Atualmente a gama de carros de passeio da Citroën no Brasil é formada por apenas dois modelos: o Novo C3 lançado no último ano e o SUV C4 Cactus no mercado desde 2018. Embora seja incapaz de desafiar os líderes da categoria: Chevrolet Tracker (70.806 unidades vendidas em 2022) e VW T-Cross (65.341 unidades), o Citroën C4 Cactus vêm conseguindo bons números em vendas. Em 2022 foram 18.450 unidades emplacadas, superando inclusive modelos tradicionais como o Honda HR-V. A razão para este relativo sucesso do SUV da Citroën é seu preço bastante competitivo, a versão LIVE está sendo vendida por R$ 100.990, valor que coloca o C4 Cactus como o mais barato da categoria.
Índice desta matéria
C4 Cactus 2024 (*atualização)
Confira abaixo a matéria já com o modelo 2024, que tem novos preços e equipamentos.
Linha 2023 do Citroën C4 Cactus
Atualmente o C4 Cactus 2023 é oferecido em seis versões de acabamento: Live, X-Series, Feel, Feel Pack, Shine e Shine Pack, com preços “oficiais” que vão de R$ 108.990 até R$ 148.990, porém os valores reais são muito mais baixos.
Descontos imperdíveis na Citroën em 2023
A Citroën vem oferecendo descontos muito interessantes para o C4 Cactus, as promoções atualmente (janeiro de 2023) chegam a R$ 15.000 de descontos. A fabricante ainda oferecer opções de financiamento facilitadas através do banco próprio da marca, com entrada de 60% e o restante em parcela única dentro de 2 anos.
Nesta promoção (agora de janeiro de 2023) o C4 Life sai por R$ 100.990. Também há descontos para as versões Feel (R$ 114.490) e Shine (R$ 131.990). Importante falarmos que os modelos em promoção são 2022/2023.
Fora da promoção, já adiantamos que a versão X-Series que custa R$ 118.890, tem disparado o melhor custo benefício da gama e talvez o melhor da categoria, tem visual diferenciado e boa lista de equipamentos custando muito menos que a maioria dos rivais.
Versões e preços C4 Cactus 2023
C4 Cactus 2023 Live 1.6L 16V – R$ 108.990 (preço promocional – R$ 100.990)
C4 Cactus 2023 X-Series 1.6L 16V – R$ 118.890
C4 Cactus 2023 Fell 1.6L 16V – R$ 130.990 (preço promocional – R$ 114.990)
C4 Cactus 2023 Fell Pack 1.6L 16V – R$ 131.990
C4 Cactus 2023 Shine 1.6L 16V – R$ 134.990 (preço promocional – R$ 131.990)
C4 Cactus 2023 Shine Pack 1.6L Turbo – R$ 147.990
Nenhuma mudança no C4 Cactus para 2023
A linha Citroën C4 Cactus 2023 não tem alterações em relação ao modelo 2022. Basicamente a única novidade ficou por conta do motor 1.6L 16V (EC5) recalibrado, o propulsor teve em 2022 sua potência alterada para atender as novas regras de emissão do Proconve L7.
Motor 1.6 16v aspirado
Todas versões do C4 Cactus no Brasil (com exceção da Shine Pack THP) usam o 1.6 16v EC5 quatro cilindros aspirado, que ficou sutilmente mais potente quando abastecido com etanol, a potência foi ampliada para 120 CV, um ganho de 2 CV. Porém não se anime, com gasolina o carro perdeu potencia, tem agora 113 CV, antes 115 cv. O torque do SUV não mudou, são 15.7 kgfm com etanol ou 15.5 kgfm com gasolina.
Desempenho motor 1.6L aspirado
Com o motor 1.6L aspirado, o Citroën C4 Cactus 2023 vai de 0 a 100 km/h em 12 segundos e tem velocidade máxima de 190 km/h, um desempenho apenas razoável.
Vale a pena comentar a falta que o turbo faz aqui, o C4 Cactus 1.6 aspirado é muito mais lento em comparação ao rivais turbinados. Volkswagen T-Cross e Chevrolet Tracker (ambos 1.0 turbo), tem 0 a 100 km/h na casa dos 10 segundos.
Consumo do C4 Cactus 1.6 (aspirado) 2023
No consumo de combustível também faz falta a turbina. Enquanto rivais como Creta, T-Cross e Tracker usam motores menores, 1.0 litro, já com turbo e concepção mais moderna, a Citroën ainda insiste em utilizar no C4 Cactus o confiável, porém antigo, EC5 1.6 16v, bloco que estreou no Brasil em 2011. Presente desde então na maioria dos carros da Peugeot/Citroën, como no 208 e C3.
Na cidade o consumo do Citroën C4 Cactus 2023 fica em 7.7 km/l com álcool ou 8.9 km/l com gasolina. Enquanto em trechos rodoviários, o SUV da Citroën faz 11.2 km/l (etanol) ou 12.7 km/l (gasolina). Isso de acordo com dados do Inmetro.
O Volkswagen T-Cross 1.0 turbo, de acordo com o mesmo padrão do Inmetro, chega a fazer 14.2 km/l na estrada com gasolina.
Motor 1.6 THP turbo na versão Shine
Para quem busca melhor desempenho e consumo, a Citroën oferece o famoso 1.6L THP turbo, que tem 173 CV com etanol ou 166 CV com gasolina. Além da baita diferença na potência, o motor THP turbo também se diferencia pelo alto torque, são 24 kgfm, quase 10 kgfm a mais que o 1.6 aspirado, além da injeção direta de combustível.
Infelizmente este bloco é exclusivo da versão top de linha Shine Pack, que também é oferecida com a opção do bloco 1.6 aspirado.
C4 Cactus 2023 turbo THP 0 a 100 km/h, velocidade máxima e consumo
O C4 Cactus THP turbo tem temperamento totalmente oposto às demais versões. A combinação da carroceria leve (1.150 kg) com o motor potente, fazem deste SUV um verdadeiro esportivo, 0 a 100 km/h em 7.3 segundos e velocidade máxima de 212 km/h, desempenho de fazer inveja a todos concorrentes. Sendo o C4 Cactus THP o SUV mais rápido da categoria.
Acredite se quiser, apesar de todo este desempenho, a versão 1.6 THP do Cactus consegue ser mais econômica que a 1.6 aspirada. O consumo da versão turbo na cidade fica em 8.2 km/l (etanol) ou 9.5 km/l (gasolina), enquanto que na estrada: 11.7 km/l (etanol) ou 13.4 km/l (gasolina).
Câmbio automático seis marchas para todos
Independente do motor o câmbio do C4 Cactus 2023 é sempre automático de seis marchas e a tração 4×2 dianteira.
Design C4 Cactus 2023
Visualmente o C4 Cactus é o mesmo desde seu lançamento no Brasil em 2018, porém nas ruas o SUV Citroën não aparenta a idade. Justamente por ter desenho diferente e atemporal o carro continua agradando muito pelo visual, mantendo ainda um certo ar de novidade e atraindo olhares nas ruas.
Dimensões do C4 Cactus
Graças ao estilo robusto da carroceria o Cactus parece ser maior do que realmente é. Na realidade o modelo tem dimensões compactas para um SUV, mede apenas 4.17 m de comprimento por 1.71 m de largura e 1.56 m de altura, já sua distância entre eixos fica em 2.60 metros.
Apesar da distância entre eixos de 2.60 m estar no padrão da categoria (o mesmo patamar de Creta, Tracker e T-Cross), o comprimento total da carroceria é cerca de 15 cm menor em relação aos rivais. Podemos dizer que isto tem um ponto positivo e principalmente um negativo.
O lado bom é que: comparado aos concorrentes o C4 Cactus é mais fácil de manobrar, principalmente nas apertadas e disputadas vagas de estacionamento das grandes cidades, assim como em mercados, shoppings e garagens de prédios, ou seja, ter uma carroceria mais compacta tem suas vantagens.
Porta malas pequeno
Porém, o lado negativo é que falta porta malas no C4 Cactus. Com apenas 320 litros, o Citroën tem um dos menores bagageiros entre os SUVs, empatando na lanterna com o Jeep Renegade e perdendo feio para os demais adversários, compare: GM Tracker 393 litros, VW T-Cross 410 litros, Nissan Kicks 432 litros e Hyundai Creta 436 litros.
Boa altura do solo…
O C4 Cactus faz bonito com relação as capacidades esperadas para um SUV urbano, tem 22.5 cm de altura em relação ao solo, uma das maiores da categoria, os ângulos de ataque e saída de 22° e 32° graus respetivamente também agradam, garantindo que o modelo vença facilmente desníveis e obstáculos nas cidades, inclusive possa se aventurar em trechos leves fora do asfalto.
Interior do C4 Cactus
Se por fora o C4 Cactus disfarça muito bem a idade avançada, o mesmo não se pode dizer do interior que conta com uma cabine já um tanto ultrapassada e que carece de atualizações.
O painel tem o já esperado estilo “fora do comum” típico da marca francesa. Porém neste caso, a Citroën não mandou nada bem, o acabamento é pobre, há excesso de plástico – não há sequer forrações em tecido nas portas, algo difícil de aceitar em um carro que chega a custar próximo de R$ 150.000.
Pouca gente sabe, mas foi a Citroën brasileira que projetou e empobreceu a cabine do C4 Cactus do Brasil. Na época de seu lançamento em 2018, a marca optou por simplificar o interior do modelo brasileiro em relação ao europeu, visando baixar custos de produção e deixa-lo “menos caro”. Enquanto na Europa o C4 Cactus tinha um interior completamente diferente do nosso, com painel diferente e melhor acabamento.
Pontos negativos que incomodam na cabine do C4 Cactus
Para quem gosta de desfrutar de novidades e tecnologias, a central multimídia do C4 Cactus com tela de apenas 7 polegadas deve decepcionar. O espelhamento com Android Auto e Apple CarPlay existe, porém é feito apenas usando cabo, além disso, a interface é ultrapassada e a resolução muita baixa, não há sensor de ré e a câmera traseira que vem de série tem uma resolução ruim. Detalhe, infelizmente é a mesma central para todas versões do Cactus.
Para complicar ainda mais, somente a partir da versão Feel, que sai por R$ 130.990, é que o C4 Cactus passa a vir com alto falantes nas portas traseiras, as versões mais baratas têm apenas dois falantes na dianteira. É o tipo de coisa que só víamos em carros populares de entrada.
Também decepciona a falta de airbags laterais nas versões mais baratas. Bolsas laterais só estão disponíveis a partir da versão Feel Pack que custa R$ 131.000. Mesmo assim, ainda são apenas 4 airbags. Caso você queira 6 airbags (frontais, laterais e de cortina) apenas na versão Shine (R$ 134.990).
Lembrando que em todos os rivais como: Creta, T-Cross, Renegade e Tracker, já há seis airbags de série em todas as suas configurações.
Como você já deve ter percebido este é um dos motivos para o C4 Cactus custar muito menos que os rivais.
Pontos positivos no interior
Mas calma que há pontos positivos, todas as versões do C4 Cactus 2023 vêm como o painel 100% digital, além de ar-condicionado digital, câmera de ré, luzes diurnas em LED, central multimídia e câmbio automático, detalhes que são limitados as versões mais caras nos rivais.
Ainda como pontos positivos, há um bom espaço interno no banco traseiro, destaque para o conforto e macies da suspensão e o silêncio à bordo, típico da Citroën.
Ainda como qualidades, porém apenas para a versão top de linha Shine Pack, há recursos como frenagem frontal automática com detector de colisão frontal, além de alerta de saída de faixa.
Equipamentos de série e versões do Citroën C4 Cactus 2023
Live 1.6 16v AT – R$ 108.990 (preço promocional via site R$ 100.990)
A versão mais barata do C4 Cactus é a Live (foto acima), agora em janeiro de 2023 ela custa R$ 100.990. Apesar de ser a versão mais barata já vem de série bem equipada, trazendo ar condicionado digital, faróis com LED de condução diurna DRL, central multimídia com tela touch de 7 polegadas, câmera de ré, painel digital, vidros elétricos nas quatro portas, retrovisores elétricos, controles de tração e de estabilidade, assistente de partida em rampa, volante multifuncional com regulagem de altura e profundidade, sistema de áudio com 2 alto falantes, sistema Isofix para cadeirinhas infantis, rodas aro 16 em aço com calotas, direção elétrica com assistência variável, computador de bordo e câmbio automático de seis marchas.
X-Series 1.6 16V AT – R$ 118.890
Acima a série especial X-Series que conta com diferencial os detalhes pintados de bronze e as rodas de liga leve de 16 polegadas com acabamento preto, por R$ 118.890 ela tem um ótimo custo-benefício
Na sequencia há a edição especial X-Series que vêm sendo a mais vendida do C4 Cactus. Com preço de R$ 118.890 traz visual mais chamativo e sofisticado. A pintura cinza, chamada de Cinza Artens, é exclusiva e traz detalhes na cor bronze na dianteira e laterais, além de teto pintado em preto brilhante, cor Perla Nera. Outro diferencial da X Series são as rodas em liga leve aro 16, com desenho exclusivo e pintura em preto brilhante, além dos faróis de neblina.
No interior do C4 Cactus X Series há acabamento diferenciado nos bancos, volante revestido em couro e tapetes em carpete. O conjunto de equipamentos de série é o mesmo da versão de entrada Live, com a adição de recursos como piloto automático e dois modos de condução: ECO e Sport.
Feel 1.6 16v AT – R$ 130.990 – (Preço promocional R$ 114.990)
A versão Feel hoje custa “oficialmente” R$ 130.990 (porém está com um desconto de R$ 15.000 para as unidades 2022/2023, saindo por R$ 114.490), mas calma, saiba que esta versão com desconto é menos equipada.
Aparentemente (de acordo com o site da Citroën), a versão Feel 2023/2023 (R$ 130.990) passou a vir mais equipada. Ganhou itens que antes eram opcionais como quatro airbags, teto bi-color, abertura e travamento das portas sem chave, acendimento automático dos faróis, volante revestido em couro, para-brisa com detector de chuva, rodas em liga leve maiores aro 17 com acabamento na cor grafite, além de monitoramento da pressão dos pneus.
Acreditamos que estes itens acima não estejam vindo na versão 2022/2023 que está sendo ofertada por R$ 114.990, ela traz o mesmo pacote de equipamentos da X-Series, com rodas em alumínio aro 16 e faróis de neblina, porém sem os detalhes visuais exclusivos e sem os itens mencionados acima.
Feel Pack 1.6 16v AT (R$ 131.990)
Enquanto a Feel Pack (fotos acima e abaixo) custa R$ 131.990, adiciona um rack no teto mais funcional com desenho flutuante, além de rodas em liga leve aro 17 com acabamento diamantado, tendo ainda quatro airbags, teto bi-color, abertura e travamento das portas sem chave, acendimento automático dos faróis, volante revestido em couro e para-brisa com detector de chuva.
Shine 1.6 16v AT – R$ 134.990
Por fim, a versão “quase” top de linha Shine, com preço de R$ 134.990 tem ainda o motor 1.6L aspirado das demais versões, além dos itens da versão Feel Pack, acrescidos de bancos forrados com couro do tipo Zina, seis airbags, rodas aro 17 com pintura preto brilhante e ar-condicionado digital automático (as outras versões tem ar-digital porém, sem função automático).
Shine 1.6 THP turbo AT – R$ 147.990
Apesar de custar R$ 13.000 a mais em comparação com a Shine, a versão top de linha Shine Pack, vale apena se pensarmos o que entrega.
Ao começar pelo motor muito mais potente e mais econômico, o 1.6 THP de 173 cv, esta versão traz ainda o interessante sistema de tração Grip Control, que permite ao motorista escolher a resposta entre diferentes modos de condução, são 5 opções: Normal, Chuva, Lama, Terra e Desligado.
Há ainda de série alerta de saída de faixa, alerta de colisão frontal, frenagem de emergência automática, alerta de desatenção e cansaço do motorista.
C4 Cactus irá sair de linha?
A Citroën já trabalha no desenvolvimento de uma versão SUV do novo C3, o modelo já roda em testes na Índia e aqui no Brasil, deve ser produzido no Brasil até o final de 2023.
O C3 Aircross, terá versão de 5 ou 7 lugares, e ficará em uma faixa de mercado acima do C4 Cactus, possivelmente com valores em torno dos R$ 130.000 a R$ 160.000.
Tudo indica que o C4 Cactus conviverá por um tempo com o C3 Aircross, resta saber por quanto tempo. Outro fato é que o C4 Cactus foi lançado no Brasil em 2018 e por enquanto não tem nenhuma mudança a vista, o que torna mais incerto o seu futuro, não ajuda também o fato de que na Europa o modelo foi retirado do mercado no início de 2021.
Vale a pena comprar um C4 Cactus em 2023?
Comparado com os rivais o C4 Cactus tem uma série de desvantagens, porém, há um ponto forte que certamente torna o modelo da Citroën bastante competitivo, o seu preço ! Que torna o custo/benefício do SUV da Citroën muito interessante.
Podemos pegar como exemplo a versão mais barata do Cactus, a “Live”, que sai hoje por R$ 100.990 é o que de mais barato você encontra hoje em SUV 0km no mercado nacional. Sendo quase R$ 10 mil mais barato em relação a rivais como Nissan Kicks Active e Peugeot 208 que custam R$ 110.990 e R$ 107.990 respectivamente, rivais mais próximos em valor. Porém os demais SUVs são muito mais caros: VW-T-Cross Sense custa a partir de R$ 116.990, Renault Duster CVT começa em R$ 120.100, o Hyundai Creta Active sai por R$ 117.990, o Chevrolet Tracker começa em R$ 123.990 e o Jeep Renegade é o mais caro dessa galera, começa em R$ 134.190, isso tendo como base apenas os valores das versões de entrada de cada modelo.
C4 Cactus com preço de Onix?
Entre SUVs compactos hoje com preços de carro de luxo, a Citroën com o C4 Cactus oferece um arroz com feijão bem temperado por um preço justo e convidativo. Inclusive o Cactus pode ser opção para quem sequer considerava comprar um SUV. Pelos R$ 100.990 atuais, você teria apenas opções de modelos 0km hatchs automáticos, como Polo, HB20 e Onix em suas versões intermediárias, como é o caso do Chevrolet Onix LTZ AT 2023, que custa R$ 101.590.
Tanto é que em 2022 o C4 Cactus viu suas vendas aumentarem em mais de 150%, sem receber qualquer mudança ou evolução, apenas por ter preço competitivo.
Fonte e maiores informações em: Citroën.com.br