A Ford quer voltar a vender bem na Europa, para isso, eles voltarão a lançar carros exclusivos para o Velho Continente, o primeiro desta nova safra é o Ford Explorer 2024 em uma versão elétrica e inédita. Na verdade do Explorer original norte-americano ele só emprestou o nome, este novo modelo foi desenvolvido exclusivamente para o mercado europeu e será o primeiro veículo 100% elétrico fabricado pela Ford na Europa. A previsão é que as vendas comecem no final de 2023, seu preço deve ficar na casa dos 45.000 euros (R$ 250.000).
Índice desta matéria
Ford feito e produzido na Europa
Já faz um bom tempo que a divisão europeia da Ford não lançava um modelo 100% novo. Vale lembrar que carros famosos como Escort, Ka, Fiesta e Focus, foram todos criados pela Ford na Europa.
O novo Explorer EV 2024 foi desenvolvido no centro de pesquisa da Ford na Alemanha, o modelo será fabricado na nova planta de carros elétricos que esta sendo erguida na cidade de Colônia. Lembrando que a fábrica da Ford em Colônia existe desde 1930, foi uma das primeiras fora dos Estados Unidos e de lá saiam modelos famosos como o Fiesta.
Agora só Ford elétrico na Europa
Este é um momento importante e ao mesmo tempo delicado para a história da Ford na Europa. O plano da marca é até 2030 passar a vender apenas carros elétricos por lá. Até ai ok, diversas montadoras estão fazendo a mesma coisa. Porém, a Ford está matando modelos famosos, como Fiesta (que sairá de linha em junho após 48 anos seguidos de produção) e o Focus que existe desde 1996 e deve sair de linha no ano que vem, ambos não terão substitutos.
A estratégia da Ford é passar a vender apenas carros elétricos, maiores, sofisticados e mais caros na Europa, mudando assim o público alvo da marca. Será que isso vai dar certo? No Brasil isso por enquanto não deu.
Totalmente novo, porém a base é da Volkswagen…
Do tradicional SUV norte-americano Ford Explorer, o modelo elétrico europeu só empresta o nome, tudo é diferente. Este será o primeiro carro elétrico da Ford feito em parceria com a Volkswagen, o Explorer 2024 EV usa a plataforma MEB, a mesma dos elétricos da Volkswagen ID.3 e ID.4, além disso, vários outros componentes do sistema elétrico, como a motorização e as baterias, serão de origem Volkswagen, por isso também a Ford escolheu localizar a fábrica na Alemanha.
Design agrada
O Ford Explorer EV tem um desenho diferente de todos os outros carros atualmente vendidos pela Ford, é um estilo simpático e fácil de agradar, que não apela para soluções polêmicas de design. O teto é baixo, porém o carro é largo e tem rodas grandes, aro 19, 20 ou 21, o que confere uma aparência esportiva e robusta ao modelo que é classificado como um SUV urbano.
A Ford não divulgou as dimensões exatas, porém o comprimento é de cerca de 4.50 metros, são 5 lugares e um bom espaço interno no banco traseiro, o porta malas tem espaço para 470 litros, um bom tamanho para um SUV deste porte. Lembrando que as baterias ficam localizadas embaixo do assoalho e não roubam espaço da cabine.
Interior moderno e tecnológico…
A cabine do Ford Explorer EV 2024 agrada, tem estilo limpo e minimalista, o acabamento é rico em detalhes e de muito bom gosto, não há exageros. Lembrando que este não é um carro de luxo, igual o Explorer norte-americano, a intenção da marca é que o Explorer EV seja um modelo elétrico mais acessível, na faixa dos 45.000 euros. Claro que não é barato, porém custará muito menos do que o Mustang Mach E, SUV elétrico que a Ford já vende na Europa a partir de 58.000 euros (R$ 323.700).
Destaque para o sistema multimídia SYNC que possui uma enorme tela touch de 15 polegadas, posicionada em pé ao centro do painel, este tela é ligada a recursos de funcionamento do carro, como nível de carga e uso das baterias, iluminação, câmeras, além de ter utilidades como encontrar facilmente o ponto de recarga mais próximo para as baterias.
Note que não haverá botões físicos no painel, praticamente tudo será controlado pela tela da multimídia, inclusive os sistemas de ar condicionado e sistema de som, fato que não agrada muita gente. Já que se a multimídia travar o bicho pega.
O painel de instrumentos, na contra mão da tendência atual, tem uma tela pequena com apenas 5 polegadas e traz apenas funções básicas. A cabine conta com LED configuráveis no painel e nas portas, bancos esportivos com couro acolchoado, sistema de massagem nos bancos dianteiros, ajustes elétricos dos bancos, carregadores wireless para dois smartphones, aquecimento para os bancos e volante, porta malas com sistema de abertura por gestos, além de diversos porta objetos, como um compartimento gigante entre os bancos dianteiros com capacidade para 17 litros que pode armazenar um notebook grande. Porém o que mais chama atenção é a sound bar que fica na parte superior do painel.
Motor ainda é segredo, porém…
A Ford optou por manter segredo com relação a motorização elétrica do Explorer EV, apenas adiantaram que o modelo terá opções com tração 4×2 ou 4×4.
Acreditamos que o Ford Explorer EV utilizará os mesmos conjuntos mecânicos da Volkswagen presente em modelos como iD.3 e iD.4. Podemos esperar motores de 200 cv na versões mais baratas e quem sabe até 300 cv na versão mais cara, com dois motores, um sobre cada eixo e tração 4×4.
Com relação a autonomia, também não devem haver surpresas, as baterias também virão da Volkswagen, o Ford Explorer EV poderá rodar entre 350 km até 500 km com uma carga completa dependendo da versão escolhida.
A Ford faz questão de informar que o carro virá com sistema de carga ultrarrápida, sendo que com apenas 25 minutos de carga, as baterias vão de 10% para 80%.
Quando chega ? Virá ao Brasil?
A Ford promete começar a vender o Explorer EV a partir do final de 2023, o modelo inicialmente terá duas versões de acabamento Explorer e Explorer Premium, sendo que a mais barata deve ficar abaixo dos €45,000 (R$ 250.000).
Por enquanto o mercado alvo do Explorer EV será apenas o continente europeu, a Ford já confirmou que não tem planos de levar este SUV para a América. Ou seja, dificilmente veremos este elétrico no Brasil.
Lembrando que ao contrário de outras marcas americanas, a Ford foi a montadora que mais teve sucesso no mercado europeu, modelos como Fiesta e Focus foram por vários anos os mais vendidos por lá.