A BMW revelou nessa última semana o insano protótipo do BMW XM 2023, o SUV esportivo chegará em sua versão de produção já no final de 2022 e terá como missão desafiar carros como Lamborghini Urus, Porsche Cayenne Turbo e Bentley Bentayga, esse promete ser um dos SUVs mais rápidos do mundo e também um dos mais caros, no Brasil seu preço certamente deve superar a barreira de R$ 1 milhão.
Índice desta matéria
Motorização BMW XM 2023
O mundo todo vem adotando carros elétricos e no caso da BMW não é diferente, a marca vem investindo pesado em desenvolver carros movidos a eletricidade ou com conjunto híbridos, o BMW XM Concept é o mais novo fruto desse investimento, o bólido promete unir o melhor de dois mundo, a eficiência e economia de um conjunto elétrico com o desempenho insano de um motorzão V8 turbo.
Segundo dados de fábrica, a versão de produção do XM contará com um V8 turbocharged que trabalhará em conjunto com um bloco elétrico, a potência total somando os dois motores é de 739 CV, já o torque será de impressionantes 100 kgfm.
Seu motor V8 será o mesmo usado em algumas versões do sedan BMW Serie 7, seu sistema elétrico paralelo desenvolverá uma potência de 111 CV, o carro poderá usar apenas o motor elétrico para se locomover, nessa caso a autonomia esperada é entre 80 e 100 km sem precisar de gasolina no tanque.
O nome XM
Inicialmente a expectativa era de que a BMW batizasse esse novo SUV de X8 para justamente ser o maior e mais caro SUV da marca, já que o modelo ocupará uma faixa de mercado acima do atual X7, porém a montadora alemã optou por batizar seu novo modelo de XM, a mudança serve para reforçar a proposta diferente e esportiva deste carro em relação aos outros modelos da atual família X da marca.
Briga pelo nome XM com a Citroën
Porém não foi fácil para a BMW batizar o seu novo modelo de XM, já que este nome pertencia a Citroën, este era o nome de um modelo da marca francesa que foi produzido entre 1989 até 2000, e que inclusive fez bastante sucesso na Europa, chegando a ter algumas unidades comercializadas aqui no Brasil.
A BMW teve de entrar em um acordo e comprar da Citroën o direito do uso do nome XM para este novo modelo, negociação que certamente envolveu muito dinheiro. Outra curiosidade do nome XM, é que este será o primeiro modelo da BMW a adotar uma nova e mais simples nomenclatura de versões, ao invés de números, o XM terá nomes das versões por cores, como Red Label ou Black Label, algo como “etiqueta vermelha” ou “etiqueta preta”.
O primeiro SUV superesportivo da BMW
Antes da apresentação do conceito era imaginado que a BMW lançaria uma versão mais mansa do SUV com cerca de 400 cv e outra mais esportiva potência na casa dos 600 CV que seria chamado de BMW X8 M, porém a BMW resolveu radicalizar e optará por lançar o XM apenas com essa nervosa motorização híbrida V8 bi-turbo de 756 cv, justamente para posicionar definitivamente seu novo produto entre os SUV high-end do mercado, ou seja, irá rivalizar com carros como Lamborghini Urus, Porsche Cayenne Turbo e Bentley Bentayga.
Design polêmico e futurista promete chamar atenção
Porém o que mais impressionará no BMW XM 2023 não deve ser o seu desempenho ou a motorização, afinal há uma dezenas de SUVs como o Porsche Cayenne Turbo que vão de 0 a 100 km/h em cerca de 4 segundos e beiram os 300 km/h de velocidade final.
O que mais impressionará neste novo SUV da BMW será o seu desenho com linhas extremamente futuristas e arrojadas, goste ou não, o XM inaugurará um novo padrão de design para os SUVs da BMW, o seu estilo é marcado pela gigante grade em formato de “Rim”, esta é sem dúvida a maior versão já feita das tradicionais grades da BMW, ela é formada por uma série de barras na vertical, a peça ocupa quase toda a dianteira do veículo, e ao invés de uma moldura cromada a grade conta com uma moldura formada por LEDs que se acendem junto com os faróis, o estilo exagerado da grade contrasta com o aspecto minimalista dos faróis, eles contam com um novo tipo de solução chamado de luzes chamada de “Slim LED” que permite fazer faróis menores em tamanho tendo o o mesmo alcance dos faróis maiores.
O teto baixo confere uma aparência esportiva a carroceria, chama atenção também o vale que existe na parte central do teto, como se fosse um canal que conduz o ar em direção a traseira, uma solução de design diferente e exótica.
De perfil o BMW XM 2023 tem um desenho bastante robusto, a carroceira tem formas retas e que se projetam para fora, conferindo um perfil musculoso e imponente ao conceito do novo BMW, as caixas de rodas também são largas e acomodam rodas de liga leve aro 23.
Enquanto que visto de traseira, chama atenção o conjunto de lanternas que é formado por uma lâmina única de LED, que se projeta para fora da carroceria e vai das laterais até o centro da tampa do porta-malas. Além do para-choque que possui um amplo difusor e o sistema de escapamento com quatro ponteiras cromadas com desenho trapezoidal.
Uma curiosidade na traseira é o logo, ou melhor os logos da BMW, são dois logos fixado a laser no vidro traseiro, um em cada lado no canto superior da janela traseira, uma referência ao esportivo BMW M1 lançado em 1978, e que tinha dois logos na traseira.
Será que a versão de produção do XM será tão futurista assim?
É claro que o carro mostrado nessa semana é apenas um protótipo, porém ele antecipa uma versão de produção do SUV que chegará às ruas já no próximo, a versão de produção do BMW XM 2023 já está rodando em testes na Europa, como é possível notar na imagem abaixo, o protótipo flagrado manterá boa parte dos elementos visuais do protótipo estarão na versão final, como a grade exageradamente grande, os faróis pequenos e o desenho do escapamento, a carroceira com formas robustas e o teto baixo e com caimento acentuado na traseira.
Interior Novo BMW XM 2023
Por dentro, o BMW XM conceito também impressiona, ele pega do elétrico BMW IX, o painel com duas telas curvas do tipo OLED voltadas para o motorista, o painel adota um conceito bastante limpo com poucos botões, tanto a tela quanto a porção central do painel são voltados para o motorista, como se fosse um cockpit de uma aeronave.
Toda a cabine é revestida por couro nobre e há diversos detalhes em alumínio, os bancos são esportivos, destaque ainda para o teto, que conta com texturas com prismas em 3 dimensões, que combinados com um interessante sistema de iluminação, garante um ambiente bastante diferente do que a gente está acostumado a encontrar no interior de um automóvel, os bancos traseiros também são diferentes, são como se fossem um enorme sofá de sala, a BMW quis criar um conceito de “lounge” dentro do interior para as pessoas relaxarem à bordo do carro.
Preço BMW XM 2023
De acordo com a revista britânica Auto Express, a expectativa é de que a versão mais simples do BMW XM 2023 custe em torno de 130 mil libras, algo próximo a R$ 950.000, já no Brasil o preço do SUV será ainda mais astronômico, possivelmente algo próximo aos R$ 1.5 milhão.
A expectativa é que o lançamento do BMW XM aconteça no segundo semestre de 2022, com previsão do modelo chegar as lojas até dezembro de 2022.
Foto modelo XM flagra: Auto Evolution