Fotos apenas ilustrativas
O novo Jetta 2022 está no forno.A Volkswagen prepara para o próximo semestre um facelift para o sedan Jetta, o modelo que vem ao Brasil importado do México, passara por uma pequena plástica visual, a informação que já vinha circulando há algum tempo em sites internacionais especializados, foi confirmada essa semana pela própria Volkswagen, durante uma conferencia para a imprensa, na Alemanha.
Índice desta matéria
Design novo VW Jetta 2022
A expectativa é que o novo VW Jetta 2022 conte com um visual mais moderno e atraente, com elementos visuais que remetem aos últimos lançamentos da marca, como por exemplo no novo Golf, porém nada muito radical, bem ao estilo da VW. Esse será o primeiro facelift do Jetta em sua atual geração, lançada em 2018. No Brasil essa versão reestilizada do sedan deve chegar apenas no próximo ano, 2022, já como VW Jetta 2023.
Poderemos ter uma ideia melhor de como será o VW Jetta 2022, apenas nos próximos meses, quando vão começar a rodar nas ruas a primeiras mulas de testes da versão reestilizada. A VW confirmou a apresentação do sedan reestilizado para o quarto trimestre desse ano (2021), chegando nas lojas de alguns mercados nos primeiros meses do próximo ano (2022).
Novos equipamentos
Além de um tapa no visual, também é esperado que o Jetta 2023 suba de nível em matéria de equipamentos e acabamento, o sedan contará com uma eletrônica mais sofisticada em relação ao carro atual, trazendo itens inéditos como um sistema de direção semiautônoma, semelhante ao presente nas versões mais caras do Tiguan, além de novos itens de segurança.
Também é esperado para o interior do novo VW Jetta 2022/2023 uma nova central multimídia, com grafismos mais modernos e mais intuitiva, semelhante ao do Novo Golf. O carro também vai ganhar um novo volante semelhante ao visto em carros como o Golf e o Tiguan, que foi reestilizado no ano passado na Europa.
Novo motor 1.5 TSI no Jetta 2022
Além disso, é esperado que em alguns mercados, o novo VW Jetta 2022 2023, conte com uma nova opção de motorização, o mesmo bloco 1.5L Turbo de 158 cv, usado no Taos nos EUA. Este bloco inclusive já está sendo produzido no México, na mesma planta que produz o sedan, porém para alimentar ao SUV Taos que vai para o mercado norte-americano.
Em comparação com o atual 1.4 flex de 150 cv, o novo motor 1.5, além de ter maior nível de potência (158 cv contra 150 cv), também é mais econômico, já que conta com diversas evoluções, trazendo até mesmo com sistema que desativa 2 dos quatro cilindros do motor, quanto não é exigida tanta potência.
Porém a má noticia, é que devido a corte de custo, ainda não está confirmado a vinda deste novo motor 1.5 ao Brasil. Assim como aconteceu com o Taos, o SUV que chega agora em abril virá ao Brasil apenas com o motor 1.4 flex e tração 4×2 (usado no Jetta atual com 150 cv). Por enquanto a produção do novo 1.5 TSi está sendo destinada apenas para o Taos que vai para os EUA. Resta saber se com o novo Jetta 2022 a Volkswagen adotará esta mesma estratégia.
Quedas nas vendas no Jetta no Brasil e no mundo
Com esse facelift, a VW espera conseguir reverter a forte tendência de queda nas vendas do Jetta ao redor do mundo, no último ano afetado pela pandemia do Covid e também pelo visual da geração atual que não é tão impactante como os rivais Corolla e Civic e não agradou, as vendas do sedan caíram em uma série de mercados, como nos EUA, onde a procura pelo sedan despencou 18%, acumulando 82.000 unidades no ano, enquanto o Corolla 237 mil e o Honda Civic, líder da categoria emplacou vendeu 261 mil exemplares.
No Brasil a coisa é ainda pior, em 2020 o Jetta ficou atrás de todos os seus principais rivais, o sedan da Volkswagen emplacou apenas 5.796 unidades em 2020, contra 8.802 do Chevrolet Cruze, 20.447 do Honda Civic e 41.072 do líder Toyota Corolla. Segundo dados da FENABRAVE.
Tanto é que no Brasil o Volkswagen Jetta perdeu duas de suas versões agora em 2021, o modelo é atualmente (março 2021) oferecido em apenas duas configurações a Comfortline 250 TSi 1.4 de 150 cv e a esportiva GLi 350 TSi de 230 cv. Os preços do Jetta 2021 no Brasil começam atualmente em salgados R$ 137 mil, enquanto a versão GLI, sai por R$ 178 mil. Para piorar há rumores que a Volkswagen brasileira estuda deixar nas lojas nos próximos meses apenas a versão GLi do atual Jetta, porém isso ainda não foi confirmado.
Fonte: Motor.Es