O Renault Taliant, começou a ser vendido neste mês na Turquia, tratasse da nova geração do Logan, o modelo tem visual mais sofisticado em relação ao Dacia Logan apresentado em 2020, esse novo Renault deve servir de base para a nova geração do Renault Logan brasileiro, que possivelmente será lançado por aqui em 2022 ou 2023. Como a Renault já está vendendo no país a linha 2022 do Logan, essa nova geração deve chegar por aqui já como Novo Logan 2023.
Índice desta matéria
O Renault Taliant / Novo Logan, ainda não foi confirmado para o Brasil…
Oficialmente o Novo Logan 2023 ainda não foi confirmado pela Renault para o mercado brasileiro. O status do carro ainda está indefinido para o nosso mercado.
Recentemente o presidente da Renault no país, anunciou um investimento bilionário para o Brasil, e um dos pilares desse investimento na teoria, seria justamente para passar fabricar lá no Paraná a nova geração do Sandero e do Logan. Acontece que a matriz francesa oficialmente ainda não autorizou o desenvolvimento da nova geração do Logan no país, ou seja, por isso também que ainda não há nenhuma unidade dos novo Logan e Sandero em testes no Brasil. Vamos aguardar. Lembrando que ambos são feitos sobre uma nova plataforma a CMF-B, usada por vários modelos da Renault na Europa, porém ainda inexistente no Brasil, o que complica a produção dos modelos por aqui, devido ao alto investimento necessário.
O Novo Logan 2023 será baseado no Renault Taliant, sedan que começou a ser vendido no mês passado na Turquia
Mas uma coisa certa caso realmente venha para o país, o Novo Logan 2023 subirá de categoria e terá uma missão mais premium no nosso mercado. A Renault já deixou claro que pretende que seus carros passem a ocupar uma faixa de mercado superior, a marca francesa quer deixar de ser vista como uma marca de baixo custo, para criar uma imagem mais premium no Brasil, assim como já acontece na Europa.
Vale lembrar que o grande crescimento que a Renault conseguiu no Brasil, se deve principalmente aos modelos de baixo custo como o Sandero, Logan e o agora Kwid.
Preço do novo Logan 2023 não será barato
Sabendo desta intenção da Renault em mudar sua imagem, e ao analisarmos as evoluções empregadas neste novo Logan, podemos claro esperar que este novo modelo ocupe um outro patamar no mercado nacional. No Brasil, o Novo Logan 2023, enfrentaria modelos com o VW Virtus, Chevrolet Onix Plus, Nissan Versa e o Novo Honda City, com preços estimados entre R$ 80.000 e R$ 100.000. Lembrando que a atual geração do Renault Logan já custa no Brasil entre R$ 68.390 até R$ 78.390.
A receita para justificar esta elevação no patamar do Renault Logan ou agora Renault Taliant é simples de ser entendida, uma carroceria maior e mais estilosa, interior amplo e com bom acabamento, uma lista recheada de equipamentos, além de claro o motor turbo, assim como a VW fez com o Virtus, modelos hoje que já beira os R$ 110 mil na versão Highline.
Novo Logan 2023, a nova geração do Logan tem linhas modernas sobretudo na dianteira que é inspirados nos carros da Renault vendidos na Europa como no Megane
Novo Logan 2023 ou Renault Taliant, qual será o nome?
Para deixar claro imagem mais “premium” deste novo modelo, a Renault de acordo com informações da revista AutoEsporte, estaria estudando abandonar o nome Logan (assim como fez na Turquia), e usar o nome Taliant também no Brasil, deixando claro que esse é um sedan completamente diferente em relação ao Logan, vale lembrar que do antigo Logan, o Taliant, realmente não tem absolutamente nada em comum, já que este novo modelo tem uma inédita plataforma, derivada do novo Clio europeu.
Modelo custará caro na Turquia…
Mas voltando ao Renault Taliant lançado na Turquia, o carro começou a ser vendido na semana passada. Embora seja um dos mais populosos países do mundo, com uma população de mais de 80 milhões, comprar um carro na Turquia é algo para poucos, os automóveis por lá são sobre taxados, o Taliant é um exemplo disso, o sedan tem preço partindo de ₺185.900 liras turca, o equivalente a R$ 108.300, podendo custar o equivalente a salgados R$ 136.000 em sua versão top de linha, valor equivalente a um Toyota Corolla no Brasil.
Design do Taliant agrada
Quando a Dacia, divisão de baixo custo da Renault, lançou o novo Logan em 2020, o visual apesar de bonito não impactou tanto, e como o Renault Taliant nasceu para ser um carro mais premium e que deve ser vendido em outros mercados da Europa, onde a Dacia não atua, a Renault optou por redesenhar praticamente toda a carroceria do sedan em relação ao carro apresentado pela Dacia, inclusive as chapas laterais e as portas, tudo é novo, algo que raramente acontece, adotando um estilo mais sofisticado e fluído, o mesmo vale para o interior que também evoluiu em relação ao Dacia Logan, leia sobre o Dacia Logan aqui.
Sem dúvidas o principal destaque do Renault Taliant / Novo Logan 2023 fica por conta do visual da dianteira, suas linhas futuristas e fluídas, são inspiradas nos carros da Renault vendidos na Europa, com o Novo Megane e o Clio, o destaque principal fica por conta dos faróis com luzes em LEDs, que tem uma arquitetura bastante chamativa mesmo durante o dia, destaque ainda para a ampla grade com detalhes cromados, que segue o padrão dos novos Renault’s. Ainda na dianteira o para-choque e o capô têm estilo esportivo e bem diferentes em relação ao Logan da Dacia.
Na traseira também o Renault Taliant aposta em um estilo mais sofisticado e caro, as lanternas são grandes, tem desenho em “C”, iluminação por LED, elas invadem a tampa do porta-malas, estas lanternas são muito mais sofisticadas em relação as do Dacia Logan. O novo sedan da Renault poderá vir com rodas aro 15, ou aro 16.
O Taliant / Logan 2023 cresceu e ficou mais espaçoso
O Taliant também se destaca pelo seu espaço interno amplo, ele mede 4.40 m de comprimento (5 cm mais comprido que o Logan brasileiro) e tem entre-eixos de 2.65 m (1.5 cm mais comprido), porém a maior diferença em relação a geração passada do Logan é a largura, que no Taliant é de 1.85 m, quase 10 cm mais largo em relação ao nosso Logan. Em contra partida o teto foi rebaixado em 7 cm, a altura do Taliant é 1.50 metros, contra 1.57 m do Logan brasileiro.
O ganho maior no espaço interno em relação ao Logan acontece no banco traseiro, tanto é que a Renault conseguiu colocar até mesinhas dobráveis do tipo avião para os passageiros do banco traseiro, tamanho o espaço para as pernas que há, outra evolução foi no espaço no porta-malas, o Renault Taliant traz o maior porta-malas na sua categoria tendo 528 litros, sendo que o Logan anterior tinha 510 litros.
Motores do Renault Taliant
Ao todo o Renault Taliant é vendido em seis versões, tendo elas três opções de motores, todos com arquitetura 1.0 3 cilindros, a de entrada curiosamente usa o mesmo motor 1.0L SCe 3 cilindros, aspirado, usado no Renault Kwid, capaz de desenvolver modestos 65 CV de potência e 9.5 kgfm de torque, a segunda opção de motor é o 1.0L turbo três cilindros, ainda com injeção comum indireta MPi, capaz de desenvolver modestos 90 CV de potência e 16 kgfm de torque.
Este mesmo motor 1.0 turbo 3 cilindros, MPi, tem uma versão movida com gás natural veicular GNV, neste caso a potência salta para 100 cv, porém o torque permanece em 16 kgfm.
Faltou potência no 1.0 turbo da Renault?
Chama atenção a baixa potência neste neste 1.0 turbo da Renault que tem apenas 90 cv, já que o 1.0 aspirado do Logan brasileiro já tem 82 cv, realmente falta potência neste motor, porém em contrapartida o motor 1.0 turbo da Renault tem um bom torque de 16 kgfm, o mesmo nível do atual 1.6 aspirado usado pelo Logan brasileiro, que tem 118 cv e 16 kgfm.
Mas sem dúvidas caso o Taliant / novo Logan venha para o Brasil, o modelo terá que ter uma opção melhor de motorização em relação a este 1.0 turbo de 90 cv que equipa o modelo na Europa. Poderíamos sonhar com a Taliant no Brasil equipado com o 1.3 TCe turbo em sua versão mais mansa, com 140 cv, usado no Megane, seria uma boa pedida né?.
A versão mais simples de motorização SCe com 65 cv, conta apenas com câmbio manual de 5 marchas, enquanto as demais configurações turbo, podem vir com câmbio manual de seis marchas ou automático do tipo CVT X-Tronic.
Desempenho do Renault Taliant
A falta de potência no motor fica visível ao analisarmos os dados de desempenhos divulgados pela Renault. Com o motor 1.0 turbo de 90 cv, o Taliant, vai de 0 a 100 km/h em 11.7 segundos com câmbio manual, ou demorados 13.9 segundos quando equipado com câmbio CVT, só lembrando que o atual Logan brasileiro com motor 1.6 SCe de 118 cv, vai de 0 a 100 km/h em 10 segundos com câmbio manual ou 11.2 segundos com o mesmo câmbio CVT X-Tronic.
Versões e equipamentos do Renault Taliant
Ao todo na Turquia, há apenas dois níveis de equipamento para o novo Renault Taliant: Joy e Touch, a primeira opção apesar de visualmente trazer um aspecto relativamente simples, vindo sem faróis de neblina e com rodas em aço aro 15 com calotas. A lista de itens de série é muito interessante, inclui de fábrica equipamentos, como airbags frontais e laterais, ar condicionado, direção elétrica, volante multifuncional, ajuste de altura e profundidade para o volante, freios com ABS e EBD, faróis com LED de condução diurna e acendimento automático, vidros elétricos nas portas dianteiras, controle de tração e de estabilidade, assistente de partida em rampas, sistema de som com USB e Bluetooth, 4 alto falantes, além de piloto automático.
Entre os equipamentos opcionais para esta versão mais barata Taliant Joy, estão a central multi-mídia com tela de 8 polegadas dotada de conexão wireless com smartphones via Apple CarPlay, além de sensor de estacionamento traseiro e faróis de neblina.
Já a versão top de linha “Touch”, além das rodas de liga leve aro 16 com acabamento diamantado e dos faróis de neblina, adiciona ainda itens como ar-condicionado automático digital, retrovisores elétricos e com aquecimento, vidros elétricos também para os ocupantes do banco traseiro, central multimídia de 8 polegadas com conectividade com smartphones por cabos, câmera de ré, que exibe as imagens na tela do multimídia e sensores de estacionamento, volante revestido em couro e mesinhas dobráveis tipo avião no banco traseiro. Além disso a cabine da versão Touch, ainda conta com um acabamento mais sofisticado nos bancos, portas e no painel, há por exemplo revestimento em tecido no painel, além de apliques em Black piano e alumínio.
Como opcional a versão mais cara Touch, do Renault Taliant pode vir com monitoramento de pontos cegos, sensor de estacionamento também na dianteira, além da multi-mídia mais evoluída com GPS e conexão sem fio com Apple CarPlay.
Vale lembrar que o Taliant vai substituir na Turquia o Renault Symbol, que nada mais é do que o Logan atualmente vendido no Brasil. Embora ainda não foi oficialmente confirmada a nova geração do Logan deve chegar ao país em 2023, vamos torcer apenas para que não tenha um preço tão salgado quanto na Turquia, algo que do jeito que o mercado está indo, não é difícil de imaginar.