O grupo Renault-Nissan anunciou nessa última segunda-feira (06/02) uma importante novidade para o mercado brasileiro, a Aliança prepara para os próximos anos o lançamento de uma inédita picape média no país, no caso da Renault o novo modelo vai possivelmente aposentar a atual geração da Oroch, que já passou da hora de receber uma nova geração, enquanto do lado da Nissan o novo modelo vai se posicionar abaixo da Nissan Frontier. A ideia da Renault-Nissan é criar um rival de direto para picapes como a Fiat Toro e a Nova Montana.
Como dissemos, a informação foi divulgada nessa última segunda durante um conferencia realizada pelo grupo Aliança, composto por Renault, Nissan e Mitsubishi, onde foram antecipados algumas das novidades do grupo para os próximos anos.
Durante a apresentação foi divulgada um teaser da nova picape média, na imagem é possível notar que o modelo promete ter um design ousado e bastante agressivo, lembrando um pouco as suas futuras rivais como a Fiat Toro e a Nova Montana.
Índice desta matéria
A nova Renault Oroch 2024
De acordo com as informações divulgadas no evento, trata-se de uma picape de meia tonelada de capacidade de carga, ou seja, sua capacidade de carga ficará no mesmo patamar da Oroch atual, alias a nova picape compacta será desenvolvida pela Renault e terá uma versão também vendida pela Nissan, assim como ocorre hoje com a Nissan Frontier e a Renault Alaskan, ambas são os mesmos carros, porém vendidos por marcas diferentes.
A Renault-Nissan não especificou uma data exata para que esse novo modelo chegar ás ruas, porém o mais provável é que o lançamento ocorra no final de 2024 ou início de 2025, como nova Renault Oroch 2024.
Nova Oroch será produzida na Argentina
Apesar de não ter ficado claro na apresentação feita a imprensa, o local de produção da nova picape deve ser a Argentina, mais precisamente na planta de Córdoba, onde é atualmente produzida a Frontier, de lá o modelo viria importado para o Brasil. Já havia informações que a Renault planejava mudar o local de produção da Oroch do Brasil para a Argentina.
Nova fase da Renault e Nissan no Brasil
O fato é que esse promete ser um dos lançamentos mais importantes da Nissan e da Renault no Brasil, a Renault sabe que envelhecida a Oroch – apesar de reestilizada no ano passado, é praticamente a mesma desde 2013 e já é incapaz de competir de igual com rivais mais modernas como a Nova Montana. Durante o ano de 2022 a Oroch vendeu 12.022 unidades, enquanto a Fiat Toro se aproximou das 50.000 unidades.
Enquanto a Nissan precisa urgente de novidades no Brasil, atualmente a montadora japonesa tem apenas 4 carros em seu portfólio.
Outros lançamentos Renault-Nissan
Neste mesmo evento foi anunciado que haverão mudanças nas participações das montadoras dentro do grupo Aliança, a Renault irá diminuir sua participação nas operações da Nissan, passando de 45% para 15%, visando deixar o grupo mais equilibrado.
Além disso, o grupo também vai focar no lançamento de novos carros, já estão nos planos um novo SUV compacto, que será montado sobre a base CMF-B, usada pela Renault-Nissan lá na Europa. Além disso, a Nissan confirmou que irá lançar na América Latina a nova geração da Frontier em 2024 ou 2025, que será feita na mesma base da Nova Mitsubishi L200 2024.
Carros elétricos na América Latina…
Por fim, outra informações importante é que o Grupo Aliança irá investir em novos carros elétricos, além de baterias, software e recursos de condução autônoma, inclusive a Renault terá uma nova família de carros elétricos de baixo custo por aqui, serão pelos menos dois modelos usando a plataforma CMF-AEV.
Ainda não sabemos detalhes, porém acreditamos que um destes novos modelos EV seja a nacionalização do Kwid elétrico, que hoje vem importado da China, ou outro compacto elétrico porém nesta mesma faixa de mercado, mais acessível.