Um dos lançamentos mais aguardados de 2021 entre os superesportivos acaba de ser revelado, a Porsche apresentou a nova geração do Porsche 911 GT3, versão mais nervosa do tradicional superesportivo alemão, chega para se posicionar acima da configuração Turbo. Podemos dizer que a espera pelo Porsche 911 GT3 2022 valeu a pena, conforme esperava-se ele traz diversas evoluções em favor do desempenho, ao começar pelo visual que é semelhante ao de um carro de corrida (a sigla GT3 não é à toa) o GT3 também é mais leve, mais potente e tem uma mecânica diferenciada com diversos componentes vindo do 911 das pistas.
Essa será a sétima geração do 911 GT3, o carro traz uma série de evoluções em relação ao modelo anterior, lançado em 2017, um exemplo é o seu sistema de suspensão, essa será a primeira vez que um carro de rua da Porsche, usa um sistema de suspensão semelhante ao 911 GT3 de turismo, na dianteira há um sistema do tipo Double Wishbone.
Além disso, comparado com o 911 Carrera normal, o modelo GT3 2022 tem uma carroceria mais larga, com caixas de rodas maiores e com maior projeção para fora, além de rodas mais largas, porém apesar de ser maior, seu peso é menor, isso graças a diversas partes da carroceria que é feito de CRFP, uma espécie de fibra de carbono reforçada, como por exemplo o capô, retrovisores e o aerofólio, os vidros das janelas foram substituídos por outros mais finos e mais leves, as rodas são em alumínio forjado, até mesmo os freios e o sistema de escapamento foram reprojetados para diminuir o peso do final do carro. Não menos, importante o banco traseiro foi retirado no 911 GT3. E o carro opcionalmente pode vir com uma gaiola de proteção contra capotagem, similar a usada nos carros de competição.
O resultado é um superesportivo com peso extremamente leve, o 911 GT3 2022 pesa apenas 1.418 quilogramas na sua versão manual, ou 1435 kg na versão com câmbio automatizado.
Índice desta matéria
Motor do Porsche 911 GT3 2022
Em termos de motores, o Porsche 911 GT3 2022 vem de série equipado com um bloco do tipo Boxer seis cilindros, 4 litros, capaz de debitar nas rodas uma potência equivalente a 510 CV, já o torque é de 47.9 kgfm, este é o mesmo motor usado no GT3 R de corrida, ele é cerca de 10 cv mais potente que a geração anterior do 911 GT3.
Para alegria dos puristas, o Novo Porsche 911 GT3 2022 estará disponível com caixa de câmbio manual de seis velocidades. Há ainda a caixa automática de dupla embreagem PDK, ao contrário das demais versões do 911, o câmbio PDK do GT3 conta com sete velocidades, ela não conta com overdrive, o que representaria um aumento de peso.
O super desempenho Novo Porsche 911 GT3
Segundo dados de fábrica, o novo Porsche 911 GT3 2022 vai de 0 a 100 km/h em impressionantes 3.4 segundos e pode atingir velocidade máxima de 320 km/h.
O 911 GT3 2022 é mais veloz do que o seu antecessor, graça a um ganho de cerca de 10 CV na potência e a redução no peso do carro, uma novidade é o sistema de escape que agora é de aço inox e sozinho ajudou a reduzir o peso total do veículo em 10 kg.
Ele bateu o recorde no circuito de Nurburgring
Uma amostra da evolução do desempenho do novo Porsche 911 GT3, é que este novo modelo foi nada menos do que 17 segundos mais veloz, no circuito de Nurburgring-Nordschleife. O piloto de testes Lars Kern, bateu o recorde do carro, cravando o tempo de 6:59.927 minutos, na pista completa de Nurburgring, que tem 20.8 km de extensão.
Ele se tornou o carro aspirado mais veloz que já andou em Nurburgring, além de o primeiro modelo com motor aspirado a superar a barreira dos 7 minutos em uma volta no circuito.
Apesar de ser um superesportivo o 911 GT3 é econômico
Esse é um carro quase prefeito, apesar de ser difícil de acreditar, ou que isso faça muita diferença para os donos, o novo 911 GT3 pode ser considerado um carro econômico com relação ao consumo de combustível, pelo menos para um carro capaz de passar dos 300 km/h, segundo dados de fábrica o consumo do 911 GT3 2022 combinado, fica em cerca de 7.75 km/l ou se preferir 12.9 litros a cada 100 km rodados.
Clique na imagem para ampliar
Como nos demais carros da Porsche é possível customizar o Porsche 911 GT3 2022 ao seu gosto, há uma série de itens opcionais, como capas dos retrovisores em fibra de carbono, faróis em Matrix com laser, e vários opções de rodas.
Quando chega e preço no Brasil
A expectativa é que o novo Porsche 911 GT3 2022 chegue ao Brasil até o final desse ano, com a cotação do euro bastante salgada, o carro que nunca custou barato, ficará ainda mais caro nesta nova geração, esperamos um valor entre R$ 1.7 milhão a R$ 2 milhão para o novo modelo, ou seja um carro para poucos.
Fonte: Carscoop