Após renovar as versões Coupé e Cabriolet do Porsche 911, chegou a vez da Porsche revelar o novo 911 Targa 2021, a versão que é considerada a mais bonita e charmosa da família 911, recebeu diversas atualizações, desde o visual, interior e na parte mecânica, agora a versão mais forte do 911 Targa 4S tem 450 cv, e ficou ainda mais veloz e divertida.
Clique na imagem para ampliar
Índice desta matéria
Qual a diferença entre o 911 Targa e o Conversível…
A Porsche foi uma das percursoras do estilo de carroceria Targa, a primeira geração do 911 com este tipo de carroceria foi lançada em 1965. O conceito targa é uma mescla da carroceria coupé com o teto removível, sendo que ao contrário dos conversíveis normais, no modelo Targa, apenas o teto sobre os bancos dianteiros é removível, as colunas laterais e a janela traseira são fixas.
Clique na imagem para ampliar
No caso do Porsche 911 Targa, ele conta com uma solução bastante moderna para remover o teto, há um sistema que é totalmente elétrico, basta um apertar de botão, o teto que é de lona com armação em alumínio, é dobrado e guardado de forma automática em um compartimento no porta-malas, a operação para baixar ou levantar o teto demora apenas 19 segundos.
Clique na imagem para ampliar
Mudanças visuais no 911 Targa 2021…
Visualmente, o novo Porsche 911 Targa 4 2021 traz as mesmas alterações sofridas no restante da nova geração do 911. A dianteira ganhou novos faróis com iluminação em 100% em LED mais sofisticada, o para-choque foi redesenhado, ganhou tomadas de ar maiores e mais agressivas, além de faróis de condução diurna e as setas redesenhadas incorporadas no para-choque, agora estas luzes ficam escondidas na parte superior das entradas de ar no para-choque. O capô ganhou linhas mais suavizadas, inspiradas na primeira geração do 911.
Nas laterais, as caixas de rodas ficaram mais largas, assim como as rodas que também tem um desenho novo, inspiradas também nas gerações clássicas do 911, elas são aro 19 na dianteira e 20 na traseira, enquanto que na versão 4S, as rodas são aro 20 na dianteira e 21 na traseira.
Na traseira as lanternas agora tem novas lentes com efeito 3D de profundidade e iluminação total em LED, elas estão mais afinadas em relação a geração passada e cortam a traseira do 911 Targa de um lado ao outro, conferindo um estilo bem legal ao modelo da Porsche.
Clique na imagem para ampliar
Ainda na traseira, outra novidade é o spoiler que está mais largo, a tomada de ar traseira do motor também foi redesenhada, ela foi inspirada grade usada na primeira geração do 911 Targa, agora a inscrição “PORSCHE” tem um destaque maior entre as lanternas na traseira. Para completar, o para-choque também foi redesenhado, tem um visual mais encorpado, luzes maiores embutidas, além de saídas de escapamento muito maiores, a versão normal tem saídas quadradas, enquanto a versão “S” tem escape com ponteiras ovais.
Clique na imagem para ampliar
Interior…
Por dentro a cabine do novo Porsche 911 Targa 2021 ficou mais minimalista, a Porsche bebeu influências das primeiras gerações do 911, lá de 1970, o painel tem linhas retas, destaque para o quadro de instrumentos, que apesar de contar com duas telas de alta resolução, ele tem visual retrô, com mostradores ovais com desenho similar ao usado pelo carro na década de 1970, com o conta-giros ao centro analógico e os outros mostradores digitais.
No centro do painel há uma tela touch de 10,1 polegadas, enquanto que no console central a alavanca de câmbio passa a ser eletrônica, ela é bastante pequena, o acabamento também evoluiu em relação a geração passada.
Clique na imagem para ampliar
Motores mais potentes…
O novo Porsche 911 Targa 4 2021 será ofertado em duas opções de motores, a versão normal terá o tradicional 6 cilindros, BOXER, 3.0 litros, turbo, que produz agora 385 cv de potência (15 cv a mais que a geração anterior), com um ótimo torque de 45 kgfm, obtido em uma faixa ampla de giro entre 1.950 a 5.000 rpm.
Enquanto que a versão mais radical e veloz, a 911 Targa 4S, terá este mesmo motor 3.0 Boxer, seis cilindros, turbo, porém calibrado nesta versão “S”, para despejar 450 cv de potência, (30 cv a mais que antes) e um torque de 53 kgfm, obtido entre 2300 a 5000 rpm.
Todas as versões do novo 911 Targa, terão tração integral nas quatro rodas – dai o “4” agregado ao nome do carro, outra evolução é que a embreagem e a unidade do diferencial são refrigerados à água, a embreagem conta ainda com discos reforçados, o carro ainda vem com o sistema PTM, Porsche Traction Management, uma central eletrônica bastante complexa, que ajusta e distribuí a tração entre as rodas de acordo com a necessidade.
Clique na imagem para ampliar
Câmbio manual de alavanca será opcional….
Lembrando que em ambas versões o câmbio do 911 Targa 2021 será automático do tipo PDK com dupla embreagem e 8 velocidades. Porém, a pedido dos clientes mais puristas, a Porsche oferecerá como um opcional exclusivo para a versão mais forte 4S, o interessante câmbio manual de sete velocidades, isso mesmo câmbio manual tradicional de alavanca com sete marchas.
Clique na imagem para ampliar
Desempenho melhorado, 0 a 100 km/h em 3,6 segundos…
Com os cavalos extras no motor, o desempenho do novo Porsche 911 Targa 4 2021 esta ainda melhor, na versão de entrada com 385 cv combinado com o pacote opcional Sport Chrono, o esportivo alemão vai de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos, tendo velocidade máxima de 289 km/h. Enquanto que na versão mais forte, “Targa 4S”, a aceleração de 0 a 100 km/h acontece em impressionantes 3,6 segundos, e a velocidade máxima é de 304 km/h.
Nas lojas em…
A nova geração do Porsche 911 Targa, começa a ser vendido na Europa a partir do mês de junho de 2020.