decepciona quem esperava mais…
Deixando o mais importante para o final, o coração do Golf GTI será a nova geração do motor 2.0 turbo da Volkswagen, chamado de EA888 evo4, este motor traz diversas evoluções em relação ao antigo 2.0 TSI, a potência saltou de 230 cv para 245 cv, enquanto o torque subiu de 35,7 kgfm para 37 kgfm. Um ganho de potência considerado modesto, antes do lançamento haviam rumores que a Volkswagen iria extrair em torno dos 260 cv até próximo dos 280 cv deste novo motor, o que infelizmente ficou longe de acontecer, já que o aumentou foi de apenas 15 cv.
Na transmissão, o novo VW Golf GTi 2021 segue tendo duas opções de câmbio, a tradicional caixa manual de seis marchas (MQ350), ou opcionalmente, o câmbio automático de sete velocidades e dupla embreagem DSG (DQ381 DSG). Lembrando que a tração do GTI é dianteira.
Golf GTE
A versão elétrica GTE terá os mesmo 245 cv do GTi, porém extraídos de dois motores, um 1.4 TSI de 150 cv combinado com um motor elétrico de 85 KW, o câmbio é automático DSG de seis marchas. O novo Golf GTE poderá rodar rodar até 60 km apenas usando o motor elétrico, atingindo até os 130 km/h de velocidade máxima, graças a um novo pack de baterias mais eficientes, o tempo de recarga deve ser diminuído e a autonomia melhorada. Mais detalhes sobre o Golf GTE 2021 devem ser divulgados em breve.
Golf GTD
Por fim, assim como na geração passada, o Golf esportivo também terá sua versão diesel, batizada de GTD, na linha 2021 ele será equipado com o 2.0 TDI EA288, quatro cilindros, que rende 200 cv de potência e impressionantes 40 kgfm de torque, de série o câmbio será automático de 7 velocidades DSG.
Sem previsão de ser lançado no Brasil…
Por enquanto a Volkswagen ainda não tem planos de trazer a nova geração do Golf ao Brasil, assim como o modelo novo GTI.
Uma resposta