A Ford vai começar a vender em breve na China o Ford Equator 2022, um SUV de grande porte destinado por enquanto, exclusivamente para o mercado chines, o modelo chega para se posicionar acima do Ford Edge na gama da marca, e terá como rival carros como Jeep Grand Commander e Toyota Higlander.
Índice desta matéria
O Ford Equator tem dimensões grandes
Como é possível notar nas imagens o Ford Equator chama atenção pelo seu porte robusto, o carro é capaz de acomodar com muito conforto até sete ocupantes, ele mede 4.90 m de comprimento, por 1.93 m de largura e 1.75 m de altura. A distância entre-eixos também é ampla, sendo de 2.86 metros, contra 2.71 m do Ford Territory, com quem ele compartilha a mesma plataforma.
O Equator é mais um fruto da parceria da Ford com a montadora chinesa Jiangling Motors (JMC), o mesmo grupo que também desenvolveu o Territory.
Ford Equator tem design próprio
Assim como acontece com o Territory, o Ford Equator tem um desenho próprio, ou seja, tem visual diferente dos outros modelos da Ford ao redor do mundo.
Seu estilo traz um aspecto sóbrio e imponente, na dianteira chama atenção a intimidadora grade cromada que vem integrado com os faróis, alias os faróis do Equator são divididos em dois conjuntos, mais acima próximo a grade ficam os faróis diurnos e as setas, enquanto mais abaixo no para-choque ficam os faróis principais, todo o conjunto é em LED. Ainda na dianteira, o para-choque tem tomadas de ar amplas, que deixam o modelo com uma aparência bastante agressiva.
De perfil o Ford Equator tem porte robusto, com linhas de cintura elevada e poucos frisos, o teto vai contra tendência atual dos modelos com cabine curva, seguindo um estilo mais reto e quadrado, isso porém tem um fundamento já que o foco deste modelo é seu espaço interno, o teto alto na traseira serve para garantir maior espaço para quem viaja na terceira fileira de bancos.
O interior do Ford Equator poderá vir de fábrica com três diferentes configurações: 5, 6 ou 7 lugares, sendo que na versão de 6 lugares, terá a disposição de bancos no padrão 2+2+2 (foto acima).
Já visto de traseira, o Ford Equator 2022 se destaca pelo estilo das lanternas que são do tipo 3D e conectadas por uma régua de LED.
Interior do Ford Equator impressiona
Por dentro, o Ford Equator 2022 impressiona, tanto pelo desenho moderno e envolvente da cabine, quanto pelo bom acabamento e tecnologia embarcada. O modelo traz painel com duas telas de alta definição, que combinam o quadro de instrumentos, com a tela do sistema multimídia, são na verdade duas telas em uma moldura só, esse layout será padrão em todos os futuros lançamentos da Ford na Ásia, incluindo o Novo Ford Mondeo, é um estilo similar ao visto nos últimos lançamentos da Mercedes Benz.
Também merece elogios o acabamento do interior do Ford Equator 2022. A cabine é toda forrada com couro e há detalhes em madeira e alumínio. Além disso, há várias opções de revestimento para o interior, do discreto preto ao chamativo vermelho e branco das fotos acima e abaixo, como este modelo será um dos SUVs mais luxuosos da Ford na China, sua lista de equipamentos será farta.
Motor Ford Equator 2022
Em termos de performance, o Ford Equator 2022 virá de série equipado com motor 2.0L quatro cilindros Ecoboost capaz de desenvolver 224 CV de potência, a transmissão será sempre automática, já a tração poderá ser dianteira ou integral 4×4 dependendo da versão.
Quando chegará a Ford Equator chegará as lojas?
O Ford Equator 2022 deve ser exclusivo do mercado chinês, por lá ele chegará as lojas ainda no primeiro semestre de 2021. O preço ainda não foi revelado, porém é esperado que este seja um dos SUVs mais caros da Ford, ele ficará posicionado acima do Edge e abaixo da Explorer, lembrando que na China há ainda a Ford Everest, uma versão SUV da Ranger, feito sobre chassi com sete lugares e motor diesel.
Fontes: