Está lançando no mercado brasileiro o novo Toyota Yaris 2023, o modelo chega trazendo uma série de novidades, ao começar pelo visual que recebeu um leve facelift, as mudanças se concentraram na dianteira do carro dando uma aparência mais moderna e sofisticada, além disso o conjunto de equipamentos de série do Yaris ficou mais recheado. Porém claro, de quebra o Yaris ficou mais caro, os preços da linha 2023 começam em R$ 92.190 para o modelo hatch, enquanto o sedan parte de R$ 96.390.
Índice desta matéria
Vídeo do novo Toyota Yaris 2023:
Preços Toyota Yaris 2023:
Hatchback:
Yaris XL 1.5 AT: R$ 92.190
Yaris XS 1.5 AT: 101.490
Yaris XLS 1.5 AT: R$ 112.690
Sedan:
Yaris Sedan XL 1.5 AT: 96.390
Yaris Sedan XS 1.5 AT: 104.990
Yaris XLS 1.5 AT: 116.990
Mudanças visuais Yaris 2023
Esse facelift no Toyota Yaris foi lançado na Ásia no último ano (2021), sendo aplicado por lá em sua linha 2022, enquanto que para o Brasil a Toyota reservou essas modificações apenas para a linha 2023 do carro, que está chegando agora em janeiro de 2022 nas revendas da Toyota. Isso mesmo, 2022 mau começou e o Yaris já é 2023, enfim coisas do mercado brasileiro.
As mudanças visuais ficam por conta dos leves retoques na dianteira do Yaris 2023, que ostenta uma nova grade com aparência mais esportiva, novas tomadas de ar “falsas” no para-choques, além de um novo conjunto de faróis Full LEDs (somente na versão mais cara) e também faróis de neblina em LED.
Faltou novidades no Yaris brasileiro…
Com exceção da dianteira, o restante é tudo igual ao Yaris lançado no Brasil em 2018, algo ruim já que a Toyota não trouxe para o Brasil o novo pacote visual da versão top de linha (foto acima) lançada na Ásia, que conta com para-choque esportivo, saias laterais, aerofólio na traseira, novo para-choque traseiro, além de rodas aro 16, infelizmente o Yaris segue tendo apenas rodas aro 15 no Brasil.
Interior do Yaris 2023:
Por dentro também as mudanças são discretas no Yaris 2023, há novos revestimentos nos bancos, além disso, desde a versão mais simples, a XL, o Toyota Yaris passa a vir de série com central multimídia de 7 polegadas com conectividade com smartphones ainda por meios de cabos (enquanto os rivais já tem multimídias com internet WiFi e sem cabos). Também há agora duas entradas USB para os ocupantes dos bancos de trás, além disso, o Yaris 2023 passa a vir com dois modos de condução adicionais: Sport e ECO (acionados por botões no painel), prometem alterar a resposta do câmbio e do acelerador de acordo com a configuração escolhida.
Novos equipamentos de segurança…
Outra evolução do novo Toyota Yaris 2023 é com relação a segurança, o modelo passa a contar em todas as suas versões com sete airbags de fábrica, além de passa a vir com uma versão simplificada do pacote Toyota Safety Sense, trazendo alerta de colisão frontal com frenagem automática e alerta de saída da faixa de rolagem.
Menos versões
De quebra a Toyota também aproveitou o lançamento do Novo Yaris 2023, para promover um enxugamento na quantidade de versões do modelo, restam agora apenas três: XL, XS e XLS, saíram do mercado a versão aventureira Yaris X-Way, e a opção de entrada XL 1.3 ambas disponíveis apenas para a carroceria hatchback. A partir da linha 2023 o Toyota Yaris tanto na carroceria hatch quanto na sedan, passa a ser oferecido apenas com câmbio CVT que simula 7 marchas e motor 1.5L Dual VVT-i flex, o bloco que infelizmente não recebeu nenhuma atualização, segue tendo apenas 110 CV de potência para um torque de 14.9 kgfm, é o motor mais fraco da categoria.
Nova grade deu uma aparência mais agressiva e atraente ao Toyota Yaris 2023
Equipamentos de série Novo Toyota Yaris 2023
Yaris XL
Um dos pontos fortes do Yaris diante dos rivais continua sendo sua boa oferta de equipamentos de série, na linha 2023, desde a versão mais acessível XL, o modelo traz de série equipamentos como central multimídia, sete airbags, incluindo de cortina e para os joelhos do motorista, controle de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, freio com ABS e EBD, ISOFIX para cadeirinhas infantis, ar condicionado manual, direção elétrica, ajuste elétrico dos retrovisores externos, controle elétrico também nos vidros traseiro, ajuste do volante em altura, faróis com acendimento automático e luzes de condução diurnas em LED, volante multifuncional, computador de bordo com 12 funções, abertura elétrica do tanque de combustível e do porta malas, porém essa versão XL estranhamente ainda mantêm as rodas em aço aro 15 com calotas, apesar de custar mais de R$ 90 mil, algo difícil de entender.
Yaris XS
A versão intermediária XS, adiciona itens como sistema Toyota Safety Sense com alerta de colisão frontal e sensores que avisam quando o carro sai da faixa na estrada, há ainda rodas em liga leve aro 15, ar condicionado do tipo digital automático, câmera de ré, chave presencial com partida do motor por botão, piloto automático, farol com projetor, lanternas traseiras em LED, detalhes em prata no interior – nas portas e no painel, revestimento em couro no volante e na alavanca de câmbio, banco traseiro bi-partido na proporção 60/40, tela de 4.2 polegadas em TFT no painel de instrumentos, sistema de som com 4 alto falantes e 2 tweeters, vidros com função “auto up-down” nas quatro portas, além de borboletas atrás do volante para permitir fazer as trocas de forma manual sequencial.
Yaris XLS
Por fim a versão top de linha Yaris XLS agrega ainda faróis Full LED, faróis de neblina em LED, faróis com acendimento automático e função follow me home, teto solar elétrico, para-brisa com manta para diminuir os ruídos, rodas em liga leve aro 15 com acabamento diamantado e em preto brilhante, bancos revestidos em couro, retrovisores externos com pisca integrados e rebatimento elétrico com apertar de um botão no console central, retrovisor interno anti-ofuscamento, grade dianteira com acabamento em Black Piano e friso cromado, além de tapetes em carpete.
Velocidade máxima, aceleração e consumo Toyota Yaris 2023
O Yaris 2023 hatch vai de 0 a 100 km/h em 11.8 segundos e tem velocidade máxima de 173 km/h, já o consumo na cidade fica em 8.8 km/l com etanol e 12.6 km/l rodando com gasolina. Enquanto que na rodovia ele roda 10 km/l com álcool e 13.8 km/l com etanol.
Já o Yaris 2023 sedan é ainda mais econômico, ele roda na cidade 9 km/l quando abastecido com etanol e 13 km/l com gasolina. Na estrada faz 10.6 km/l com etanol e 14.5 km/l com gasolina. Números muito bons para um modelo desse porte. A velocidade máxima é de 186 km/h, enquanto a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 12 segundos.
Preços mais caros no Toyota Yaris 2023
Com a aposentadoria do Etios no último ano (2021), o Toyota Yaris passou a ser o carro acessível da Toyota no Brasil, sua configuração sedan é uma espécie de mini-Corolla, porém o modelo não custa nada barato, quiser ter um Toyota 0km hoje na garagem, terá que desembolsar pelo menos R$ 92.190, que é o valor pedido na versão Yaris XL hatch, que até o modelo 2021/2022 saia por R$ 86.590, houve um aumento ai de quase R$ 4.500.
Estranhamente houve um aumento maior nos preços da sedan do Yaris 2023, que partirá de R$ 96.390 na versão XS, enquanto que até então na linha 2021/2022 este mesmo modelo começava em R$ 91.290, ele encareceu mais de R$ 5.000, já a versão top de linha XLS agora custa R$ 116.990, um aumento de R$ 6.200 com relação aos R$ 110.790 cobrados pelo modelo 2021/2022. Ou seja, a Toyota melhorou o Yaris, porém o consumidor pagará por estas melhorias.
Dimensões Toyota Yaris 2023
O Toyota Yaris sedan tem 4.42 m de comprimento por 1.73 m de largura e 1.49 m de altura, já o entre-eixos fica em 2.55 m, enquanto o porta-malas tem 473 litros.
Já o Toyota Yaris hatch mede 4.14 m, por 1.73 m de largura e 1.49 m de altura, o entre-eixos também é de 2.55 m, enquanto o porta-malas fica em 310 litros.
IPVA e Seguro Novo Yaris 2023
Para finalizar vamos dar uma estimativa de quanto custa manter anualmente um Toyota Yaris 2023 na garagem, o Yaris 2023 XL, tem IPVA próximo aos R$ 3.700 e seguro na faixa dos R$ 3.500. Enquanto o XL Sedan sai por R$ 3.900 o IPVA e R$ 3.700 o seguro.
Passando para o Yaris 2023 XS, os valores ficam em R$ 4.000 o IPVA e R$ 4.000 o seguro. Isso para o modelo hatch, já o sedan tem IPVA de R$ 4.2000 e seguro de R$ 4.100.
Por fim a versão top de linha XS sai por R$ 4.500 o IPVA e R$ 4.400 o seguro. Enquanto o sedan custa R$ 4.700 o IPVA e R$ 4.500 o seguro.