Nesse post vamos conhecer em detalhes o IX35 2022, a linha 2022 do veterano SUV da Hyundai-CAOA que segue firme no mercado. Nesse ano, ainda com o mercado automotivo se recuperando da crise provocada pela pandemia do corona vírus, que derrubou a venda de carros 0 km, uma série de carros foram aposentados, na lista estão o VW UP, Toyota Etios e os modelos da Ford EcoSport e Ka, porém o IX35 é um sobrevivente, há vários anos o SUV é cotado com um forte candidato à ser aposentado e pelo menos até esse primeiro semestre de 2021 ele segue firme no mercado, em janeiro a Hyundai-CAOA lançou a linha 2022 do SUV, o modelo ficou mais salgado e passou a ser oferecido com uma única versão, a de entrada GL, que sai por R$ 124.990, esse é quase o mesmo preço que era pedido no ano passada pela versão top de linha GLS, que foi descontinuada no modelo 2022. Em outras palavras infelizmente o Hyundai IX35 ficou mais salgado e menos equipado, o carro custa R$ 124.990.
Lançado no Brasil há mais de 10 anos, o IX35 é um veterano do mercado, o modelo chegou por aqui em 2010 com a missão de aposentar a primeira geração do Tucson, lançada em 2004. Porém mesmo com a chegada da nova geração do Tucson (chamada de New Tucson) em 2016 a Hyundai CAOA optou por manter o IX35 no mercado, ele ganhou nacionalidade brasileira e a aposta deu certo.
É inegável que a idade avançada do projeto do Hyundai Ix35 já pesa, o modelo foi lançado na Coreia do Sul em 2009, teve seu lançamento no Brasil em 2010, e após isso foi realizado apenas uma leve plástica visual em 2016. Porém o IX35 hoje conquista pelo seu bom custo/benefício, custando hoje pouco mais de R$ 120 mil, ele é muito maior comparado aos novos rivais nesta mesma faixa de preço como VW T-Cross, Chevrolet Tracker e Hyundai Creta, modelos que na verdade são de categoria inferior e custam a mesma coisa do Ix35, ai que está o grande trunfo deste modelo veterano.
Índice desta matéria
Apesar da idade avançada o Hyundai IX35 ainda tem mercado em 2021
A vida longa do IX35 no Brasil se deve ao seu bom volume de vendas, apesar da idade avançada o carro continua vendendo bem, é verdade que as suas vendas vem caindo ao longo do tempo, em 2017 foram comercializados 10.254 exemplares, já em 2018 (8.525), em 2019 (5.786) e ano passado foram vendidos apenas 2.583 unidades. Já nos 3 primeiros meses desse ano foram emplacados 878 unidades, pode parecer pouco comparado com um Jeep Compass por exemplo, que vendeu mais de 14,000 exemplares no mesmo período, porém o IX35 aparece à frente de carros, como BMW X1, o irmão New Tucson, Chery Tiggo 7, Mitsubishi Eclipse Cross, Kia Sportage e até mesmo Volkswagen Tiguan, ou seja, nada mau para um carro que já está há praticamente 10 anos no mercado sem receber mudanças.
Outro fator que a impede a Hyundai-CAOA de aposentar o IX35 é a falta de um sucessor direto para o SUV, caso o Ix35 saia de linha, a Hyundai ficaria com uma grande lacuna entre o Creta, que custa a partir de R$ 87 mil e o New Tucson, que hoje em dia parte de R$ 155 mil.
Mas ao voltado à linha 2022 do IX35, o modelo está mais salgado e com menos versão. Como dissemos o carro passou agora a ser vendido apenas na configuração de entrada GL, que tem preço sugerido de tabela de R$129.900, mais de acordo com a FIPE, ele é encontrado por R$ 124.990 nas lojas atualmente. A versão GLS que até 2021 também era oferecida foi descontinuada.
Motor e consumo do Hyundai IX35 2022
O Hyundai IX35 2022 traz o veterano motor 2.0L Flex, o bloco desenvolve 167 CV com etanol e 157 com gasolina. O torque é de 20.6 kgfm e 19.2 kgfm, respectivamente gasolina/etanol, lembrando que este é exatamente o mesmo motor usado na versão mais cara do Hyundai Creta. Lembrando que assim como no Creta, o câmbio do Ix35 é automático de 6 marchas e a tração 4×2 dianteira.
O consumo do Hyundai Ix35 fica em linha com o esperado para um SUV de 1.5 toneladas, porém definitivamente não dá para dizer que o IX35 2022 é um carro econômico, porém ele não faz feio ou é beberrão, tem um consumo esperado pelo seu tamanho, chegando a ser mais econômico do que o Jeep Compass flex.
Na cidade o IX35 2022 roda 7 km/l com etanol, ou 10,4 km/l com gasolina no tanque. Na estrada ele faz 8 km/l com etanol ou 11.6 km/l na gasolina, de acordo com dados do Inmetro. Ele tem praticamente o mesmo consumo do Creta 2.0 ou de um Jeep Renegade 1.8 flex.
Desempenho do IX 35
O desempenho também não é nada fora de série, porém está dentro do esperado pelo porte e peso deste SUV, o IX35 2022 precisa de 11 segundos para atingir os 100 km/h e atinge velocidade máxima de 175 km/h.
Equipamentos e versões Hyundai IX35 2022:
Como o IX35 2022 está sendo oferecido agora nas revendas apenas na configuração de entrada GL (CAT.999L2). O SUV infelizmente ficou menos equipado, porém ainda traz uma lista justa de itens, vindo com ar condicionado (manual) com saída para o banco traseiro, central multimídia com tela LCD touch de 7 polegadas, com GPS integrado, piloto automático, câmera de ré com sensor de estacionamento traseiro, sensores de monitoramento da pressão dos pneus, sistema keyless que dispensa o uso da chave para destravar as portas, partida do motor por botão, sistema Start/Stop que desliga o motor automaticamente quando o veículo para em um semáforo por exemplo, para economizar combustível, rebatimento elétrico dos retrovisores, assistente de partida em rampa, controles de tração e de estabilidade, faróis com acendimento automático, faróis de neblina, faróis com LED diurno, volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade, bancos parcialmente revestidos em couro, rack no teto e rodas de liga leve aro 17 com pneus 225/ 60R17.
Há algumas falhas na lista de equipamentos do Hyundai IX35 GL 2022, como ele não oferecer airbags laterais de série, o modelo traz apenas os airbags frontais obrigatórios por lei. Além disso, também faz falta uma multi-mídia mais moderna (apesar da presente no modelo já contar com Android Auto e Apple CarPlay), o ar-condicionado não é digital, os bancos são apenas parcialmente em couro e o painel de instrumentos tem visual antigo e já ultrapassado, faz falta também um computador de bordo (o que vem no carro tem apenas 3 funções e não informa o consumo de combustível), itens que fazem falta e que pensam na escolha, já que estamos falando de um carro que custa R$ 125 mil.
Fim da versão GLS deixou o iX35 menos atraente
Em sua linha 2022 o IX35 perdeu boa parte do seu custo/beneficio, acontece que a Hyundai-CAOA aposentou a versão GLS do mercado, essa versão era a mais equipada do SUV é contava com uma série de itens que não estão presentes no modelo GL, como bancos em couro, teto solar, ar condicionado digital e airbags laterais do tipo cortina. O problema é que a versão GL que antes custava R$ 118.000 passou a custar R$ 124.990 no Hyundai IX35 2022, quase o mesmo preço da finada versão GLS no ano passado.
Dimensões IX35 2022 agradam
Um dos diferenciais do Hyundai Ix35 é seu tamanho e espaço interno, sua carroceria mede 4.41 m de comprimento, são quase 20 cm a mais do que um Jeep Renegade, a distância entre-eixos é de 2.64 m, a altura fica em 1.65 m, a largura é de 1.82 m, enquanto o porta-malas do Ix35 tem bons 465 litros. Apesar do preço de SUV compacto, o Hyundai IX35 é um SUV médio, seu espaço interno é amplo, superior ao encontrado nos modelos com esta faixa de preço, suas dimensões são similares as do Jeep Compass, tendo o IX35 ainda vantagem de ter um espaço interno maior no banco traseiro devido ao entre-eixos 1 cm mais comprido, além de maior espaço no porta-malas, o porta-malas do Compass leva apenas 410 litros, contra 465 litros do Ix35.
Pontos positivos e negativos do Hyundai IX35 2022:
Entre os pontos positivos apontados por donos do Hyundai IX35 em vários fóruns da internet, estão além do espaço interno já citado, a boa dirigibilidade do carro, seu conforto. Também pesam em favor o design que mesmo sendo antigo, ainda agrada e chama atenção nas ruas, além do seu conjunto mecânico, que é bastante confiável e não costuma apresentar problemas.
Já o principal ponto negativo é o computador de bordo, que apesar de existir, não serve para nada, já que não marca o consumo de combustível, além disso, a multimídia já é ultrapassada e sua tela é praticamente impossível de ser visualizada em dias de muito sol, é comum entre os donos também relatos de ruídos e barulhos à bordo, principalmente ao andar por pisos irregulares. Também pesam contra a pouca oferta de peças de reposição, um trabalho ruim de pós-venda por parte da Hyundai e suas concessionárias, além da dificuldade de revenda.
IPVA, SEGURO, DESVALORIZAÇÃO IX35 2022
A desvalorização do IX35 2022 é de 18% no seu primeiro ano de acordo com a tabela da KBB, um número em linha com outros SUVs do mercado como o Compass (19%), porém bem acima do New Tucson (que perde apenas 14%). O fato deste ser um carro com idade já avançada no mercado, acaba hoje em dia comprometendo sua revenda.
O preço do IPVA do IX35 2022 é de R$ 4,800, enquanto o seguro fica em R$ 3.000, o preço das revisões é de R$ 6.700 até 60.000 km. Lembrando que o IX35 tem 5 anos de garantia.
Ainda vale apena comprar um IX35 0 km em 2021 ?
É inegável que o IX35 ainda tem uma série de atributos, caso o contrário não teria vendido 878 exemplares nos três primeiros meses do ano. Mesmo mais de 10 anos após seu lançamento, seu visual ainda continua atual e chamando atenção nas ruas. Além disso, o SUV é bem robusto, ele acomoda com conforto até cinco passageiro, tem um bom conjunto mecânico, porém sem duvidas, agora menos equipado e mais caro o SUV da Hyundai perdeu boa parte do seu apelo na linha 2022.
Se vale a pena ou não sua compra, vai depender do que você acha importante em um modelo, exemplo, caso você queira um carro moderno e com novas tecnologias certamente irá se decepcionar com o iX35, agora se você busca apenas um SUV grande para andar com a família, faz questão de antes de tudo ter um bom espaço interno, e um conjunto mecânico confiável que não irá dar muitas surpresas ou gastos inesperados, o IX35 pode ainda ser sim uma boa opção de compra em 2021.
Hoje em dia pelos R$ 124.900 pedidos pelo Hyundai IX35, você fica entre comprar as versões mais caras dos SUVs compactos como Chevrolet Tracker e VW T-Cross, que custam atualmente na faixa de R$ 130 mil, são mais modernos e equipados, porém menores e menos potentes. Outra opção é investir cerca de R$ 15 mil a mais e leva um Jeep Compass Sport flex, que atualmente custa R$ 138.900, porém traz praticamente os mesmo itens do IX35 GL.
Fonte: FIPE, tabela KBB e Carrosnaweb
Respostas de 10
IX 35 Carro maravilhoso, mas o escritor do artigo foi bem negativista sempre usando palavras para diminuir o carro, afff parece matéria paga pelo concorrente….
Amo minha Ix35 carro maravilhoso me sinto nas nuvens quando estou nele,super confortavél
Não tem muita tecnologia embarcada. Baixa manutenção. Custo benefício nota 1000. Excelente. Estou no segundo ix35. Não quebra.
Quero comprar estou com medo de sair de linha em breve
Carro lindo, maravilhoso, espetacular. Estou indo para o meu segundo modelo. Nenhum carro bate o custo benefício do IX35.
Bom motor, conforto, espaço e nunca me deixou na mão. Adquiri o meu a 3 anos e já estou me preparando para troca-lo pelo modelo 2022.
Por isso não aposentam o IX35. Fácil de dirigir e de estacionar mesmo com o Porte avantajado.
Em um País em que montadoras vendem SUVs assustadoramente caros, o IX35 surge como a opção mais viável, sem dever nada a nenhum deles !!!:
Carro lindo, maravilhoso, espetacular. Estou indo para o meu segundo modelo. Nenhum carro bate o custo benefício do IX35.
Bom motor, conforto, espaço e nunca me deixou na mão. Adquiri o meu a 3 anos e já estou me preparando para troca-lo pelo modelo 2022.
Por isso não aposentam o IX35. Fácil de dirigir e de estacionar mesmo com o Porte avantajado.
Em um País em que montadoras vendem SUVs assustadoramente caros, o IX35 surge como a opção mais viável, sem dever nada a nenhum deles !!!:
Carro lindo, maravilhoso, espetacular. Estou indo para o meu segundo modelo. Nenhum carro bate o custo benefício do IX35.
Bom motor, conforto, espaço e nunca me deixou na mão. Adquiri o meu a 3 anos e já estou me preparando para troca-lo pelo modelo 2022.
Por isso não aposentam o IX35. Fácil de dirigir e de estacionar mesmo com o Porte avantajado.
Em um País em que montadoras vendem SUVs assustadoramente caros, o IX35 surge como a opção mais viável, sem dever nada a nenhum deles !!!:
ja tive 2 automoveis IX35, a minha maior queixa com certeza são os freios de estacionamento, enquanto o Jeep Compass tem freio automático a IX 35 ainda esta com o freio no pedal, decada de 80. vc pagar 125k por um veiculo que vc tem que ter força na perna para soltar o freio. aff
Amo minha IX35, carro maravilhosoooo!!!
Enorme por dentro, nunca me deixou na mão.Pena que não tem mais a versão completa , pq seria minha próxima opção.
Carro espetacular. Estou indo para o meu segundo modelo. Nenhum carro bate o custo benefício do IX35.
Bom motor, conforto, espaço e nunca me deixou na mão. O meu tem 7 anos de uso.
Por isso não aposentam o IX35. Fácil de dirigir e de estacionar mesmo com o Porte avantajado.
Em um País em que montadoras vendem SUVs assustadoramente caros, o IX35 surge como a opção mais viável, sem dever nada a nenhum deles !!!: