A Audi acaba de mostrar na Europa a segunda geração do A3 Sedan, mais atraente, robusto e tecnológico, o A3 Sedan 2022 chega para se tornar uma nova referencia no segmento de sedans compactos de luxo, e disputar mercados com carros como BMW Serie 2 Gran Coupe e Mercedes A200 Sedan. A novidade pode estrear no Brasil no final de 2020 ou começo de 2021.
Índice desta matéria
Design:
Novo visual do A3 Sedan 2022
Esteticamente o novo Audi A3 Sedan 2022 traz visual mais agressivo e moderno, porém sem abrir mão da sua identidade visual, ou seja, você olha e já nota que se trata de um A3, há uma continuidade no design do carro, não há uma ruptura visual em relação à geração anterior, as proporções do carro foram mantidas, assim como o desenho curvo do teto.
A dianteira do A3 Sedan está mais esportiva e fluída, graças ao novo pára-choque que conta com tomadas de ar maiores e mais agressivas, a grade frontal trapezoidal está mais larga, porém para que este aumento não atrapalhe, o A3 Sedan passa a contar com aletas ativas na grade frontal, que se abrem ou fecham de acordo com a necessidade afim de fornecer ar para o motor ou ajudar a aerodinâmica, alias o CX (coeficiente aerodinâmico) do novo A3 Sedan é bastante baixo, 0,25, ou seja, quanto menor é esse número, menor é a resistência do ar que o veículo encontra pra se mover, o que ajuda a economizar combustível.
Os faróis agora são semelhantes ao vistos em outros carros da marca alemã, eles tem desenho em “L”, além de agora contarem com tecnologia mais moderna de iluminação com Matrix de LED, são 15 pontos de LED controlados individualmente de forma eletrônica e dinâmica, ou seja, a iluminação dos faróis e seu desenho interno de luzes irão variar de acordo com a necessidade, conferindo uma assinatura visual bastante sofisticada ao novo A3.
De perfil as caixas de rodas ficaram mais robustas, assim como o vinco na altura das maçanetas que está mais ressaltado, detalhes que conferem uma aparência anabolizada a carroceria do A3, que aparenta estar mais largo.
Já na traseira o desenho do A3, apresenta como novidade lanternas mais finas e largas, contando ainda com iluminação dinâmica em LED, as luzes podem ter cores diferentes e fazer alguns movimentos sequenciais. Ainda na traseira, destaque para a tampa do porta-malas que agora tem uma espécie de spoiler integrado, o que deixou o modelo com um toque mais esportivo.
Um detalhe legal e ao mesmo tempo nostálgico é o logo da Audi estampado nas laterais do carro, na parte inferior da porta traseira, uma referência aos modelos esportivos da marca na década de 1980.
Em relação às dimensões, o Novo Audi A3 Sedan 2022 é 4 cm mais comprido em relação ao seu antecessor, o comprimento agora é de 4.50 m, ele também está 2 cm mais largo, medindo agora 1.82 m e 1 cm mais alto (1.4). Porém a Audi resolveu não ampliar o entre-eixos do sedan, o que deve manter o espaço interno praticamente o mesmo da primeira geração, o ganho no tamanho externo da carroceria também não se traduziu em um aumento no porta-malas que segue com os mesmo 425 litros.
Interior A3 2022 impressiona pelo visual e equipamentos
Em termos de interior, podemos dizer que o Novo Auid A3 Sedan passou por uma verdadeira revolução na linha 2021/2022, a cabine foi redesenhada do zero, ganhando materiais de maior qualidade e novos recursos tecnológicos.
O carro traz uma central multimídia muito mais moderna, ao centro do painel há uma tela de 10.1 polegadas (opcionalmente pode ser de até 12.3), que reúne as funções do sistema multimídia MIB3.
Além de comandos táteis o equipamento também pode ser controlado por voz e conta com funções avançadas de inteligência artificial, é possível fazer perguntas ao carro, e dar ordens apenas usando a voz, além disso, a internet 4G a bordo, conexão com sistema de monitoramento de transito e outros veículos com o mesmo sistema no entorno, além de um processador 10 vezes mais veloz em relação a central multi-mídia anterior.
O novo A3 Sedan conta ainda com a nova geração do Audi Virtual Cockpit (um painel de alta definição que faz o papel de quadro de instrumento) que tem 10.25 polegadas ou opcionalmente 12.3 polegadas.
Ainda falando na cabine o estilo do painel também agrada, é bastante futurista trazendo traços retos, que parecem terem sido inspirados em superesportivos como nos carros da Lamborghini, e o acabamento é rico em detalhes há muito couro, veludo, alumínio e plástico Black Piano, além da iluminação configurável com diversos pontos de LED, outra evolução são os bancos que estão mais largos e prometem melhor conforto em viagens longas.
Para deixar a cabine com um aspecto mais limpo, as versões equipadas com câmbio automático, não terão mais a alavanca tradicional de marchas, no lugar a Audi instalou um pequeno botão do tipo switch, que permite escolher entre as posições R,N e D (foto acima), lembrando o uso do botão ao invés da alavanca é possível porque a transmissão automática do novo A3 é eletrônica sem cabos “Shift By Wire”.
Motorização novo Audi A3 Sedan 2022
Em termos de motores ele traz as mesmas opções do A3 hatch 2021, apresentado há pouco meses, de início haverá apenas duas opções motores, sendo uma a gasolina e outra a diesel. O line-up começa com o novo 1.5L TFSI, quatro cilindros, turbo, capaz de desenvolver até 150 CV de potência, disponível com câmbio manual de seis marchas ou câmbio automático S-Tronic de sete velocidades, além do câmbio outra diferença é que essa versão vem ainda equipado com sistema Mild Hybrid de 48 V, que de acordo com a Audi ajuda na redução no consumo de combustível, economizando algo em torno de meio litro de gasolina a cada 100 km rodados.
Consumo melhorou, ele fará até 20 km/l
De acordo com dados da marca a primeira versão é capaz de fazer cerca de 20 km/l por litros, consumindo entre 4.7 a 5.0 litros a cada 100 km rodados, já a versão com câmbio automático consome entre 4,7 e 4.9 litros de gasolina a cada 100 km percorridos.
Versão diesel do novo A3 Sedan
Já o A3 Sedan 2022 movido a diesel, traz um motor mais tradicional, 2.0L TDI com 150 CV, disponível apenas com câmbio automático de dupla embreagem e sete velocidade, por rodar com diesel seu consumo é muito baixo, fazendo até 27,7 km/l, ou algo entre 3.6 e 3.9 litros de diesel consumidos a cada 100 km.
Na Europa as vendas começam já este mês
Apesar do Corona vírus, a Audi afirma que o Novo Audi A3 Sedan 2021 começará a ser vendido ainda nesse mês de abril na Europa, porém as primeiras unidades só devem ser entregues a seus donos em junho ou julho, o preço inicial do novo A3 Sedan na versão 1.5 TFSI de 150 cv será de 29.800 Euros, algo em torno de R$ 175 mil, com o câmbio atual inflacionado por causa da crise do Corona.
Já no Brasil a segunda geração do Audi A3 Sedan ainda não tem lançamento confirmado, porém a expectativa é de que o carro chegue ao país até o final de 2020 ou começo de 2021 importado da Europa, com já como modelo 2022 no Brasil e com preço superior ao rival Mercedes A200 Sedan, ou seja, algo entre R$ 150.000 e R$ 170,0000, ou seja, os valores ficarão mais caros em relação ao A3 Sedan atual, que começa em R$ 130 mil a vai até R$ 160 mil.
Novo A3 Sedan não deve ser produzido no Brasil
Como trocou de plataforma agora ele é montado sobre uma nova base a mesma usada no novo Golf, além de ter ficado mais tecnológico e equipado, a Audi não deve produzir o novo A3 Sedan no Brasil, lembrando que a Volkswagen já anunciou que não tem planos de fazer por aqui a nova geração do Golf que usa esta nova plataforma.
O modelo atual do A3 é montado sobre a base antiga do Golf, e assim como o hatch da Volks, o A3 Sedan antigo também era montado na da Volks em São José dos Pinhais, no Paraná.
Uma resposta