A Audi está apresentando na Europa a nova geração do Audi A3, o hatch que originalmente foi lançado em 1996 chega ao modelo 2021 a sua quarta geração, sofrendo grande evolução, ele ganhou visual esportivo, um interior bonito, recheado de equipamentos e tecnologias, em outras palavras o novo Audi A3 2021 pela primeira vez traz para a categoria um pacote até então exclusivos apenas para os sedãs de luxo e mais caros.
Índice desta matéria
Design…
A carroceria do novo A3 é inteiramente nova. Na dianteira o novo Audi A3 2021 ostenta um perfil mais esportivo, os faróis foram afinados e tem agora desenho em “L”, além de iluminação em LED mais moderna com tecnologia Matrix LED, a grade frontal ficou está mais larga e o para-choque ganhou um perfil agressivo com tomadas de ar maiores e mais arrojadas que lembram um pouco as dos carros da Lamborghini. O capô ficou mais baixo e curvo, além de ter ganho novos vincos.
Nas laterais, as caixas de rodas estão mais robustas e projetadas para fora, e nas portas os vincos estão mais evidentes, o que passa uma aparência encorpada ao novo A3 2021. O desenho do teto e das janelas laterais mantiveram o mesmo da geração anterior, apenas as janelas traseiras aparentemente estão mais estreitas.
Já na traseira o A3 2021 traz mudanças menores, ganhou lanternas finas e com uma iluminação interna mais futurista com efeito 3D e iluminação total por LED. A tampa do porta malas e o para-choque traseiro também foram retocados, porém trazem mudanças menos perceptíveis.
Tamanho permaneceu praticamente o mesmo da geração passada…
Em termos de tamanho o novo Audi A3 2021 manteve as mesmas dimensões da geração passada, a única alteração é no comprimento que cresceu 3 centímetros, passando agora para 4,34 metros, porém a largura 1,82 m, a altura 1,43 m e a distância entre-eixos de 2,64 metros são exatamente as mesmas do modelo anterior. Com isso o espaço interno não foi alterado, assim como o porta malas que segue acomodando razoáveis 380 litros.
Interior do A3 é um show a parte…
A cabine do A3 subiu consideravelmente de nível, tudo é novo, o painel traz um desenho mais moderno, futurista e de muito bom gosto, ele é dividido em dois andares, destaque para as saídas de ar que no lado do passageiro agora ficam escondidas na porção central do painel, e as saídas do lado do motorista estão agora em uma posição elevada.
O posicionamento dos botões também estão diferentes e os comandos agora ficam em uma posição mais confortável, voltados em direção ao motorista, as forrações das portas também tem um desenho muito interessante, lembrando o visual e acabamento de superesportivos como os carros da Lamborghini (empresa que também faz parte do grupo VW assim como a Audi), trazendo detalhes em alumínio, couro, Alcantara e até mesmo fibra de carbono.
Para completar os bancos do Audi A3 estão mais largos e tem forrações mais elaboradas, com revestimento em alto relevo e forrações em Alcantara (couro aveludado), além de partes feitas com matérias reciclados como garrafas PET. A cabine do Audi A3 agora tem iluminação ambiente com LED no painel, no console central e nas portas, o motorista pode escolher pelo sistema multi-mídia a cor e intensidade das luzes na cabine.
Além do visual, o novo Audi A3 2021 é mais equipado e tecnológico, o sistema multi-mídia traz tela maior de 10,1 polegadas, e funciona em conjunto com o painel digital de 12,3 polegadas, que possui três modos de visualização, o sistema multi-mídia do A3 pode ser operado por comandos de voz ou gestos, o carro ainda ganhou internet WI-Fi através de conexão feita por uma operadora de celular 4G, e no console central há um espaço para carregamento sem fio de celular.
Outro detalhe legal é que o novo Audi A3 conta com memória para até 6 motoristas, ele permite salvar as preferências como temperatura do ar condicionado, estação de rádio e posição do banco e retrovisores para cada um destes seis motoristas.
Motores do novo A3 2021
Quando chegar as lojas na Europa no mês de maio, a nova geração do Audi A3 terá três opções de motorização, sendo apenas uma a gasolina, o novo 1.5 turbo TFSI de 150 cv, e duas opções a diesel, 2.0 TDI com 116 cv ou 150 cv. De início todas as versões virão equipadas com tração dianteira 4×2, e duas opções de câmbio: manual de seis marchas ou automática S Tronic com sete velocidades.
Sistema híbrido leve deve chegar em breve…
Este novo motor 1.5 TFSI em breve passará a contar com a opção do sistema mild-híbrido (híbrido leve) de 48 volts, trata se de um pequeno sistema elétrico a parte, que armazena energia em uma bateria de íon de lítio e usa essa energia para ajudar o funcionamento do carro, entregando até 12 cv extras de potência e 5 kgfm de torque, tanto é que segundo a Audi o novo A3 1.5 consegue andar com o motor desligado em certas condições por até 40 segundos, sendo alimentado apenas pelo motor elétrico. O sistema conseguirá economizar até 0,4 litros a cada 100 km rodados.
Ainda para um futuro próximo, provavelmente para 2021 a Audi deve lançar uma nova opção de motor a gasolina e mais econômica, 1.0 turbo, três cilindros de 110 cv de potência.
Nova suspensão…
A Audi também instalou uma nova suspensão para os motores mais potentes com 150 cv, ela é do tipo 4 links, traz um acerto mais esportivo e prometendo ainda melhor conforto e dirigibilidade. Porém o maior destaque é a opção de colocar suspensão ajustável no novo A3, a nova suspensão adaptativa tem a capacidade de ajustar cada um dos amortecedores de forma individual de acordo com a necessidade e o modo de condução escolhido, podendo até baixar o carro em 10 milímetros. Ou então na versão esportiva S Line a suspensão adaptativa traz uma certo mais esportivo e firme, que pode reduzir a altura do carro em 15 milímetros.
Para terminar o novo Audi A3 empresta dos Audi’s mais caros, boa parte dos sistemas de condução semi-autônoma como piloto automático adaptativo, que acelera e freia o carro de forma automática, segue o carro à frente e mantém o A3 dentro na estrada fazendo pequenas intervenções no volante.
Há ainda alerta de trafego cruzado, sistema de estacionamento automático, auxilio para mudança de faixa, porém estes sistemas serão opcionais. De série o novo A3 passa a vir com sensor frontal com frenagem automática e alerta de saída de faixa de rolagem.
Quando o novo A3 começa a ser vendido…
A apresentação oficial do novo A3 2021 na Europa está acontecendo agora em março de 2020, e o carro já está em pré-venda nas lojas da Audi com preço partindo de 28,900 euros (R$ 156 mil), em uma edição especial chamada A3 Sportback Edition One, já com o pacote S Line. As primeiras unidades do novo carro serão entregues aos donos a partir do mês de maio. E ao contrário da geração passada, esta nova não terá carroceria com duas portas, apenas o modelo Sportback mostrado aqui será produzido.
No Brasil ele deve chegar apenas no final de 2020 ou começo de 2021.
Uma resposta