Um dos lançamentos mais aguardados da VW para 2022 na Europa foi revelado, porém esse lançamento está longe de ser uma novidade para nós brasileiros, tratasse do Volkswagen Taigo 2022 que nada mais do que é do que o nosso Nivus só que destinado para o mercado europeu. O carro será produzido na Espanha e traz algumas poucas mudanças que o deixaram mais sofisticado em relação ao Nivus nacional, como no visual, interior e equipamentos, além da parte mecânica.
Índice desta matéria
Há espaço para tanto SUVs no mercado?
O Taigo é a mais nova aposta da Volkswagen para o mercado de SUVs na Europa, que vem crescendo a passos largos, enquanto segmentos tradicionais como hatchs e sedans vêm encolhendo no mesmo ritmo.
Agora a linha de SUVs da Volkswagen na Europa ficará assim: Taigo, T-Cross, T-Roc, T-Roc Cabriolet, Tiguan, Tiguan Allspace, o elétrico ID.4, além do Touareg, será que há espaço no mercado para tantos SUVs?
Taigo será mais caro que o T-Cross na Europa
Com visual atraente, interior bem equipado e motor de até 150 cv, o Volkswagen Taigo 2022 chega a Europa para ser uma espécie de versão mais descolada e sofisticada do T-Cross. O SUV-Coupé irá se posicionar entre o T-Cross e o T-Roc (este último não é vendido no Brasil).
Ao contrário do Nivus que no Brasil fica abaixo do T-Cross, o Taigo terá uma proposta diferenciada, mais premium na Europa, tendo preços semelhantes e até maiores em relação ao T-Cross, confira os valores do Taigo mais ao final desta matéria.
Visualmente o Taigo traz algumas melhorias visuais em relação ao Nivus vendido no Brasil, principalmente nas versões mais caras Style (foto acima) e R Line (foto abaixo), na qual o seu visual já incorporou o último facelift aplicado ao Polo no mercado europeu e que ainda não chegou no Brasil.
Destaque para a grade frontal que nas versões mais caras conta com uma barra em LED, que acende junto com os faróis, dando um aspecto mais futurista a dianteira do Taigo. Outro diferencial são os faróis Full-LED, também exclusividade das configurações mais caras (Style e R Line), este faróis são semelhantes aos da versão top de linha do Taos aqui no Brasil, eles contam com a tecnologia IQ Matrix LED, se ajustam automaticamente de acordo com a luminosidade do ambiente e não estão presentes no nosso Nivus ainda.
O modelo em vermelho das fotos é a versão R Line, a mais cara da linha, ela tem um perfil muito mais esportivo em relação as demais versões, traz por exemplo para-choques com um visual exclusivo com apliques em Black Piano, rodas maiores aro 18 e teto solar panorâmico, tudo isso inexistente no Nivus brasileiro.
Já a traseira do Volkswagen Taigo conta com um conjunto de lanternas totalmente em LED com efeito 3D de profundidade, elas são conectadas por um friso também em LED que atravessa toda a tampa do porta-malas, ao contrário do modelo brasileiro que vem com lanternas em LED, porém com uma disposição de luzes mais simples, e interligadas por um barra em Black Piano, que não acende como no modelo da Europa. No mais, tudo igual ao Nivus vendido no Brasil.
Equipamentos do Taigo são melhores do que no Nivus
Essa “gourmetização” que o Nivus sofreu para ser vendido na Europa como VW Taigo, está evidente na oferta de equipamentos de série, o SUV-Coupé da Volkswagen europeia traz vários itens não presentes no modelo brasileiro.
Como um sistema de direção semiautônoma mais avançado em relação ao visto no modelo nacional, capaz de detectar placas na estrada e que funciona em velocidades de até 210 km/h, há ainda alerta e auxílio para manter dentro da faixa de rolagem, monitoramento de pontos cegos, além do teto solar e um ar-condicionado novo do automático Climatronic dual zone com comandos do tipo touch screen, que estreou no Golf em 2020.
Além disso, a cabine do Taigo é um mais refinada em relação ao modelo brasileiro, possui bancos com padronagens melhores que mesclam couro com tecido, além da opção de revestimento em dois tons na cabine, com partes do painel combinando com a carroceira e opção de cor clara no acabamento interno (foto acima).
Outros detalhes que confere mais sofisticação ao modelo europeu são os pontos de LED no painel, nos pés, nas maçanetas das portas e nos retrovisores externos, também inexistentes no modelo tupiniquim.
A lista de equipamentos inclui itens como ar condicionado automático com duas zonas de temperatura, carregador wireless para smartphones e central multimídia com tela de 9.2 polegadas com conexão sem fio com smartphones e comandos por voz, além do painel digital de 10.2 polegadas configurável.
VW Taigo tem motores mais potentes do que o Nivus
Em termos de motores o VW Taigo 2022 também se diferencia bastante do nosso Nivus, ele será oferecido com três opções, a versão de entrada terá motor 1.0L TSI com 95 CV, esse motor também conta com uma configuração mais potente com 110 CV, enquanto as versões mais caras poderão vir ainda com um potente motor 1.5 TSi de 150 cv e 25 kgfm de torque.
As versões menos potentes do Volkswagen Taigo, equipadas com o 1.0 TSi de 95 cv, trazem sempre câmbio manual de cinco velocidades, enquanto as equipadas com o bloco 1.0L TSI de 110 cv e 1.5 TSi de 150 cv, virão com um novo câmbio automático DSG de sete velocidades.
Só lembrando que no Brasil o VW Nivus, tem apenas a opção do motor 1.0 TSi flex com 128 cv de potência e 20 kgfm de torque, acoplado sempre a um câmbio automático de seis marchas.
Preços do Volkswagen Taigo não serão baratos
Por ser melhor, o Volkswagen Taigo também é mais caro que o Nivus brasileiro, o modelo da Europa terá quatro versões de acabamento: Taigo, Life, Style e a R-Line, sendo que os preços do Taigo na Alemanha partem de 19.350 euros (equivalente a R$ 119.700), podendo chegar até salgados 31.260 euros (R$ 193.400) na versão R Line (foto abaixo) equipada com motor 1.5.
Um detalhe é que a versão intermediária Style com motor 1.0 de 110 cv, já não custa barato, ela tem preço de 28.375 euros (R$ 175.600), mais caro do que o T-Cross top de linha, alcançando quase o mesmo preço pedido pela versão mais básica do Tiguan.
Só lembrando que o nosso Nivus aqui mais simples, porém já dotado de motor de 1.0 TSi de 128 cv e câmbio automático, custa entre R$ 104.000 até R$ 120.690, convertendo em euros daria respectivamente 16.800 e 19.500, ou seja, mais barato do que todas as versões do modelo Taigo na Europa, com exceção da versão de entrada que tem motor de 95 cv e câmbio manual.