O Suzuki Grand Vitara está de volta a vida, o modelo que é muito respeitado e admirado pelos fãs de carros 4×4 acaba de ganhar uma nova geração lá na Índia, porém as mudanças podem não agradar os fãs mais “raízes” do Grand Vitara, tanto pelo visual, quanto pela motorização que trazem soluções um tanto polêmicas.
Índice desta matéria
Suzuki Vitara 2023 apenas para a Índia…
Com mais de 1 bilhão de habitantes e uma economia que vem crescendo a passos largos, a Índia está se tornando um dos mercados mais importante para as montadoras de automóveis.
Sabendo disso a japonesa Suzuki, resolveu desenvolver esse novo SUV exclusivamente para o mercado indiano, e para dar aquela apelada no marketing, optaram por resgatar um nome bastante tradicional, o Suzuki Grand Vitara, ou seja, do antigo Grand Vitara 4×4 produzido no Japão e que chegou a ser vendido no Brasil, o novo modelo indiano tem apenas o nome.
Dimensões do novo Suzuki Grand Vitara 2023
O Novo Suzuki Grand Vitara 2023 apesar do “Grand” no nome, é um SUV compacto, mede 4.34 m de comprimento, 1.79 m de largura e 1.64 m de altura, sua distância entre-eixos é de 2.60 metros. Como é possível notar nas imagens, sua carroceria têm visual robusto, que passa a impressão do modelo ser maior do que realmente é, na real seu porte fica na mesma categoria de SUVs como Hyundai Creta e Volkswagen T-Cross.
Só a título de curiosidade, o Grand Vitara original (foto acima), que foi vendido no Brasil de 2008 até 2016, era um SUV de porte médio, ou seja, maior do que este modelo novo, tendo na época 4.50 m de comprimento e 2.64 m de distância entre eixos.
Suzuki e Toyota juntas
O visual do Novo Suzuki Grand Vitara 2023 conta com uma série de elementos em comum com o Novo S-Cross, revelado no final do ano passado pela Suzuki, inclusive o novo Grand Vitara é feito sobre a mesma plataforma do S-Cross, porém o projeto do novo Grand Vitara 2023 tem particularidades, foi concebido pela Suzuki japonesa em parceria com sua filial indiana, a Maruti, que é uma espécie de subsidiária Suzuki com sede em Nova Delhi.
Além disso, a Toyota também está envolvida nesta história, a fabricante japonesa ficou a cargo dos motores, e também lançará na Índia sua versão do novo Grand Vitara, porém dotado de um estilo diferente, com direito a nome e sobrenome “Toyota Urban Cruiser Hyryder” (foto acima). O nome gigante da versão Toyota é devido ao fato da montadora já possuir lá na Índia, um SUV compacto chamado Urban Cruiser.
Importante lembrarmos que desde 2019 a Toyota e a Suzuki são parceiras.
Design do novo Suzuki Grand Vitara 2023
Uma coisa é certa, o visual do novo Suzuki Grand Vitara chamará atenção nas ruas e deve dividir gostos, na dianteira ele ostenta uma vistosa e chamativa grade que avança para fora da carroceria, contrastando com o estilo afinado dos faróis em LED (luzes diurnas e setas), os faróis serão divididos em dois conjuntos, sendo que o conjunto principal de luzes do Suzuki ficará no para-choque.
A sensação de robustez do carro, é reforçada pelas caixas de rodas que são bastante largas, as rodas são aro 17 ou 18.
Visto de traseira, o estilo diferente das lanternas chama atenção, o sistema de luzes, assim como os faróis dianteiros, são divididos em grupos, com um conjunto de luzes em LED com efeito 3D de profundidade e visual afinado, além de uma faixa em LED que corta toda a traseira do carro abaixo da janela, enquanto no para-choque existe outro conjunto de luzes, porém com lâmpadas tradicionais, uma solução bastante diferente.
Interior do novo Suzuki Grand Vitara 2023 é bem equipado
No interior ao contrário do exterior, o novo Grand Vitara 2023 conta com um aparência muito mais sóbria e equilibrada, o acabamento é de ótima qualidade, portas e painel são forrados em boa parte com materiais de toque suave, para fazer sucesso, o SUV apostará é uma boa oferta de equipamentos de série.
Equipamentos…
Entre os equipamentos anunciados, o Suzuki Grand Vitara 2023 em sua versão top de linha, virá com painel digital de sete polegadas, central multimídia com tela touch de 9 polegadas, além de comandos por voz via Alexa e comandos remotos via smartphone, head-up display que projeta informações próximo ao para-brisa, e até mesmo teto solar panorâmico.
Há ainda bancos dianteiros com sistema de ventilação, sistema de câmeras 360 graus, carregamento sem fio para smartphones, ar-condicionado digital automático com saída para o banco traseiro, sistema keyless com partida do motor por botão, faróis Full LED, espelho retrovisor interno eletrocrômico – anti ofuscamento entre outros itens.
Com relação a segurança, a Índia é mais atrasada em relação ao Brasil, lá não existe a obrigação de airbags frontais e freios ABS nos carros como há no Brasil, apesar disso, o Grand Vitará 2023 virá de série em todas as suas versões com airbags frontais, controles de tração e de estabilidade.
Enquanto apenas na versão mais cara, haverá airbags laterais e do tipo cortina, sensor de pressão dos pneus, assistente de descida em rampas. É importante lembrar que, pelo menos na versão indiana, não há itens como frenagem frontal automática, assistente de permanência na faixa, monitoramento de pontos cegos, além de piloto automático, quem sabe uma possível versão global traga estes itens.
Motores Suzuki Grand Vitara 2023
Chegamos na parte que os fãs do Grand Vitara original ficarão surpresos e talvez um pouco tristes. O novo SUV aposta na eletrificação, há duas opções de motores, ambos equipados com tecnologia híbrida, porém que focam apenas na economia e não em potência, a tração 4×4 ainda existe porém…
Versão 1.5 de 102 cv
A versão mais barata trará um bloco 1.5L VVT Dual (mesmo motor do Toyota Yaris brasileiro), 4 cilindros a gasolina, com modestos 102 cv de potência para 13.5 kgfm de torque, o diferencial aqui é que ele trabalha em conjunto com um sistema híbrido leve de 12 V (12-Volt ISG), dotado de um alternador próprio e baterias de íons de lítio, que armazenam energia para ajudar a alimentar os sistemas elétricos do carro, diminuindo o uso do motor a combustão para isso.
O câmbio será manual de cinco velocidades ou automático de seis. Já a tração pode ser 4×2 dianteira ou 4×4 integral (deve ser interessante ver como se comportará o pesado Grand Vitará com tração 4×4 e um motor de apenas 102 cv).
Vale a pena comentarmos que a tração 4×4 do Grand Vitara é de verdade, raiz e com muita qualidade, trata-se de sistema AllGrip, o mesmo conjunto usado por exemplo no valente Suzuki JIMNY SIERRA, possui eixo cardã, marcha reduzida e distribuição automática de tração, além de contar com quatro modos de condução: Auto, Sport, Snow, e Lock.
Motor 1.5 híbrido HEV é bem interessante
Sem dúvidas, o grande destaque do Grand Vitara 2023 em termos de motores será a variante híbrida HEV – híbrida auto carregável, que conta com novo um sistema desenvolvido pela Toyota, que permite ao Grand Vitara 2023, rodar por até 25 km na cidade apenas usando o modo EV (modo elétrico), sem precisar de gasolina, após isso, as baterias do motor elétrico passam a ser recarregadas pelo motor a gasolina.
É o mesmo motor 1.5 VVT de 95 cv da versão mais barata, porém combinado aqui com um motor elétrico ISG muito mais potente, com 70 cv e um pack maior de baterias de lítio, neste caso a potência combinada fica em 116 CV e 14.1 kgfm de torque. O câmbio da versão híbrida HEV é automático e-CVT, porém infelizmente esta versão terá apenas tração 4×2 dianteira.
O novo Grand Vitara virá ao Brasil ?
O Novo Suzuki Grand Vitara 2023 começará a ser vendido no final de 2022 lá na Índia, a expectativa é de que um futuro próximo, o SUV também possa ser vendido em outros países, ou até mesmo se tornar um substituto para a atual geração do Suzuki Vitara (foto acima), que foi lançada em 2015 e já carece de mudanças.
Quanto ao lançamento no Brasil, não há nenhuma informação oficial, porém atualmente a Suzuki conta apenas com um único modelo em seu portfolio no país, o jipe 4×4 Jimny Sierra, ofertado por R$ 170.000, sendo que o Vitara e o S-Cross, foram retirados do mercado brasileiro no final de 2021, ou seja, caso queria continuar viva no Brasil, a Suzuki tem de encontrar novidades para trazer, vamos aguardar.
E ai o você gostou do novo Grand Vitara 2023? Deixe sua opinião nos comentários.