Este é o Ford Mustang 2024, a sétima geração do muscle car norte americano, apesar de não parecer, é um carro totalmente novo, tem uma carroceria maior mais moderna, interior inspirado nos caças aéreos, além de mais tecnologia embarcada, também há novos e mais potentes motores, 4 cilindros turbo ou um V8, alias muitos dizem que esta será a ultima geração do Mustang como nós conhecemos, já que a Ford já anunciou que irá eletrificar até 2026 todos os seus carros, as vendas do novo Mustang começam na metade de 2023, ele chegará já como modelo 2024.
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Design é uma atualização, ao invés de inovação …
Enquanto as duas ultimas gerações do Ford Mustang, a quinta lançada em 2004 e a sexta lançada em 2014, trouxeram mudanças radicais na carroceria a proporções do esportivo norte americano. Na sétima geração, a Ford optou por ser menos ousada e mais conservadora nas mudanças.
Apesar de ser um carro completamente novo, o Ford Mustang 2024 está mais para uma atualização do que inovação, já que as proporções e o estilo da carroceria não mudaram muito em relação ao modelo atualmente nas lojas, lançada em 2014. Na dianteira, os faróis ficaram mais afinados e modernos, ganharam um inédito sistema de iluminação com canhões de LED.
A grade frontal ficou maior e mais larga, assim como as tomadas de ar do para-choque, destaque ainda para os novos vincos do capô. Pela primeira vez, a versão mais potente GT (foto acima), terá um conjunto dianteiro diferente das outras versões, com tomadas de ar maiores e mais agressivas, além de um desenho interno diferente na grade frontal, capô com tomada de ar e até mesmo um aerofólio na traseira de série.
O desenho do teto se manteve praticamente o mesmo do Mustang 2015, enquanto que nas laterais, a carroceria ganhou vincos mais evidentes com maior projeção para fora, principalmente na parte traseira, que está mais alongada.
Visto de traseira, destaque para o novo desenho das lanternas, que são divididos em três segmentos verticais, uma marca clássica dos primeiros Mustangs lá da década de 1960, para completar, o para-choque ficou mais agressivo e aerodinâmico, conta agora com umas espécie de difusor na parte inferior, além de quatro saídas de escapamento na versão GT, alias a versão GT tem ainda rodas maiores aro 19 de série ou opcionalmente aro 20, enquanto as versões mais baratas, 4 cilindros, sairão de fábrica com rodas menores aro 17, que inegavelmente são pequenas frente ao tamanho do carro.
Interior…
Se por fora o Novo Mustang 2024 não mudou radicalmente, o interior sim mudou tudo, de acordo com a Ford, a nova arquitetura da cabine, foi inspirada nos jatos militares, abandonando o estilo clássico presente nas gerações anteriores, a quantidade de botões foi reduzida drasticamente, a cabine ficou mais limpa e tem agora uma proposta futurista, principalmente pelo novo sistema multimídia que forma uma tela única com o painel de instrumentos.
Esta solução lembra a vista nos recentes lançamentos da BMW, é uma grande tela em OLED que envolve o motorista, sendo que a tela acima do painel de instrumentos tem 12.4 polegadas e é completamente configurável, ou seja, o motorista escolherá o que quer ver, enquanto a tela da multimídia tem ai 13,2 polegadas, e já roda o sistema SYNC 4 da Ford, trazendo inclusive comandos por voz via Amazon Alexa, será possível pedir por voz para o carro realizar comandos.
Ainda falando nas telas do Mustang, elas usam o sistema gráfico Unreal Engine, que é o mesmo sistema usado nos vídeos games de nova geração, como no Playtstation 5, ou seja, a qualidade dos gráficos na tela promete surpreender.
Haverá três tipos de bancos, bancos comuns em tecido para a versão mais barata 4 cilindros, bancos em couro como opcional, enquanto a versão top de linha GT, trará bancos esportivos do tipo concha da marca Recaro, revestidos em couro preto, branco ou vermelho (foto acima), usados pela primeira vez no Mustang.
Tecnologia de condução semiautônoma
Os fãs de tecnologia, ainda poderão usufruir de comodidades como carregador wireless para smartphones, piloto automático adaptativo ACC, frenagem frontal automática, leitura de placas e sinais de transito, monitoramento de trafego cruzado traseiro que auxilia na hora de dar marcha ré, auxílio para manter o carro dentro da faixa de rolagem, capaz até de fazer manobras evasivas para evitar colisões, monitoramento de pontos cegos, ou seja, o Mustang 2024 terá a versão mais completa do pacote de assistência Ford Co-Pilot360™.
Há ainda o pacote de conexão remota Ford Pass Connet, que permite fazer diversas operações através do smartphone do dono, como consultar a localização do carro, status do motor, dados de viagens, telemetria e etc.
Há uma tomada USB no teto próxima a altura do retrovisor, para que o piloto conecte uma câmera ou um celular para gravar a direção durante um track day.
Motores…
Os puristas podem ficar tranquilo, que apesar da atual moda elétrica, ainda não foi desta vez que o Mustang foi eletrificado, pelo menos por enquanto não há informações sobre uma versão híbrida, o Mustang 2024 na versão GT, usará um novo V8, de 5.0 litros, que estreia tecnologias como dois dutos de admissão de ar, e duplo corpo de acelerador, chamado pela Ford de V8 Coyote, este novo bloco ainda não teve sua potência divulgada, porém a Ford alerta que este será o V8 mais poderoso já usado no Mustang GT, ou seja, é esperado que ele supere 470 cv e tenha torque próximo aos 60 kgfm, além de consumo reduzido em relação ao V8 5.0 atual no Mustang.
As versões mais baratas usarão motor 4 cilindros, 2.3 litros, turbo ECOBOOST, ainda sem potência confirmada, porém acreditamos que supere os 315 cv de força, e 47 kgfm de torque.
Câmbio manual segue firme…
Raridade hoje em dia, o novo Ford Mustang 2024 tanto na versão V8 quanto na 4 cilindros, virá de série com câmbio manual tradicional de alavanca, com seis marchas, porém dotado do sistema REV MATCHING, que permite fazer as trocas de marchas praticamente sem tirar o pé do acelerador, como um opcional haverá o já conhecido câmbio automático de 10 marchas, usado no Mustang atual.
Detalhes de alta performance…
O Novo Ford Mustang 2024 terá diferentes opções de setup de fábrica, visando atender a diferentes tipos de perfil, desde pessoas que querem um “sport car” mais light, para no máximo fazer um passeio tranquilo na estrada nos finais de semana, até donos mais radicais, os pilotos de finais de semana, que querem levar o Mustang ao limite em uma pista de corrida em um track day, será possível montar o carro ao seu gosto.
Ambas as versões podem opcionalmente vir com o Performance Pack, que agrega recursos para as pistas de corrida, como barra de reforço anti-rolagem na suspensão dianteira, diferencial traseiro com escorregamento limitado da marca Torsen, suspensão adaptativa ajustável com amortecedores magnéticos, pneus e rodas mais largos no eixo traseiro (aro 20), além de freios de alta performance da marca Brembo, com discos gigantes de 390 mm de diâmetro na dianteira e 355 mm na traseira e pinças de alta performance.
As versões mais radicais do Mustang 2024 terão nada menos do que seis modos de condução: Normal, Sport, Escorregadio, Arrancada, Pista, além do modo Individual, que pode ser customizado pelo dono.
Nas lojas em…
Apesar de estar sendo apresentado agora em setembro de 2022, ainda vai demorar um bom tempo para que o novo Ford Mustang chegue as ruas, de acordo com a fabricante, a produção lá na fábrica de Flat Rock, em Michigan, terá inicio apenas no verão de 2023, ou seja, provavelmente apenas em junho ou julho do ano que vem ele chegará as ruas.
O lançamento do novo Mustang no Brasil deve acontecer apenas em 2024.