Chery Tiggo 3X 2022 – Por R$ 94.990, prometeu muito, porém decepcionou ?

chery tiggo 3x 2022

A Chery lançou de forma oficial no Brasil essa semana, o Chery Tiggo 3X 2022, tratasse da nova geração do Tiggo 2, que foi lançado na China no ano passado, o SUV chega ao país em duas configurações (Plus e Pro), com preços de salgados R$ 94.990 e R$ 99.990 respectivamente, e conviverá no mercado com o antigo Tiggo 2, que seguirá em linha, tendo preço a partir de R$ 77 mil.

Vídeo do CAOA Chery Tiggo 3x no Brasil:

 

Resumo do novo Tiggo 3X

O novo CAOA Chery Tiggo 3x tem várias evoluções importantes em relação ao Tiggo 2, ao começar pelo belo visual, a dianteira do modelo é completamente nova em relação ao Tiggo 2, o interior também foi inteiramente reformulado, ficou mais moderno e luxuoso, além disso, a parte mecânica traz um novo câmbio automático do tipo CVT, que simula nove velocidades e a cereja do bolo é a estreia no Brasil do novo motor 1.0L Turbo três cilindros Flex da Chery, porém que decepciona na potência, rendendo apenas 98 CV (gasolina) ou 102 CV (etanol).

chery tiggo 3x 2022

Design Chery Tiggo 3x 2022

Lançado na China em meados do ano passado (2020), o novo Tiggo 3X 2022 é a versão atualizada do Tiggo 2, o SUV chama atenção pelo visual moderno, porém é bom a gente salientar que em relação ao modelo original Tiggo 2, o novo Tiggo 3X traz a mesma carroceria, apenas a dianteira é nova.

Destaque para o conjunto óptico, que agora passa a ser dividido em dois segmentos, a parte superior de luzes tem um formato afinado e 100% em LED, essas luzes são as luzes de posição e as setas, enquanto a parte inferior de luzes localizada nas tomadas de ar do para-choque, combinam os faróis principais com os farol de neblina, na versão mais cara Pro, todo o conjunto de luzes do Tiggo 3 será em LED, inclusive os faróis alto e baixo. Enquanto a versão Plus tem iluminação comum nos faróis principais, trazendo lâmpadas halogenas.

Chama atenção ainda a nova grade hexagonal, que tem um novo desenho e é formada por pigmentos cromado (o acabamento da grade irá variar de acordo com a versão), essa grade já é padrão  em todos os SUVs da Chery vendidos na China, e pouco a pouco também será adotados nos demais modelos da marca vendidos no Brasil.

Já de perfil o Tiggo 3X mudou pouco, recebeu apenas novas rodas de liga leve aro 16 com acabamento diamantado na opção mais cara, já na traseira o diferencial fica por apenas por um novo friso em black piano, que conecta as lanternas. O para-choque traseiro traz ainda um novo desenho na parte inferior, contando com difusor integrado e duas falsas saídas cromadas de escapamento que ficam embutidas na peça.

chery tiggo 3x 2022

Equipamentos de série Chery Tiggo 3X 2022

CAOA Chery Tiggo 3X Plus R$ 94.990 (Automático CVT)

Haverá de início apenas duas configurações para o Chery Tiggo 3X 2022 no Brasil, a 3X Plus é a 3X Pro, a versão mais simples que tem preço sugerido de R$ 94.990, vem de série com central multimídia de 9 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, piloto automático, retrovisores elétricos, assistente de partida em rampa e de descida, chave do tipo canivete com comandos remotos, bancos forrados em tecido, rodas de liga leve aro 16, ar condicionado digital, controle de estabilidade e de tração, faróis diurnos em LED, dois modos eletrônicos de condução adicionais: Sport/ECO, sensor de estacionamento traseiro, computador de bordo com tela de 3.5 polegadas, lanternas traseiras com luzes em LED, volante multi-funcional revestido em couro sintético, freio a disco nas quatro rodas, banco traseiro bi-partido e com ISOFIX para cadeirinhas infantis, banco do motorista e volante com ajuste de altura, além de monitor da pressão e temperatura de cada um dos 4 pneus.

chery tiggo 3x interior painel

CAOA Chery Tiggo 3X Pro R$ 99.990 (Automático CVT)

Enquanto a versão Pro (R$ 99.990), adiciona ainda itens como faróis Full LED com acendimento automático, retrovisores com rebatimento elétrico, câmera de ré com linhas guias, cluster digital com tela de 7 polegadas, detalhes cromados na grade frontal e na parte inferior dos vidros, sistema keyless com partida por botão e chave presencial com destravamento das portas por aproximação, ar-condicionado com acionamento remoto na chave, projetor de luzes de boas vindas no chão, nas portas dianteiras, rodas aro 16 com acabamento diamantado, além de bancos com revestimento Premium (couro sintético) e costuras aparentes na cor branca.

chery tiggo 3x interior bancos
Interior da versão de entrada Plus, traz bancos que mesclam revestimento premium com tecido

Apesar de ser bem equipado, o CAOA Chery Tiggo 3X 2022 derrapa feio em alguns pontos, não há airbags laterais, nem como opcional, item que hoje é básico em um carro que custa ai R$ 100.000. O banco do motorista tem regulagem de altura e na alavanca, enquanto o volante não conta com ajuste de profundidade, apenas de altura, lembrando mais uma vez que estamos falando de um carro de R 100 mil.

chery tiggo 3x interior

Interior é completamente novo…

Apesar do novo Tiggo 3X não ser tão luxuoso como os novos modelos da Chery na China, como o Tiggo 5x e Tiggo 7, tudo é novo no Tiggo 3x em relação ao modelo anterior o Tiggo 2, o painel foi inteiramente redesenhado, recebeu em sua parte superior revestimento em material que imita couro, além de apliques em Black Piano em sua porção central e nas saídas de ar do painel, no lado do carona, acima do porta-luvas, há apliques em plástico que imita fibra de carbono, algo um pouco já datado, porém que eleva a qualidade visual da cabine.

chery tiggo 3x interior banco traseiro

As forrações das portas também são novidades, passam a vir com revestimentos que imita couro e com costuras aparentes na cor branca, e apesar de contar com 4 tipos de materiais diferentes revestindo o painel, tudo é muito bem encaixado na cabine do Tiggo 3x, mostrando cuidado e qualidade na hora da montagem do interior, destaque ainda para o novo volante com base reta e novos botões.

chery tiggo 3x interior volante e painel de instrumentos

Porém nem tudo são flores, o painel de instrumentos do novo Tiggo 3x apesar de ser novidade e ter um aspecto muito mais bonito e de fácil leitura em relação ao antigo, não é 100% digital, mesmo na versão mais cara Pro, o painel tem apenas uma grande tela configurável de 7 polegadas, sendo os mostradores adicionais como temperatura do motor e nível de combustível ainda do tipo analógicos. Além disso a diferente quantidade de materiais que adornam a cabine, deixam o interior um tanto quanto poluído visualmente falando, por exemplo, a grande peça em Black Piano que circula o sistema multi-mídia, além de ser demasiadamente grande, é suscetível a ficar arranhada conforme o uso e as limpezas.

chery tiggo 3x painel de instrumentos

chery tiggo 3x lateral

Dimensões do novo Tiggo 3X 2022

As dimensões do CAOA Chery Tiggo 3X 2022, são compactas, sendo exatamente as mesmas do Tiggo 2, o SUV mede 4.20 metros de comprimento, por 1.76 m de largura e 1.57 m de altura, o entre-eixos fica em 2.55 m, o destaque fica por conta do porta-malas que é de 420 litros. Superior a alguns dos seus rivais. Porém as dimensões são compactas em relação a outros SUVs desta mesma faixa de preço, como por exemplo, o VW Nivus, Chevrolet Tracker e o Nissan Kicks, todos estes modelos tem distância entre-eixos maior, e são quase 10 cm mais compridos em relação ao Tiggo 3x.

O Tiggo 3X se assemelha em dimensões ao novo SUV compacto da Fiat, o Pulse, leia mais sobre ele aqui.

chery tiggo 3x porta malas
Um dos destaques do Tiggo 3 é o seu porta malas que segundo a CAOA Chery acomoda 420 litros

Será que o Tiggo 3X é ou não um SUV? Responderemos esta questão ao final da matéria.

Motor turbo Tiggo 3X 2022 ficou devendo?

Enquanto o antigo Tiggo 2X vem em sua versão top de linha, com câmbio automático já ultrapassado de apenas quatro velocidades, o Chery Tiggo 3X 2022 traz uma nova caixa automática tipo CVT, que simula nove velocidades, porém a decepção ficou para o motor 1.0 turbo.

Potência…

O Tiggo 3 estreará no Brasil o motor 1.0L Turbo três cilindros, da CAOA Chery, esse bloco tem uma potência modesta, quando abastecido com etanol desenvolve 102 CV, já com gasolina a potência fica em 98 CV. Porém o torque do motor 1.0 turbo tenta compensar a falta de potência, sendo de 17.1 kgfm com etanol ou 16.8 kgfm com gasolina, mesmo nível de torque do motor 1.0 turbo da Chevrolet que entrega 16.8 kgfm com etanol e 16.3 kgfm com gasolina, porém o bloco da Chevrolet entrega 116 cv de potência, contra apenas 102 cv da Chery. Não podemos nem compararmos com o motor 1.0 TSi turbo 3 cilindros da Volkswagen, que entrega 128 cv de potência e 20 kgfm de torque, estamos falando ai de quase 30 cv a mais de potência, uma baita diferença.

Era esperado um pouco mais do motor…

De inicio era esperado que o motor turbo da CAOA Chery entregasse uma potência na casa dos 115 cv ou 120 cv, ficando assim no mesmo nível dos rivais, como Chevrolet e Volkswagen. Só lembrando que o antigo motor 1.5 litros, 4 cilindros, aspirado, usado ainda usado no Tiggo 2, curiosamente é quase 15 cv mais potente que o novo 1.0 turbo, entregando 115 cv com gasolina ou 110 cv com etanol e tem torque de 14.9 kgfm.

Velocidade máxima, 0 a 100 km/h e consumo Chery Tiggo 3x 2022

A falta de potência do novo motor 1.0 turbo da CAOA Chery fica latente ao analisarmos os dados de desempenho divulgados pela fabricante, a velocidade máxima e a aceleração do Tiggo 3x 2022 está longe de empolgar, ele vai de 0 a 100 km/h em 14.2 segundos,  e precisa de mais de 10 segundos, para fazer uma retomada de 80 a 120 km/h.

Em uma comparação direta com rivais do mesmo patamar de preço o VW Nivus vai de 0 a 100 km/h em 10 segundos (4 segundos mais veloz), e o Nissan Kicks 1.6 CVT vai de 0 a 100 km/h em 12 segundos (2 segundos mais veloz).

O consumo também não impressiona, na cidade o Tiggo 3X 2022 faz 7.8 km/l com etanol e 11.2 km/l com gasolina, já na estrada faz em média 8.5 km/l com etanol e 12.2 km/l com gasolina, média muitos longe para o esperado para um 1.0 turbo, o Tracker 1.0 turbo da Chevrolet por exemplo, alcança rodando na estrada, 13.7 km/l.

chery tiggo 3x traseira

Analise, O Tiggo 3x prometia muito, porém decepcionou

Quando foi anunciado no início de 2020 na China como novo Tiggo 2, logo se criou a expectativa que o modelo quando viesse ao Brasil se tornaria imbatível. Porém isso não aconteceu, principalmente pela estratégia de mercado em colocar o modelo novo Tiggo em um patamar superior ao Tiggo 2 original, que custava a partir de R$ 75 mil, este novo modelo já parte de R$ 95 mil, uma baita diferença ai de R$ 20 mil.

Enfim, o Chery Tiggo 3X 2022 tem uma série de atributos, sobretudo o visual que inegavelmente é muito bonito, porém derrapa feio em uma série de aspectos, falta airbags laterais e uma lista de itens mais recheada para a versão de entrada, o motor 1.0 turbo da Chery é lento frente aos rivais que tem na faixa de 115 cv ou 130 cv.

Podemos concluir que, caso este modelo novo Tiggo 3X, chegasse com esse novo visual, motor turbo, porém mantivesse o preço do Tiggo 2, ai sim seria sim um carro com qualidades para roubar clientes de SUVs como o Jeep Renegade, Nissan Kicks e o VW Nivus, porém com a faixa de preço que a CAOA Chery adotou, com preços na faixa dos R$ 100 mil, dificilmente o Tiggo 3 terá boas vendas no Brasil.

E ai o Tiggo 3x é ou não um SUV?

Quando chegou ao mercado em 2018, o Tiggo 2 claramente tinha a proposta de não ser um SUV igual por exemplo ao Jeep Renegade ou Nissan Kicks, ele estava mais para um modelo crossover, abaixo dos SUVs compactos, só lembrando que o Tiggo 2 chegou ao mercado em 2018 custando interessantes R$ 58 mil, justamente por ser na verdade um modelo baseado em um hatchback, o finado Chery Celer – as laterais e as portas até hoje são as mesmos do hatch Celer de 2014. Por ser barato e bem equipado o Tiggo 2 logo se tornou um sucesso de vendas no Brasil.

A CAOA Chery talvez se empolgou com o sucesso da Tiggo 2, e colocou o modelo novo em um patamar superior ao modelo original, ou seja, agora o Tiggo 3 que na verdade é o Tiggo 2 reestilizado, passará a disputar mercado com SUVs compactos, maiores, e ai a coisa muda radicalmente e o custo / benefício também.

Difícil justificar o preço salgado de R$ 95 mil na versão mais barata

De uma forma pratica, pelos R$ 94.990 pedidos pela versão barata do Tiggo 3x Pro, fica meio que ilógico o cliente não optar por comprar por um Volkswagen Nivus Comfortline, que custa apenas R$ 2.500 adicionais (R$ 97.500), lembrando que o SUV da Volkswagen já entrega motor 1.0 turbo de 128 cv (quase 30 cv mais potente que o Tiggo), câmbio automático de 6 marchas, maior espaço interno e alguns equipamentos, que ou não existem no Tiggo 3 como é o caso dos seis airbags, ou estão presentes apenas na versão  mais cara Pro, que sai por R$ 100 mil, como os faróis Full LED, sistema Keyless, câmera de ré, volante com ajuste de altura e profundidade entre outros itens, indisponíveis no Tiggo mais acessível.

Cores do Tiggo 3X:

De série o Tiggo 3X tem 6 opções de pintura são elas: Branco sólido, Preto sólido, Cinza metálico, Vermelho metálico e Branco Perolizado. Lembrando que apenas as pinturas sólidas: Branco e Preto são de graça, ou seja sem custo adicionais, todas as pinturas metálicas custam R$ 1.300 adicionais, enquanto pintura perolizada sai por R$ 1500 extras.

Compartilhe

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias relacionadas