Foi revelado nos EUA, o Subaru WRX 2022, a quinta geração do esportivo WRX, (que até há uns anos atrás era conhecido como Impreza WRX), o sedan de alta performance japonês foi completamente reprojetado na linha 2022, ganhou uma nova plataforma, novo interior, além de um novo motor 2.4 turbo boxer, porém 5 cv menos potente.
Índice desta matéria
Nova plataforma do WRX 2022
Pela primeira vez o WRX passou a ser montado sobre a plataforma modular “Subaru Global Platform”, até então o modelo tinha uma base própria, a mesma usada no antigo Subaru Impreza de 4ª geração, agora o WRX passa a usar a mesma base da maioria dos modelos mais recentes da Subaru, como o sedan Legacy, o crossover XV e o SUV Forester. De acordo com a fabricante japonesa essa nova plataforma, melhorou o comportamento do carro em curvas, além de aprimorar a segurança, e reduzir vibrações e ruídos internos.
De acordo com a Subaru a nova plataforma modular, baixou o centro de gravidade do WRX, ou seja, o peso está concentrado mais próximo ao chão, fazendo o carro balançar menos em curvas, o chassi ficou 28% mais rígido em comparação com a geração anterior.
Novo visual mais comportado do WRX…
Nesta nova geração, o Subaru WRX assumiu um estilo um pouco mais moderno, porém mais comportado em relação as versões anteriores, tanto é que o carro chega a lembrar o Subaru Legacy visualmente, sedan mais elegante e luxuoso que é feito sobre esta mesma base.
A dianteira do novo WRX 2022 traz faróis menores e de visual mais agressivo, dotados de tecnologia Full LED, a grade ficou maior e o para-choque ganhou um perfil com aberturas maiores de ar e um acabamento mais simples, sem pintura. A enorme tomada de ar central no capô, que é uma marca registrada do Subaru WRX, ainda está lá e confere um perfil mais agressivo ao sedan (confira aqui como era a antiga geração do WRX lançada em 2018).
Passando para as laterais, as caixas de rodas estão menos pronunciadas, tendo menor projeção para fora da carroceria em relação ao antigo WRX, para compensar a Subaru instalou apliques em plástico nas caixas de rodas. Por falar nas rodas o novo Subaru WRX 2022 traz rodas aro 17 ou 18 dependendo da versão de acabamento.
Na traseira, a aparência do WRX 2022 é totalmente diferente das gerações passadas. As lanternas agora tem um estilo em “C” contando com luzes totalmente em LED, as lanternas são unidas por um friso em Black Piano que corta a tampa do porta-malas, há um pequeno e quase imperceptível spoiler sobre a tampa do porta-malas, estilo esse que pode não agradar a todos.
Ainda na traseira, o para-choque traz um estilo bastante esportivo com difusor de ar integrado, inspirado nos carros de competição, além de 4 saídas cromadas de escapamento.
Interior do WRX Subiu de nível…
Por dentro, o novo Subaru WRX 2022 subiu consideravelmente de nível, este modelo sempre foi conhecido por ter uma cabine com acabamento simples, sem luxo e sem muitas frescuras, nesta nova geração a montadora japonesa resolveu mudar por completo essa história.
Logo ao entrar no novo Subaru WRX 2022, saltam aos olhos a enorme tela de 11.6 polegadas do sistema multimídia, posicionada em pé no centro do painel, chamada pela Subaru de Starlink, esta nova multi-mídia tem funções como Apple CarPlay e Android Auto sem fio, além de Bluetooth, rádio por satélite, sistema de navegação nativo, comandos por voz, rádio AM FM e câmera de ré.
Outra novidade desta nova multimídia é que é possível dividir a tela em duas funções simultâneas, mostrando ao mesmo tempo duas funções diferentes como o sistema de navegação e o de áudio. Pensando na praticidade, a Subaru manteve os principais botões físicos na multimídia, como volume do áudio, sintonizador da estação e botões do ar-condicionado, o que torna vida no dia a dia mais fácil e intuitiva.
Lembrando que o painel do WRX 2022 é completamente novo, as linhas internas do carro ficaram mais amigáveis e atraentes, o acabamento também subiu de nível, boa parte do painel, assim como o console central e as portas trazem revestimentos em couro com costuras aparentes na cor vermelha, há ainda partes com apliques em fibra de carbono e diversos detalhes em alumínio, como os pedais.
Os bancos do WRX também são novos, são mais largos e tem uma pegada mais esportiva, além de agora poderem vir com revestimento em couro aveludado Alcantara, estes banco são feitos pela marca Recaro.
Ainda falando do interior, o console central terá duas versões distintas, uma mais simples para as versões com câmbio manual de alavanca, trazendo freio de estacionamento tradicional com alavanca (foto acima), e outro console para as versões com câmbio automático, esta já vem com freio de estacionamento eletrônico por botão e um acabamento um pouco mais sofisticado.
Como dissemos, a Subaru quis dar uma proposta mais premium ao novo Subaru WRX 2022, por isso o modelo pode vir opcionalmente com um potente sistema de som Harman Kardon com 11 alto falantes e 504 watt de potência, desenvolvido especialmente para o WRX.
O novo motor 2.4 turbo Boxer…
Talvez a parte mais polêmica do novo Subaru WRX 2022 esteja embaixo do capô, o modelo trocou o motor 2.0 turbo, boxer, de 275 cv por um novo 2.4 turbo, boxer, de 271 cv, este motor apesar de ter 400 cilindradas extras é 4 cv menos potente em relação ao antigo 2.0, lembrando que este bloco 2.4 turbo, já é utilizado no Legacy top de linha que tem 260 cv.
A justificativa da Subaru em adotar no WRX um motor maior, porém com consumo de combustível pior e menos potência, é que a maior cilindrada somada com uma nova eletrônica inteligente com válvulas de alivio na turbina, melhoraram consideravelmente a capacidade de resposta e aceleração do WRX, ou seja, sacrificaram o consumo, em favor de um maior torque nas acelerações. Porém os dados de performance ainda não foram revelados.
Além do novo motor 2.4, o Subaru WRX 2022 estreia novos câmbios, a tradicional e mais divertida caixa manual de seis marchas, tem agora novas relações para melhorar a qualidade e velocidade das trocas de marchas. Outra novidade é o câmbio automático, que promete trocas mais rápidas tanto nas acelerações, quanto nas reduções, por exemplo, as mudanças de 2ª para 3ª marchas ficaram 30% mais veloz, enquanto nas reduções o tempo foi reduzido em até 50% da 3ª para a 2ª marcha.
Sendo que o câmbio automático do WRX ainda incorpora o “shift control” adaptativo com que melhora em muito o “rev matching” nas reduções, explicando isso de forma pratica, permite ao motor manter o giro alto mesmo durante as reduções de marchas, por exemplo nas curvas o motor permanece cheio, melhorando a resposta nas saídas e diminuindo a perda de velocidade e desempenho.
Por fim para terminarmos de falar da parte mecânica do novo Subaru WRX 2022, o conjunto de suspensão é completamente novo, a plataforma traz novos pontos de fixação da suspensão que segundo a marca são até 75% mais firmes, o que melhorou a estabilidade e diminuem as saídas laterais, mesmo em superfícies desniveladas, há ainda uma nova barra estabilizadora agora montada diretamente no chassi (anteriormente a barra ficava no subframe) esta nova barra contribui para diminuir a rolagem do carro nas curvas.
Os freios são a disco nas quatro rodas, com discos ventilados, e a tração claro como na maioria dos Subarus, é 4×4 integral com distribuição por demanda entre as rodas.
Condução semiautônoma no WRX
O Subaru WRX 2022 também passou a ser mais tecnológico e seguro, agora de série todas as versões do modelo passam a vir com o pacote de auxilio eletrônico de condução EyeSight, que traz por exemplo, frenagem automática eletrônica, auxilio para manter o carro dentro da faixa de rolagem.
Pela primeira vez o WRX passa a vir com piloto automático adaptativo ACC que mantém o carro na velocidade programada além de conservar uma distância segura do veículo à frente, este ACC pode ainda conduzir o carro de forma automática no anda e para no transito das cidade.
Há ainda um sistema chamado “Pre Colision Braking Assist”, que em velocidades de até 50 km/h, detecta um risco de colisão, como por exemplo um carro fechando o Subaru, o sistema é capaz de frear e até mesmo fazer manobras evasivas de forma automática.
O novo WRX no Brasil…
Apesar de estar sendo revelado a imprensa agora em setembro de 2021, ainda vai demorar um tempinho até que o novo Subaru WRX chegue as lojas, a previsão da marca é que o novo modelo chegue as ruas apenas no início de 2022.
Enquanto que no Brasil ele deve chegar apenas no segundo semestre de 2022. Lembrando que por aqui atualmente a Subaru vende apenas a versão mais forte do WRX, a STi, que tem motor de 310 cv, porém custa R$ 310 mil.
Fonte: NetCarShow.com