Este é o novo BMW M2 2023, a segunda geração do M2 chega radicalizando nas mudanças, ao começar pelo seu design, que é bastante ousado e diferente de todos os outros carros da BMW atualmente. A cabine do M2 ficou muito mais tecnológica, porém a principal atração é mesmo o seu desempenho que foi aprimorado, graças ao novo chassi, mais largo e longo, a dirigibilidade do M2 foi melhorada, e o desempenho também, o motor 6 cilindros turbo agora entrega 460 cv de potência.
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BMW M2 2023 – Design
O desenho do BMW M2 2023 a primeira vista deve causar uma certa estranheza, é diferente de todos os outros BMWs produzidos atualmente, o esportivo ficou muito chamativo, a dianteira assumiu um desenho com formas quadradas e retas, os faróis ficaram mais compactos, passando a vir com uma nova tecnologia Full LED, o capô do M2 2023 está muito mais longo em relação a primeira geração, recebeu uma nova saída de ar central para melhorar a refrigeração do motor, aliás as tomadas de ar também foram ampliadas em relação ao modelo anterior.
Nas laterais, as caixas de rodas têm maior projeção para fora, alias os eixos do BMW M2 estão mais largos, é como se o esportivo viesse de fábrica com um “body kit”, solução que também deixa o M2 com um porte mais robusto e imponente, além de melhorar o comportamento em curvas.
Por fim na traseira, temos também um desenho mais anabolizado, o para-choque está mais imponente e conta também com formas mais retas, as lanternas tem iluminação por LED com efeito 3D de profundidade, a tampa do porta-malas ficou mais aerodinâmica, porém o que mais chama atenção, é o sistema de escapamento em inox com 4 ponteiras gigantes, alocado na parte inferior do para-choque e que fica propositalmente exposto, dando uma visual mais “racing” ao M2.
Opcionalmente o M2 pode vir com faróis em LED Matrix adaptativos, além de teto feito em fibra de carbono reforçada CFRP, o teto em carbono reduz o peso do carro em 6 kg.
Acima o atual BMW M2, note a diferença no tamanho para esta nova geração
BMW M2 2023 – Dimensões
O BMW M2 de primeira geração ficou conhecido por ser um esportivo do tipo cadeira elétrica, ou seja, muito veloz, porém arisco e difícil de ser domado, isso era explicado pelas dimensões compactas do chassi da geração anterior, combinado com um peso não tão leve 1600 kg, tração traseira, e um motor super potente, com 400 cv, essa combinação fazia dele um coupé pouco amigável nas curvas.
Nesta nova geração, querendo deixar M2 mais previsível, equilibrado e bom de curva, a BMW repensou as proporções do carro, o modelo ficou mais comprido, largo e baixo, visando reduzir o centro de gravidade e grudar no piso.
A carroceria do BMW M2 agora mede 4,58 m de comprimento (12 cm mais longa), enquanto a largura aumentou 3 cm, passando para 1,88 metros, a altura do teto foi rebaixada em 1 cm, passando para 1,40 metros, porém a alteração mais importante está na distância entre eixos, ampliada de 2,69 m para 2,75 m, um aumento considerável de 6 cm.
Com isso o BMW M2 virou uma espécie de mini M4, sendo agora apenas 11 cm mais curto em relação ao irmão maior.
Ainda falando nas medidas, para garantir que o novo BMW M2 2023 tenha melhor estabilidade em curvas, os eixos dianteiro e traseiro ficaram cerca de 4 cm mais largos, a coluna “C” e a porção traseira do M2 receberam diversos reforços estruturais para deixar o carro mais rígido e com menos rolagem, lembrando que a distribuição de peso é de 50/50, ou seja, 50% no eixo dianteiro e 50% no eixo traseiro, algo raro de acontecer em carros com motor dianteiro, porém…
BMW M2 2023 – Peso
Como a nova carroceria do M2 é muito maior em relação ao modelo original de 2015, não há milagres, o peso engordou em torno de 160 kg, o M2 original tinha entre 1550 kg até 1650 kg, dependendo da versão e do câmbio, o novo M2 2023 pesa 1710 kg na versão manual ou 1725 kg na automática.
BMW M2 2023 – Rodas
Agora o BMW M2 virá de série com rodas de tamanhos diferentes, aro 19 na dianteira e aro 20 na traseira, calçadas por pneus medidas 275/35 ZR19 e 285/30 ZR20 respectivamente, ou seja, os pneus são 1 cm mais largos no eixo traseiro, opcionalmente o esportivo pode vir com rodas aro 20 na dianteira e 21 na traseira, feitas em um alumínio mais leve e resistente, ela são combinadas com pneus de alto desempenho, ideais para pistas de corridas.
BMW M2 2023 – Interior
A cabine do BMW M2 também mudou radicalmente, o desenho simplificado da geração anterior, deu lugar a um painel muito mais requintado e luxuoso, o grande destaque, é a central multimídia, agora unida com o painel de instrumentos em uma tela única curva em OLED, a tela acima do volante tem 12,3 polegadas, enquanto a tela da multimídia tem 14.9 polegadas, é uma das maiores telas já colocada à bordo de um BMW.
O acabamento do M2 subiu de nível, há diversos detalhes em couro, fibra de carbono e alumínio, pela primeira vez o coupé poderá vir opcionalmente com bancos esportivos do tipo concha, feitos em fibra de carbono, estes bancos reduzem o peso final do carro em 10,8 kg (foto abaixo).
Para quem prefere conforto ao invés de esportividade, os bancos do M2 2023 que virão de série ficaram mais confortáveis, possuindo inclusive ajustes elétricos com memória, além de revestimento em couro perfurado Vernasca/Sensatec.
Ainda falando em tecnologia e conforto, o BMW M2 2023 recebeu um novo ar-condicionado tri-zone, ou seja, com três zonas individuais de temperaturas uma para cada lado do carro e também para o banco traseiro, além de para-brisa acústico mais grosso e reforçado, faróis e limpadores do para-brisa com automáticos, luzes em LED configuráveis na cabine, além de retrovisores elétrico com aquecimento, sistema de som Hi-Fi, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, piloto automático inteligente com frenagem automática, alerta de colisão frontal com frenagem automática, além de auxílio para manter o carro dentro da faixa – um sistema que alerta ao motorista quando ele sai da faixa e faz correções no volante para evitar que o carro saia da rota.
Como opcional, além dos bancos em carbono, o novo BMW M2 pode vir com teto solar elétrico, com tamanho 20% maior em relação a geração anterior, sistema de som premium assinado pela marca Harman Kardon, além de recursos de condução e segurança adicionais como piloto automático adaptativo ACC com função Stop and Go, que no transito é capaz de seguir o carro à frente, além de manter uma distância segura do veículo à frente nas estradas.
BMW M2 – Interior mais espaçoso
Além de ter melhorando o comportamento do novo BMW M2 2023, as novas medidas também deixaram o coupé da BMW mais funcional, o espaço interno foi ampliado, há mais conforto para quem viaja no banco traseiro, porém o tamanho do porta-malas não mudou, seguiu com 390 litros, porém agora o banco traseiro é tri-partido na proporção 40/20/40, permitindo levar cargas maiores, deitando apenas uma parte do banco traseiro.
BMW M2 2023 – Motor e câmbio
Deixando a parte mais importante para o final, falaremos da motorização e desempenho do novo BMW M2, o motor 3.0 seis cilindros em linha, bi-turbo, foi melhorado, desenvolve agora 460 cv de potência e 55 kgfm de torque, um aumento de 90 cv em relação ao M2 original de 2015, e 50 cv a mais em relação a M2 Competition de 2020.
A tração segue traseira e o câmbio de série é manual de seis velocidades, isso mesmo um câmbio manual com alavanca, algo raro hoje em dia, porém se você prefere mais conforto e desempenho (sim o câmbio automático é mais veloz), a BMW oferece no M2 um câmbio automático M Steptronic Drivelogic com 8 velocidades.
Destaque ainda para o novo sistema de escapamento ativo controlado eletricamente, projetado pela divisão Motorsport da BMW, é capaz de ajustar seu ronco de acordo com a rotação do motor, tendo de acordo com a BMW um som bastante agressivo, porém dependendo da condução, o sistema consegue ser muito silencioso e livre de ressonância, aquele ruído que incomoda bastante nos escapamentos mais abertos, principalmente em viagens mais longas.
BMW M2 2023 – Desempenho
A versão automática do M2 é mais veloz, acordo com dados da BMW, o novo M2 2023 automático acelera de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos, já com câmbio manual são 4,3 segundos, 200 km/h surgem em 13,5 segundos na M2 automática ou 14,3 segundos na manual.
Enquanto a velocidade máxima por padrão é limitada aos 250 km/h por questões de segurança, porém caso o comprador leve o pacote opcional M Drive Package, o limitador passa para 284 km/h.
BMW M2 2023 – Freios de alta performance
A BMW também melhorou o sistema de freios do M2, desenvolvidos pela divisão M da marca, são discos gigantes de 380 mm na dianteira e 370 mm na traseira. As pinças de freio tem por padrão pintura na cor azul, e opcionalmente podem vir em vermelho.
Ainda falando nos freios eles contam com sistema integrado ou seja, há diferentes tipos de funcionamento no mesmo sistema, frenagem normal, frenagem booster e controle eletrônico, há dois padrões de funcionamento para o pedal de freio, um mais macio e confortável e ou outro mais duro, direto e preciso – próprio para uma condução mais radical em um track day por exemplo, é possível alterar o tipo de frenagem através do M Setup na multimídia.
BMW M2 – Esportivo raiz
Ainda falando na eletrônica em favor do desempenho, o dono do M2 pode através de um botão no volante, ativar o M Dynamic Mode, um modo que deixa o esportivo mais raiz, divertido, arisco, porém também mais perigoso, fazendo com que a roda traseira patine com maior facilidade, a entrega da potência acontece de forma mais bruta e direta.
Para os mais corajoso, há a possibilidade de tornar o novo M2 praticamente em carro de drift, é possível configurar e personalizar a intervenção dos controles de estabilidade e de tração, são 10 níveis de ajuste.
BMW made in Mexico
Uma noticia boa para nós brasileiros é que esta nova geração do BMW M2 será feita no México, mais precisamente na fábrica em San Lui Potosi, inaugurada em 2019 e que produz atualmente o Série 3, para anteder principalmente os Estados Unidos.
É uma boa noticia para nós brasileiros, já que vindo importado do México ao Brasil, o novo BMW M2 não pagará imposto de importação, já que o Brasil e México possuem acordo de livre comércio.
De forma alguma isso quer dizer que o Novo BMW M2 será um carro barato no Brasil, porém vindo do México, o M2 custará mais barato do que caso viesse importado da Europa, podemos pegar o exemplo do Série 3, produzido aqui no Brasil ele custa R$ 298.950, e atualmente o Série 1, modelo inferior porém que vem importado da Europa, custa praticamente a mesma coisa do Série 3, R$ 294.000.
Fonte e mais fotos em: Netcarshow.com