A Honda começou a vender agora no mês de agosto o Honda Accord 2022, o sedan chega ao país em versão única custando a bagatela de R$ 299.900, a principal novidade fica por conta da motorização, o Accord passou a estar disponível no país apenas com motorização híbrida. Em sua linha 2022 o sedan trocou o conhecido motor 2.0L Turbo de 256 CV por uma motorização híbrida, formada por um motor 2.0L a gasolina Atkinson aspirado com 145 CV que trabalhará em conjunto com dois motores elétricos, um deles tem bons 184 CV e 32.1 kgfm de torque, porém os dois motores não trabalharão juntos, ou seja, sai o temperamento nervoso e entra um consumo extremamente baixo de 17.6 km/l na cidade e 17.1 km/l na estrada.
Índice desta matéria
Nova onda híbrida da Honda no Brasil
O Honda Accord 2022 inaugura uma nova estratégia da Honda para o mercado brasileiro, a marca espera até 2023 contar com pelo menos três modelos híbridos no mercado nacional, o Accord foi o primeiro, já o segundo provavelmente será a nova geração do HR-V que conta com uma versão híbrida e que vai estrear no mercado no segundo semestre de 2022, já o terceiro modelo híbrido seria o sedan Insight, embora oficialmente esse carro ainda não tenha sido confirmado para o nosso mercado, caso venha irá se posicionar abaixo do Accord, tendo preço na faixa dos R$ 200 mil.
Honda Accord 2022 sai o motor de 256 CV entra a versão híbrida
O Honda Accord 2022 deixou a esportividade de lado em favor do consumo de combustível, enquanto o modelo anterior era um foguete com motor turbo de 256 CV (0 a 100 km/h na casa dos 6 segundos), a linha 2022 é bem mais discreta em termos de desempenho, ele segue sendo equipado com motor 2.0L, só que ao invés de ser turbo ele é do tipo aspirado, a potência caiu de 256 CV para 145 CV, além disso no Accord 2022 esse motor 2.0L é coadjuvante, o motor principal que move o carro a maior parte do tempo é um bloco elétrico de 185 CV, sendo que a potência máxima combinada dos dois motores é de 212 cv.
O Honda Accord 2022 conta com três modos de condução: EV Drive, Hybrid Drive e Engine Drive. Sendo que no primeiro modo (EV Drive) o carro roda usando apenas o motor elétrico tendo as baterias como fonte de energia, sem precisar do motor a gasolina, o segundo modo (Hybrid Drive) ambos os motores são usados ao mesmo tempo, este é o modo mais comum no dia a dia, é usado também em acelerações ou ultrapassagens, por fim no terceiro modo (Engine Drive) o motor a combustão de 145 cv é ativado para ajudar ao carro alcançar velocidades mais elevadas de forma constante como em alto estradas.
Sendo que o Accord escolhe de forma automática de acordo com a condição de uso, qual modo de condução irá usar. O motorista tem apenas um botão “EV” no console central, que quando ativado permite que o carro use apenas o conjunto híbrido, desativando totalmente (enquanto possível) o uso motor a gasolina, aumentando ao máximo a autonomia do combustível.
Segundo dados de fábrica o consumo fica em 17.6 km/l na cidade e 17.1 km/l na estrada, uma marca impressionante já que estamos falando de um sedan de luxo, com quase 5 m de comprimento e 2 toneladas de peso.
Um detalhe interessante é que o Honda Accord híbrido não conta com câmbio, o motor a gasolina pode transmitir força às rodas sem a necessidade de uma transmissão, através de um acoplamento momentâneo a uma embreagem com uma única relação de marcha e seletor de desaceleração, este sistema é chamado pela Honda de Electronic Continuously Variable Transmission (E-CVT).
Design Honda Accord 2022
Além da nova motorização, o Honda Accord 2022 também traz como diferencial o visual que foi levemente reestilizado, o carro ganhou uma nova grade, novos faróis do tipo Full-LED, além de novas rodas com um desenho mais esportivo.
Equipamentos de série Honda Accord 2022 impressionam
No Brasil o Honda Accord 2022 será oferecido em versão única de motorização e acabamento, a Touring Hybrid (top de linha), entre os equipamentos de série estão itens como central multimídia com tela touch de 8 polegadas com conexão com smartphones, bancos forrados em couro, banco do motorista com ajustes elétricos, incluindo 12 modos de ajustes, ajuste lombar e 2 memórias, banco do passageiro com ajuste elétrico em 4 posições, bancos dianteiros com sistema de ventilação.
A lista de itens de série ainda inclui botão Start/Stop que dispensa o uso da chave para dar partida, chave inteligente com partida remota, sistema keyless que permite destravar as portas com a chave no bolso, ar condicionado digital automático dual zone, retrovisores com ajuste elétrico e rebatimento automático, carregador wireless para smartphones, teto solar elétrico, volante com ajuste de profundidade e altura, sistema de som premium com 10 alto falantes e 450 watts de potência, sistema ativo de cancelamento de ruído interno (ANC), sistema HEAD UP Display que projeta informações no para-brisa, painel digital, alerta de esquecimento de pessoas ou animais no banco traseiro.
Externamente o novo Accord 2022 híbrido vem equipado com faróis do tipo Full LED, incluindo faróis principais, diurnos, neblina, além das lanternas, acendimento automático dos faróis, rodas em liga leve de 19 polegadas com acabamento diamantado, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sensor de chuva.
Um dos destaques do novo Accord 2022 híbrido é o pacote de segurança Honda Sensing, ofertado de série, ele agrega ao carro ACC – piloto automático adaptativo com função para seguir o carro da frente no transito, frenagem frontal automática, auxilio para manter o carro dentro da faixa de rolagem na estrada LKAS e RDM, há ainda monitoramento de pontos cegos e um assistente de dirigibilidade ágil.
Também chama atenção as amplas dimensões do Honda Accord, o modelo mede longos 4.90 m de comprimento, 1.46 m de altura, 1.86 m de largura, destaque ainda para a grande distância entre-eixos 2.83 metros, o porta-malas também é grande, acomodando 574 litros. Ou seja, o espaço interno do Honda Accord não decepciona.
Honda Accord tem qualidades únicas, pena o preço não deixa ele decolar no Brasil..
Enfim, o Honda Accord 2022 é um carro impressionante, sem dúvidas um dos melhores sedans do mercado, bonito, muito bem equipado, confortável e econômico, seu consumo chega ser superior ao de um carro 1.0L, eles traz o melhor de vários mundos, o único problema fica por conta do preço no Brasil.
Quando a atual geração foi lançada no Brasil em 2019 seu preço era de R$ 200.000, agora na linha 2022 o carro já está alcançando os R$ 300.000, valor superior ao cobrado por sedans de marcas premium como o BMW Serie 3 ou o Volvo S60. Lembrando que seu maior rival o Toyota Camry, segue no Brasil sendo ofertado apenas na versão esportiva XLE, V6 de 310 cv por R$ 319.000.
Para quem não se importar em não ter um carro da moda ou quem não quer ser o centro da atenções nas ruas, o Honda Accord continua sendo uma opção inteligente de compra, porém cuidado com a alta desvalorização, apesar de ser um Honda, devido talvez ao fato de vender pouco no Brasil, o modelo sofre com uma desvalorização acelerada e cruel, algo até injusto frente as qualidades que o modelo tem.
Uma resposta
toooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooop