Acaba de ser apresentada no Brasil a nova Nissan Frontier 2023, a picape chegará as lojas por aqui agora no final de abril. Lançada em 2020 trata-se uma reestilização da Frontier atual que está no mercado desde 2017. O modelo chega com novo visual, tem novas versões e ficou mais equipada, a boa notícia é que os preços não mudaram em relação ao modelo anterior, a Frontier 2023 parte de R$ 230.190 e vai até R$ 314.590.
Índice desta matéria
Preços da Nova Nissan Frontier 2023:
Frontier S 4×4 MT – R$ 230.190
Frontier SE 4×4 AT – R$ 258.990
Frontier Attack 4X4 AT – R$ 263.690
Frontier XE 4×4 AT – R$ 278.990
Frontier Platinum 4×4 AT – R$ 314.590
Frontier PRO4X 4×4 AT – R$ 314.590
As mudanças na Nissan Frontier 2023
Embora se trata de um facelift, ou seja, uma atualização apenas na aparência, a nova Nissan Frontier 2023 apresentará várias novidades em relação ao modelo atual, a picape ganhou uma linguagem de design muito mais moderna, e é na dianteira que estão as maiores mudanças.
A grade foi redesenhada, ficou maior e tem agora uma grande borda cromada, os faróis mantiveram o mesmo desenho porém receberam tecnologia Full-LED – a partir da versão XE, além de uma nova disposição de luzes com 4 cubos de cristais, o para-choque também foi redesenhado, recebendo tomadas de ar “falsas” maiores, já o capô que ganhou um desenho mais volumoso com novos vincos, estas mudanças deixaram a Nissan Frontier com uma aparência mais imponente e robusta, apesar da base não ter mudado, compare abaixo o modelo antigo com o novo.
De perfil, a Nova Frontier 2023 lembra bastante o modelo lançado em 2017, já que a base da carroceria não mudou, ou seja, as chapas laterais dianteiras e traseiras assim como as portas não foram retocadas.
Enquanto que na traseira, o destaque principal fica por conta das nova lanternas que terão iluminação por LED e um novo desenho de luzes, dando uma aparência mais moderna ao modelo, a tampa da caçamba também terá um novo desenho e passará a trazer a inscrição “FRONTIER” estampado em baixo relevo.
O para-choque traseiro foi redesenhado, além de ter um acabamento com partes pintadas na cor da carroceria, agora também traz uma espécie de degral central na altura da placa, que promete facilitar o acesso a caçamba.
Não menos importante, haverá novas rodas em liga leve, que podem dependendo da versão ser aro 17 ou 18, tendo acabamento diamantado ou em preto brilhante.
Nova versão Nissan Frontier Pro 4X
Outra novidade na linha 2023 da nova Nissan Frontier, será a estreia da versão esportiva Pro 4X, modelo cinza mostrado nas fotos, ela conta com detalhes exclusivos no visual, como grade frontal em preto fosco, faróis com lentes escurecidas, para-choque frontal com acabamento exclusivo com uma proposta mais off-road, há ainda apliques nos para-lamas, além de acabamento em preto brilhante nos retrovisores, rack no teto e nas rodas, o logo da Nissan é pintado em vermelho nesta versão Pro 4X.
A Pro 4X é única versão a vir com Bloqueio do Diferencial Traseiro que melhora a capacidade off-road, além de pneus para todo terreno, que são melhoras para ir além do asfalto. O interior da Frontier Pro 4X tem acabamento com detalhes próprios, como no acabamento do volante e nos revestimentos dos bancos.
Caçamba com maior volume…
Para aumenentar a capacidade da caçamba a Nissan fez algumas mudanças no compartimento de carga, aumentando a altura da caçamba, o aumento é de 25 mm perto da cabine chegando a 50mm nas laterais perto da tampa. Agora o volume da caçamba da Frontier é de 1054 litros, sendo que a capacidade de carga é de 1043 kg.
Ainda falando da utilidade da caçamba, além do para-choque traseiro que passou a vir com um degral central para facilitar o acesso ao compartimento de carga, a Nissan Frontier ainda traz uma tomada de 12v na caçamba, ainda na caçamba a tampa ficou mais leve, graças ao uso de dois amortecedores que facilitam a operação da hora de abrir ou fechar a tampa, segundo a Nissan é possível abrir a tampa da caçamba apenas com uma mão.
Por dentro as mudanças foram menores, há um novo volante e nova central multimídia
Interior da nova Nissan Frontier 2023:
Por dentro, a Frontier 2023 ficou mais refinada, porém nada muito radical, o desenho do painel, infelizmente continua o mesmo da Frontier 2017, assim como os botões, porém há novidades como o volante que passou a ser o mesmo do Novo Sentra e do Kicks, ao centro do painel há uma nova central multimídia com tela de 8 polegadas, que terá novos recursos e funcionalidades. A cabine conta com três tomadas USB sendo uma do tipo “C” no console central, para carregamento rápido de smartphones.
O painel de instrumentos também foi melhorado, traz agora um novo display digital colorido com tela de 7 polegadas configurável, é a maior tela deste tipo na categoria.
Também há novidades no acabamento, tentando subir o nível, a Nissan Frontier 2023 estreará novos bancos com maior conforto, novas padronagens e novas texturas, além de novos detalhes nas forrações das portas e no acabamento, por fim para melhorar o silêncio à bordo a Frontier 2023 tem um novo para-brisa acústico, além de vidros laterais mais grossos nas portas dianteiras.
Novos equipamentos da Frontier 2023…
Entre os equipamentos das versões mais caras da Nova Nissan Frontier 2023 estão itens como ar condicionado automático dual zone com saída para o banco traseiro, bancos em couro com tecnologia da NASA, volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade, monitoramento da pressão dos pneus, rodas em liga leve aro 18, faróis full-LED, teto solar, além de bancos elétricos na dianteira, além de câmeras 360 graus.
Ficou mais segura, porém faltou o ACC…
Há ainda itens inéditos de segurança na nova Nissan Frontier 2023, o modelo nas versões mais caras (Platinum e Pro 4X) virá com o pacote chamado Nissan Safety Shield, composto por frenagem frontal de emergência automática avançada ( FEB + PFCW), este sistema monitora até dois veículos à frente, alerta ao motorista risco de colisão dianteira e caso ele não reaja o sistema freia o carro de forma automática, há ainda monitoramentos de pontos cegos com Assistente Inteligente de Ponto Cego (BSI) que é capaz de aplicar os freios apenas nas rodas do lado oposto aonde se encontra o outro veículo, fazendo a Frontier desviar de uma possível colisão lateral.
Neste pacote ainda há alerta de trafego cruzado na traseira, auxílio para manter o carro dentro da faixa de rolagem, alerta de desatenção do motorista, além do já existente sistema de câmeras 360 graus, porém a grande falta é o piloto automático adaptativo ACC, estranhamente ainda indisponível na Nissan Frontier, só lembrando que este recurso ACC, já é ofertado nas rivais Toyota Hilux, Ford Ranger e Mitsubishi L200 Triton Sport.
A Nova Frontier 2023 ainda estreia o sistema de farol alto automático HBA, que funciona em parceria com a câmera frontal posicionada no para-brisa, a câmera monitora as luzes que vêm no sentido contrário durante a noite, e ao perceber se tratar de um veículo, desliga o farol alto de forma automática para não ofuscar o motorista que vem no sentido contrário, religando o farol alto assim que este veículo passar.
Motores seguem os mesmos
Em termos de motores, a Nissan optou por manter o já usado bloco 2.3L bi-turbo diesel, 4 cilindros, que em sua versão mais potente desenvolverá 190 CV de potência e 45.9 kgfm de torque, vindo com câmbio automático de sete velocidades e a tração 4×4.
A Nissan Frontier 2023 bi-turbo, tem velocidade máxima de 180 km/h e precisa de 10.7 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h.
Lembrando que a versão mais barata “Frontier S”, manterá a versão menos potente deste 2.3 diesel, com apenas uma única turbina, ela é capaz de desenvolver 163 cv de potência e 41 kgfm de torque, vindo com câmbio manual de seis marchas e tração 4×4.
Todas as versões da Frontier 2023 têm tração 4×4.
Tração 4×4 com cinco modos de condução…
Todas as versões da Nissan Frontier 2023 têm tração 4×4 de fábrica, é uma tração com o sistema “Shift on the fly” ou seja, manual que permite ao motorista escolher através de um botão giratório no painel entre rodar com 4×2 traseira, 4×4 ou 4×4 reduzida, a picape pode puxar até 3.5 toneladas.
Novidade para este novo modelo reestilizado 2023 é o “D-Mode”, são 5 modos de condução a disposição do motorista:
Standard: Normal para uso contidiano na cidade ou estrada.
Sport: Um modo de condução que permite uma condução esportiva, ele muda a programaçaõ do câmbio trocando as marchas em rotações mais elevadas.
Off-Road: Altera o acelerador para uma condução fora da estrada, mantendo a rotação do motor mais elevada para assim ganhar mais força e torque em baixas velocidades.
Tow: Este é um modo de reboque, ideial para levar cargas pesadas na caçamba ou puxar um reboque, este modo mantém o motor em marchas mais baixas, para manter o motor mais cheio e com maior torque, além de fornecer um freio motor mais forte aumentando a segurança por exemplo em uma descida de serra.
Consumo da nova Nissan Frontier 2023
Versão S manual:
Consumo cidade: 9.5 km/l
Consumo estrada: 10.9 km/l
Consumo demais versões:
Cidade: 9.1 km/l
Estrada: 11 km/l
Arla 32…
Lembrando que este motor 2.3 da Nissan, em ambas as versões, passou a usar o sistema Redutor calatítlico (SCR) com o aditivo Arla 32 para diminuir o nível de emissões de poluentes, o tanque com Arla 32 é acessado por uma tampa ao lado da tampa do tanque de combustível, sendo que o carro avisa quando é necessário fazer o reabastecimento do aditivo Arla 32.
Melhorias na suspensão…
De acordo com a Nissan, a nova Frontier 2023 tem ainda um novo ajuste na suspensão, com novos amortecedores, porém a suspensão traseira segue sendo a polêmica multilink com molas helicoidais (única deste tipo nesta categoria de picape), que estrou em 2017 no lugar dos feixes de molas, que são muito mais comuns neste tipo de véiculo.
Ainda na suspensão há uma nova barra estabilizadora, alem de reforços no chassi para melhorar a estabilidade.
Freio a disco traseiro na Frontier…
Não menos importante a Frontier 2023 passa a vir com freio a disco nas quatro rodas, algo muito raro entre as picapes, que em sua maioria contam com freio a tambor nas rodas traseiras.
Abaixo todas as versões, equipamentos e preços da nova Nissan Frontier 2023:
Frontier S – R$ 230.197 (2.3 turbo 160 cv manual)
Ar-condicionado comum com saída para o banco traseiro, piloto automático, rodas em aço aro 17, 6 airbags, controle de estabilidade e tração, sistema de som com bluetooth e entrada USB, direção hidráulica, volante com ajuste de altura, controle automático de descida, vidros elétricos nas quatro portas e volante multifuncional.
Frontier SE (R$ 258.590):
Os itens da Frontier S, mais a transmissão automática e rodas de 17″ de liga leve. O motor mais potente 2.3 biturbo diesel de 190 cv.
Frontier Attack (R$ 263.648):
Adiciona o painel com display digital em TFT de 7″, central multimídia de 8″ com Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré, 4 alto-falantes (dois dianteiros e 2 tweeters), retrovisores com ajustes elétrico, santantônio na caçamba, estribos laterais e rack no teto.
Frontier XE (R$ 278.942):
Traz sensor de chuva, ar-condicionado digital de duas zonas de temperatura individuais, chave presencial com partida do motor por botão, bancos em couro, faróis e lanternas totalmente em LED, sensor de estacionamento traseiro e rodas de liga leve maiores de 18″.
Frontier Platinum (R$ 314.590):
Adiciona o Nissan Safety Shield com frenagem automática de emergência, alerta de colisão frontal, sensor de pontos cegos, alerta de permanência em faixa com assistente, farol alto automático e alerta de tráfego cruzado, além do teto solar, monitoramento de pressão dos pneus e retrovisor interno eletrocrômico – anti ofuscamento.
Frontier Pro-4X (R$ 314.590):
Alternativa à Frontier Platinum, recebe bloqueio de diferencial, pneus all-terrain medidas
225/65 R17 com rodas exclusivas aro 17 com acabamento em preto brilhante, além do pacote Nissan Safety Shield e visual exclusivo da carroceria, curiosamente a Pro 4X custa o mesmo da versão Platinum.
O futuro da Nissan Frontier
Lembrando que atualmente a Nissan Frontier tem duas versões distintas, uma que é um modelo completamente novo, e bem diferente, lançado nos EUA em 2021 (foto acima), e o modelo reestilizado que está sendo lançado no Brasil, que é vendida na maior parte do mundo.
Apesar da nova Frontier reestilizada ter ficado bonita, a base, mecânica e interior seguiu o mesmo da picape lançada em 2017, o que deve depceionar muitos fãs da marca que esperavam mudanças maiores como uma cabine mais bonita e tecnológica, ou ainda motorização mais potente.
Atualmente, a Nissan Frontier não anda nada bem em vendas no Brasil, vendendo menos do que todas as suas rivais: Hilux, S10, Ranger e L200, ficando a frente apenas da VW Amarok, que já está prestes a sair de linha.
A Nissan deve insistir pelo menos mais dois ou três anos com a atual Frontier, um modelo totalmente novo não deve chegar antes de 2024.
O modelo novo norte-americano, caso viesse para o Brasil teria um preço proibitivo para a nossa realidade. Lembrando que a Frontier vendida no Brasil é produzida na planta da Nissan na Argentina e de lá vem importada para o Brasil. Enquanto o modelo dos EUA é feito nos Estados Unidos, mais precisamente na planta de Canton, no Mississippi.
Uma resposta
A versão americana tem cara de picape antiga.