Foi revelado nesta semana o novo BMW Série 7 2023, trata-se de uma geração totalmente nova do sedan top de linha da marca alemã, o carro impressiona pelo seu visual ousado e muito diferente, dos outros modelos da BMW. O modelo chega para desafiar o Mercedes Classe S, pelo posto de sedan mais luxuoso do mundo, ele ainda contará com inédita variante totalmente elétrica chamada de I7.
Índice desta matéria
Visual do BMW Serie 7 2023 divide opiniões
Desde o final do ano passado, vários sites internacionais, vinham fazendo projeções de como seria o Novo BMW Serie 7, todas estas projeções antecipavam que o modelo teria um visual bastante ousado e diferente. E a BMW cumpriu com o esperado, assim como o M3, o novo BMW Serie 7 2023 promete chamar atenção nas ruas e dividir opiniões, seu desenho é polêmico, do tipo ame ou odeie a primeira vista.
Grade frontal ainda maior…
Após radicalizar com o Novo M3 com uma dianteira bastante polêmica marcada pela grade gigante, a BMW repetiu a dose com o Novo Serie 7. A tradicional grade frontal dupla em formato de RIM da BMW, nunca esteve tão grande, ela é maior inclusive a vista em SUVs como o X7 e o elétrico IX, ocupa ai quase toda a parte frontal do carro, um detalhe curioso da grade, é que apenas a parte central dela é aberta, ou seja, o tamanho gigante dela é apenas figurativo e não funcional.
Também é impossível não reparar no conjunto ótico, que tem um padrão próprio para o Novo Série 7, ele é dividido em dois segmentos distintos, sendo que na parte superior há um conjunto de luzes mais afinados, e mais abaixo há um segundo grupo separado, ficam as luzes principais. Os faróis são totalmente de LED com lâmpadas que se ajustam de acordo com a luminosidade do ambiente.
Para garantir que a grade frontal chame atenção também a noite, ela conta com LED em sua borda que acende junto com os faróis (foto acima).
Já de perfil, o sedan de luxo alemão em sua nova geração, assumiu um estilo mais sóbrio e imponente, o teto ficou mais quadrado e as janelas laterais traseiras estão maiores, há um grande vinco acima das maçanetas que deixam o carro com um porte mais musculoso, as maçanetas externas das portas são elétricas, elas ficam escondidas na carroceria, se projetando para fora assim que o motorista se aproxima.
Enquanto a traseira também conta com um aspecto minimalista divergindo da dianteira extremamente agressiva. O conjunto de lanternas tem um aspecto afinado, e iluminação com efeito de profundidade. O para-choque adota um perfil mais esportivo, trazendo na versão 760, sistema de escapamento com quatro ponteiras embutidas no para-choque, além de acabamento em preto brilhante.
Acima o I7 versão totalmente elétrica do Novo BMW Serie 7
Um dos motivos pelo quais a BMW resolveu ousar com a nova geração do Serie 7, é que esse é um carro com um ciclo de vida bastante longo, a expectativa é de que uma nova geração seja lançada apenas em 2029, ou seja, este modelo tem de permanecer atual e moderno por pelo menos 7 anos, então seu visual não pode ficar ultrapassado facilmente.
Opcionalmente, o BMW Série 7 2023 poderá vir equipado com um pacote esportivo “M”, desenvolvido pela MotorSport, que inclui uma série de acessórios, como rodas maiores com padrão exclusivo aro 21, para-choques com visual mais esportivo, além de pintura da carroceria em dois tons.
Interior Novo BMW Serie 7 2023 impressiona
O interior do novo Série 7 2023 também impressiona, como já de se esperar do sedan mais luxuoso da BMW, sua cabine oferecer um alto nível de luxo e principalmente de tecnologia, ele inaugura um novo layout de interior para a marca, que pouco a pouco será adotado em todos os outros sedans BMW, o próximo da lista é o Novo Serie 5, que será apresentado no próximo ano.
O BMW Serie 7 2023 conta com duas telas de OLED no painel, uma de 12.3 polegadas que exibe os dados do quadro de instrumentos e outra tela maior, com 14.9 polegadas, que mostra os comandos do sistema multimídia, há ainda uma terceira tela, porém com 5.5 polegadas, localizada próxima aos bancos traseiros, que permite ao passageiros fazer chamadas, acessar a internet e operar o sistema multimídia do carro, lembrando que o Série 7 já utiliza internet 5G à bordo.
Destaque ainda para o teto panorâmico de cristal que pode vir com uma tela de 31.3 polegadas 8K retrátil para os passageiros dos banco de trás, é como se fosse uma “smartv” à bordo (Amazon Fire TV), eles podem assistir conteúdos via internet como serviços de streaming e TV, sendo que a programação é controlada por tablets colocados nas portas (foto abaixo).
É possível ainda ouvir músicas, jogar, fazer pesquisas na internet ou download de programas, sendo que o som sai em um poderoso sistema assinado pela marca Bowers & Wilkins, com 18 alto falantes, qualidade de cinema 4D, com nada menos do que 18 alto falantes e 655 watts de potência, para maior privacidade é possível conectar ao sistema até 2 fones de ouvido Bluetooth.
Este sistema que é chamado de BMW Theater Screen, será opcional, sendo que quando não está sendo utilizado a tela se dobra automaticamente no teto, quando a tela é acionada há cortinas que sobem nas janelas laterais e traseira para deixar o ambiente mais escuro. Além disso, dependendo da configuração os bancos traseiros do Série 7 são reclináveis e viram poltronas com apoio para os pés, transformando o sedan é um verdadeiro cinema sobre rodas (foto acima).
O acabamento interno chama atenção, a cabine é adornada com materiais nobres, como madeira, alumínio e carbono, além de Alcantara, a quantidade de botões físicos foi diminuída, os botões do painel são do tipo touch screen, ficam escondidos em uma faixa central em cristal que acende apenas quando o carro é ligado.
Ainda na cabine as portas não tem maçanetas internas, elas são elétricas, para abrir as portas basta apertar botão no puxador.
Dirigindo sem as mãos…
O BMW vem equipado com os novos sistema de direção semiautomática chamado “Driving Assistance Professional “, ele é um carro autônomo de nível 3, na pratica significa que pode ser dirigido praticamente de modo automático, sendo que na estrada ele é capaz de permanecer na faixa, fazer curvas e até ultrapassagens sem a intervenção do motorista, sendo que em velocidades de até 80 mph (128 km/h) não é necessário o motorista sequer permanecer com as mãos no volante, é o mesmo sistema de automação presente nos carros da Tesla, lembrando que o sistema só funciona em estradas com mais de uma faixa de rolagem e bem sinalizada.
Há uma função muito interessante opcional, a memória de estacionamento, um sistema grava os comandos e manobras de volante nos últimos 200 metros, e pode refazer o caminho inverso de forma automática, ou seja, apenas com um toque de botão o carro é capaz de sair da vaga onde foi estacionado, a parte mais legal é que o sistema funciona também a distância e por controle remoto, é possível inclusive controlar o carro por controle remoto na chave ou através do App da BMW no smartphone.
Porém para controlar o carro por controle remoto, o motorista tem de estar a uma distância de até 6 metros do veículo.
Carroceria do Série 7 2023 é maior
Este é a maior BMW Série 7 já construída, em comparação com a geração passada, o comprimento foi ampliado em 13 cm, totalizando agora generosos 5.39 m, ou seja, não é em toda vaga que o Série 7 poderá estacionar, a largura também aumentou quase 5 cm, passando para 1.95 m, a altura também foi aumentada em 2 cm, alcançando agora 1,54 m, enquanto a distância entre-eixos permaneceu praticamente a mesma, são 3.20 metros, um acréscimo de apenas meio centímetro em relação a geração passada.
Motores BMW Serie 7 2023
Em termos de motores o Novo BMW Serie 7 2023 contará lá na Europa com uma ampla gama de opções, que vão de 272 CV até 571 CV, todas são equipadas com algum tipo de tecnologia híbrida, seja um sistema híbrido leve de 48V, o plug-in hybrid, nessa última o carro pode ser impulsionado apenas pelo motor elétrico. Todas os blocos vem associadas com um caixa de câmbio automática de oito velocidades, a tração pode ser 4×2 traseira ou 4×4 dependendo da versão escolhida.
Versões do novo BMW Série 7 2023
Ao todo o novo BMW Serie 7 2023 contará com quatro versões a combustão: BMW 735i, BMW 740i, BMW 740D e BMW 760i com sistema híbrido leve e duas do tipo plug-in hybrid.
Sendo que a versão mais acessível (735i) vem associada com um motor 3.0L, 6 cilindros (B58TU2) capaz de desenvolver 272 CV e 40 kgfm de torque. Ele precisa de 6.7 segundos para atingir os 100 km/h e tem velocidade máxima de 250 km/h.
Na sequencia temos a 740i, que traz o mesmo 3.0 da primeira versão, só que com turbo calibrado para entregar 380 CV e 59 kgfm de torque, ele leva apenas 5.4 segundos e tem a mesma velocidade máxima da primeira versão 250 km/h.
Já a 740D, traz o mesmo motor 3.0L de entrada com 272 cv, porém ao invés de beber gasolina bebe diesel.
Por fim a top de linha 760i que é a versão mais interessante, conta com um poderoso V8, 4.4L, bi-turbo, capaz de entregar 544 CV de potência e 76.7 kgfm de torque, nesta configuração o sedan é um foguete, que leva apenas 4.2 segundos para atingir os 100 km//h e só não vai além dos 250 km/h, porque a velocidade máxima é limitada eletronicamente por questões de segurança.
Lembrando que tanto a versão 3.0 6 cilindros quanto a 4.4 V8 tem sistema híbrido leve de 48v.
Versão plugin híbrida do Série 7
Quem busca um veículo plug-in hybrid – híbrido recarregável na tomada, o novo BMW Série 7 contará com duas variantes, a 750E que tem um 3.0L com 310 CV e a M760e, que traz um 3.0L de 380 CV, ambos conta com um motor elétrico adicional independente, que desenvolve uma potência extra de 200 CV ao carro, elevando a potência total para 490 CV e 571 CV respectivamente.
Tanto o 750e quanto o M760e, vão de 0 a 100 km/h em cerca de 4 segundos. Quando estão no modo elétrico não passam de 140 km/h, já com o motor a combustão ativo chegam a 250 km/h, a grande vantagem das versões plugin é a possibilidade de rodar sem gasolina no tanque, apenas usando o motor elétrico.
Série 7 elétrico i7
Há ainda a variante i7 ( i7 xDrive60), uma inédita versão totalmente elétrica do BMW Serie 7 2023, que conta com um autonomia de cerca de 600 km com uma carga completa das baterias, seu motor tem uma potência equivalente a 536 CV, pode acelerar de 0 a 100 km/h em 4.5 segundos, tendo velocidade máxima de 240 km/h, (foto abaixo).
Quando chega a nova BMW Série 7 ?
De acordo com a BMW, o Novo Serie 7 2023 começará a ser produzido na Alemanha apenas a partir de novembro desse ano 2022, chegando as ruas nos primeiros meses de 2023. Já no Brasil a expectativa é de a nova geração do sedan chegue no final do primeiro semestre.
Lembrando que o BMW Série 7 nunca foi um carro barato, porém a nova geração deve ter um aumento considerável de preços, provavelmente no Brasil ter um desses na garagem vai custar próximo de R$ 1 milhão dependendo da versão que a BMW trouxer.
Atualmente o BMW Série 7 não aparece mais no catalogo da marca no Brasil, porém até 2021, o modelo era encontrado em versão única 750Li com motor 4.4 V8 de 450 cv e preço de R$ 690 mil.
Uma resposta