O lançamento mais esperado do ano acaba de ser revelado oficialmente a Nova Chevrolet Montana 2024, totalmente nova, a picape já está disponível em pré-venda com valores a partir de R$ 134.490 e chega com a missão de desafiar o domínio da Fiat no segmento de picapes, e ai será que ela tem qualidades para isso?
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Versões Chevrolet Montana 2024
A nova Montana chegará já como modelo 2024, embora a fase de pré-venda comece agora em dezembro, a novidade chegará as lojas apenas em fevereiro de 2023 e as primeiras unidades devem ser entregues entre abril e maio. Inicialmente disponível em apenas duas configurações: LTZ, que custa R$ 134.490 e a top de linha Premier que sai por R$ 140.490.
A Chevrolet informa que no decorrer de 2023 chegarão novas versões com preços mais acessíveis.
Preços Chevrolet Montana 2024
Montana LTZ – R$ 134.490
Montana Premier – R$ 140.490
Motor Nova Montana 2024
Tanto a LTZ quanto a Premier sairão da fábrica equipadas com o já conhecido motor 1.2L turbo 3 cilindros, acoplado a câmbio automático de seis velocidades e dotada de tração 4×2 dianteira. Esse motor, que é o mesmo usado pelo Tracker em suas versões mais caras, recebeu uma calibração exclusiva para a Montana, porém sua potência não foi alterada, segue entregando com etanol 133 CV de potência para 21.4 kgfm de torque, enquanto que com gasolina são 132 cv e 19,4 kgfm.
Mais barata, porém menos potente que a Fiat Toro…
Comparada com a Toro, a Montana é muito menos potente, a picape Fiat conta com um bloco 1.3L Turbo com 185 CV e 27.5 kgfm de torque, estamos falando de uma diferença considerável de 52 cv e 6 kgfm.
Porém a picape da Chevrolet custará menos que a “rival” Fiat, a versão mais cara da Montana, a Premier, custará R$ 3.000 a menos em relação a opção mais barata da Fiat Toro (Endurance 1.3 turbo R$ 143.500).
Podemos dizer que a diferença gigante na motorização deixa claro que Chevrolet Montana e Fiat Toro não irão se enfrentar diretamente, a Chevrolet quis posicionar a Montana abaixo da Toro, além disso, a picape Fiat tem ainda a opção de motor diesel e da tração 4×4, inexistentes no modelo Chevrolet. Lembrando que os valores da Toro chegam a R$ 220.000, ou seja, custam quase R$ 100.000 a mais em relação a Montana.
Rival da Renault Oroch e não da Fiat Toro
A briga direta da Nova Montana será com a Renault Oroch, modelo que é equipado com motor 1.6 de 118 cv ou 1.3 turbo de 170 cv e atualmente custa entre R$ 113.600 até R$ 145.700, praticamente a mesma faixa de preço do modelo Chevrolet quando as versões mais baratas com câmbio manual chegarem ao mercado.
A Montana também tentará roubar compradores da Fiat Strada. Alias o posicionamento de mercado da Montana pode ser o grande trunfo para o sucesso do modelo, comentaremos mais sobre isso ao final do texto.
Consumo Chevrolet Montana 2024
A vantagem de ter motor pouco potente é o consumo de combustível mais baixo, alias a Montana será bastante econômica para uma picape.
Segundo dados divulgados pela fábrica, a Nova Chevrolet Montana 2024 faz com gasolina 11.1 km/l na cidade e 13.3 km/l na estrada. Já com etanol no tanque os números ficam em 7.7 km/l na cidade e 9.3 km/l na estrada.
Ainda de acordo com a GM em um segundo momento a Montana também estará disponível com câmbio manual, que será ainda mais econômica, porém a montadora não especificou uma data exata para que isso ocorra.
Design nova Chevrolet Montana 2024 foi inspirado na Toro?
Como você já deve ter percebido da antiga Montana só restou o nome, em sua terceira geração a Chevrolet Montana se tornou uma picape média. Enquanto as gerações anteriores enfrentavam modelos como Fiat Strada e VW Saveiro, agora a Chevrolet quer disputar em um segmento superior e mais rentável.
Para isso, a Montana passará apostar também em seu visual para ganhar compradores, sua carroceira tem linhas agressivas e de apelo mais jovem, visando fazer sucesso e conquistar diferentes tipos de consumidores, não só pessoas que querem uma picape por necessidade. É o mesmo conceito dos SUVs, a maioria das pessoas não precisa mas acham legal ter um.
Qualquer semelhança é mera coincidência
Não, o design da Nova Montana não é uma cópia ou foi “inspirado” na Fiat Toro. Apesar de que realmente os elementos visuais da dianteira principalmente o conjunto ótico, lembrarem bastante o visual da Fiat Toro (foto abaixo), a nova Montana estreia no Brasil o novo padrão de estilo que a Chevrolet vem adotando em seus lançamentos no mercado norte americano, como na nova Trailblazer.
E ai o que você achou do visual da nova Montana? Deixe sua opinião nos comentários mais abaixo.
Se de frente a Montana chega a lembrar a Toro, de perfil e traseira ela é muito mais original, tendo uma identidade própria. De perfil a picape traz um porte robusto e limpo, o teto e as janelas têm um jeitão mais quadrado, e por se tratar de uma picape com chassi monobloco (tipo carro de passeio) a caçamba fica integrada com o resto da carroceria.
Enquanto que na traseira, chama atenção o conjunto de lanternas, as peças são conectadas por um aplique preto brilhante que imita vidro.
As versões LTZ e Premier trazem diferenças visuais entre si, mudando o acabamento da grade frontal, que é cromado na LTZ e preto brilhante na Premier, o desenho das rodas aro 17 é diferente, elas são diamantadas na LTZ e preto brilhante na Premier, além dos faróis que possuem lâmpadas normais na versão mais barata e Full LED na versão mais cara.
Dimensões Chevrolet Montana 2024, são menores que a Toro
Com 4.72 metros de comprimento contra 4.94 m da Fiat Toro, fica evidente que a Nova Montana ocupará uma posição inferior a Toro, a picape Chevrolet é 22 cm mais curta, além de ser 4 cm mais estreita, a largura é de 1.80 m contra 1.84 m da Toro, outra diferença importante é no espaço interno, muito menor na pick up Chevrolet.
Infelizmente a Chevrolet preferiu fazer segredo com relação a distância entre-eixos e a altura da nova Montana.
As dimensões da Nova Montana são mais próximas da Oroch, comprimento e largura são praticamente os mesmos da pick up Renault (4.72 m de comprimento e 1.83 m de largura).
Tamanho da caçamba da nova Montana
A caçamba da nova Chevrolet Montana tem volume de 874 litros, perde para a Fiat Toro que tem 937 litros, porém supera com folga a Renault Oroch que acomoda apenas 683 litros em sua caçamba.
Só para efeito de comparação, a Chevrolet S10 tem caçamba de 1.061 litros.
Por enquanto a Chevrolet não revelou qual é a capacidade de carga da nova Montana.
Destaque para a caçamba inteligente que possui diversas opções de configuração interna. Opcionalmente a picape pode vir equipada com sistema de divisórias, chamado de Multi-Board, permitindo uma grande otimização do espaço no compartimento de carga, com a possibilidade de transportar pequenos objetos como chaves ou ferramentas sem que fiquem soltos na caçamba (foto acima e abaixo), além de facilitar ao acesso e organização da carga.
O equipamento Multi-Board, virá de série nos 2.000 primeiros exemplares vendidos da Nova Montana nesta fase de pré-venda, porém será vendido como uma acessório opcional, ainda não foi revelado seu preço.
Interior da Chevrolet Montana 2024
Interior da nova Chevrolet Montana 2024 fica devendo
O interior da Nova Chevrolet Montana 2024 não ousa muito em termos de estilo, seu painel adota o novo padrão dos carros da Chevrolet no mercado externo, esse desenho estará presente na versão renovada do Onix e Onix Plus que deverão chegar às ruas até 2024, o estilo é marcado pela tela da central multimídia que fica em uma posição levemente voltada para o motorista.
O acabamento é apenas Ok, a cabine é simples não há luxos à bordo, sendo que a versão mais cara Premier será a única a contar com revestimento soft touch na porção central do painel nas forrações das portas.
Interior da Montana tem a mesma arquitetura do Tracker RS (foto acima) apresentado na China, porém é mais simples
Nos modelos da Chevrolet lá fora, como no Tracker RS (foto acima), este interior conta com itens mais sofisticados como painel digital e freio de estacionamento com botão (foto acima), infelizmente a Chevrolet quis economizar na picape brasileira, o painel é tradicional e o freio de estacionamento é por alavanca, tudo para baratar o modelo.
Vale lembrar que a Fiat Toro já vem com painel digital de 7 polegadas, desde sua versão mais barata.
Equipamentos de série da nova Chevrolet Montana
O conjunto de equipamentos também não traz grandes evoluções, quem esperava recursos tecnológicos como piloto automático adaptativo, frenagem frontal automática e sistema de câmeras, ou ainda uma super multimídia com tela grande irá se decepcionar, a Nova Montana traz apenas um arroz com feijão em termos de equipamentos.
Nova Montana LTZ – R$ 134.490
• 6 airbags
• Chevrolet MyLink 8″ integrado
• OnStar e Wi-Fi nativo
• Rodas de alumínio 17”
• Chave com sensor de aproximação
• Câmera e sensor de ré
• Protetor de Caçamba
• Capota marítima com a melhor vedação
• Transmissão automática
• Portas com sensor de aproximação
• Partida sem chave
• Descansa-braços
• Bancos com acabamento de alto padrão em tecido + revest. premium
Equipamentos Nova Montana Premier – R$ 140.490
• Todos os itens da LTZ mais:
• Ar-condicionado digital automático
• Alerta de ponto cego
• Faróis full LED
• Banco com revestimento premium
• Carregador sem fio
Projeto brasileiro…
Vale lembrar que a nova Chevrolet Montana é um projeto que foi capitaneado pelo centro de desenvolvimento da GM no Brasil, contando com ajuda dos centros de pesquisa e desenvolvimento da Chevrolet na América do Norte e Ásia, o modelo é feito sobre a mesma plataforma do Tracker. Será montado na fábrica da GM em São Caetano do Sul, SP, além do Brasil também será exportada para outros países.
Preço deve ser o grande trunfo da nova Montana:
Quem esperava que a Nova Chevrolet Montana fosse uma rival direta para a Fiat Toro, já viu que este não será o caso, ela é menor, tem motor menos potente, oferece apenas tração 4×2, tem interior e lista de equipamentos mais simples, porém isso é proposital, o preço mais baixo.
A estratégia da Chevrolet é posicionar a Nova Montana entre a Fiat Strada que na sua versão mais cara custa próximo dos R$ 130.000 e abaixo da Fiat Toro, que hoje em suas versões principais saem por cerca de R$ 170.000.
Estes dois modelos Fiat dominam amplamente o segmento de picapes no Brasil. A Fiat detém a impressionante fatia de 49% de todo o mercado de picapes, enquanto a GM tem apenas 7%. Segundo dados da Fenabrave.
Se consideramos as vendas de janeiro até novembro de 2022, Fiat Strada e Fiat Toro somam um total 148.560 unidades, isso é mais do que a soma de Toyota Hilux, Chevrolet S10, Nissan Frontier, Mitsubishi L200 Triton, Ford Ranger, Volkswagen Amarok e Volkswagen Saveiro, juntas neste mesmo período.
É este consumidor de picape Fiat que a Chevrolet quer fisgar com a nova Montana. Tanto é que a Chevrolet já anunciou que a Montana terá uma versão mais barata LT com câmbio manual, possivelmente preço na casa dos R$ 120.000.
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