Acima uma projeção do Novo Clio 2023 feita pela revista Auto-Moto
A Renault prepara para 2023 o lançamento de uma versão renovada do Clio, a geração atual do hatch que foi lançada em 2019 passará pelo seu primeiro facelift, as mudanças embora não sejam robustas ou radicais, servirão para dar ao carro uma aparência mais moderna e sofisticada.
Novo Clio 2023: Terá o conjunto dianteiro redesenhado, visando ficar mais moderno e sofisticado
Índice desta matéria
Design Novo Clio 2023
O novo Renault Clio 2023, terá um visual que será uma releitura mais moderna e sofisticada do desenho atual do modelo. Entre as mudanças esperadas estão a grade frontal, a peça vai passar a ostentar o novo logo da Renault, além disso, o losango que atualmente tem acabamento cromado, passará a ter uma iluminação em LED. Os faróis do Clio 2023 ficarão mais finos e terão três canhões de LED. Não menos importante o para-choque frontal também será revisto, recebendo ai tomadas de ar maiores dando um perfil mais agressivo o hatchback francês.
Já de perfil as mudanças do Renault Clio 2023 serão tímidas, devem se resumir a novas rodas de liga leve e novos detalhes cromados.
Novo Clio 2023: As novas lanternas do tipo 3D prometem dar uma aparência elegante e sofisticada
Já na traseira do Novo Clio 2023, a principal mudança será o conjunto de lanternas, a peça vista no modelo atual, dará lugar a lanternas em LED do tipo 3D com efeito de profundidade, elas cortarão a traseira do Clio de um lado ao outro e prometem dar uma aparência muito mais elegante e futurista ao carro.
Ou seja, com o Clio a Renault vai ostentar uma estratégia semelhante a Volkswagen fez com o Polo, ao invés de apresentar uma grande mudança entre as gerações, a marca optou por apostar em um estilo que é uma continuação visual das linhas já vistas nas gerações anteriores, porém, com detalhes que deixam o modelo com um aspecto mais premium, sofisticado e caro, sem abrir mão da identidade visual do carro.
Quando a Renault apresentou o Clio 5 em 2019, a marca optou por não fazer uma grande mudança em relação ao estilo visto no Clio 4, que é um visual que fez bastante sucesso na Europa, o mesmo vai ocorrer no Renault Clio 2023.
Interior Renault Clio 2023
No interior as mudanças prometem serem poucas, como é de praxe, haverá um novo cluster digital e uma nova central multimídia, com maior tela e conectividade sem fio. É esperado por exemplo que o Novo Clio 2023 conte ainda com internet 5G à bordo. Além disso, são esperados novos equipamentos de série sobretudo em termos de segurança, o Clio receberá recursos de direção semi-autônoma, assim como aconteceu com o rival Polo.
Sistema mild-hybrid
Em termos mecânicos não são esperadas grande novidades para o Novo Clio 2023, a expectativa é de que um maior números versões passe a contar com o sistema mild-hybrid (híbrido leve) de 12 V ou 48V, que ajuda na redução do consumo de combustível. Porém o Renault Clio 2023, ao contrário do seu irmão de plataforma a Renault Captur, não terá ainda uma versão do tipo plug-in hybrid.
Nesse tipo de versão o carro pode ser impulsionado apenas pelo motor elétrico, já que o motor a combustão fica reservado apenas para situações onde são necessários uma maior potência, ou viagens mais longas como em uma viagem para o campo.
A versão de 140 CV do Renault Clio 2023 será uma das que virá equipado com sistema mild-hybrid.
Quando chega
De acordo com a revista francesa Auto-Moto, o Novo Clio 2023 deve chegar às ruas da Europa apenas no final de 2023, entre os seus rivais estão Peugeot 208, Opel Corsa, além de VW Polo e Hyundai I20.
Nova geração do Clio deve chegar apenas em 2027
O Grupo Renault anunciou recentemente um plano de lançar 25 carros até 2025, entre modelos da própria Renault e da marca Dacia, para o Clio a marca optou por um facelift do Clio 5, ao invés de desenvolver uma geração totalmente nova, por enquanto há duvidas se a marca tem planos de lançar uma nova geração no futuro, e certo que com esse facelift, a base atual do Clio deve ser usada até 2027.
No segmento de hatchs as atenções da marca estão voltados para o novo Renault 5 (foto acima), carro que antecedeu o Clio e vai voltar a vida como um modelo totalmente elétrico em 2022. Entre os seus rivais estão Fiat 500E e Mini Cooper.