A linha Kia Bongo 2024 chega trazendo uma importante novidade, agora o utilitário passa a estar disponível na versão 4×4, esta nova configuração K2500 4×4 substituirá a atual versão 4×2 que sairá de linha. Com a tração integral o Bongo aumentou, além da capacidade de carga, a sua versatilidade, já que agora pode encarar trechos de terra ou até lama, sem falar que o caminhãozinho da Kia ficou mais seguro de ser guiado em piso molhado.
Índice desta matéria
Tração 4×4 com reduzida e maior capacidade de carga…
Desde 2013 a Kia não vendia o Bongo com tração 4×4 no Brasil. A tração nas quatro rodas promete deixar o Kia Bongo ainda mais versátil graças a maior capacidade de carga, o utilitário na antiga versão 4×2 levava 1530 kg, porém agora com tração 4×4 a capacidade de carga sobre o chassi fica em 1811 kg, incluindo o peso do implemento (peso da carroceria / baú e etc).
Outra vantagem é que o utilitário da Kia ganha com a tração 4×4 uma maior capacidade de operação. Por ter uma tração 4×4 com opção de reduzida, o Bongo garante capacidade para fazer entregas em regiões remotas e de difícil acesso onde os furgões não conseguem ir, ou mesmo ser usado em fazendas, com a vantagem de custar muito menos que uma picape diesel 4×4 e ter capacidade de carga quase 2 vezes maior.
Lembrando que o Kia Bongo K2500 4×4 2024 tem preço partindo de R$ 164.990, enquanto uma Toyota Hilux cabine simples com chassi (sem caçamba) sai por salgados R$ 219.000. Uma diferença de R$ 54.000.
Motor diesel de 130 cv…
Na motorização não há novidades, o Kia Bongo K2500 segue usando o robusto motor 2.5 turbo diesel, quatro cilindros, 16v, que entrega 130 cv de potência a 3800 rpm, para um torque de 26 kgfm. O câmbio é manual de seis marchas, sendo que na cabine há duas alavanca, uma para condução normal e outra para a tração 4×4.
Novidade agora é que este motor diesel passa a vir com tanque de ARLA 32, para reduzir as emissões de poluentes, ele usa o sistema de recirculação de gases com aditivo a base de ureia. O modelo ainda vem também com freios ABS e controle de estabilidade.
Consumo do Bongo 4×4
Apesar da Kia não divulgar o consumo oficial, de acordo com dados do Inmetro para o Hyundai HR 4×4, que usa o mesmo motor e tração do Bongo, o consumo fica em uma média 10.2 km/l na cidade e 8.9 km/l na estrada, lembrando que o consumo de um utilitário varia de acordo com o tipo de implemento utilizado, peso da carga e velocidade.
Interior melhorado no Bongo 2024…
Na cabine o painel manteve o mesmo desenho já tradicional do Kia Bongo presente desde 2007, porém o quadro de instrumentos traz novos mostradores, com visual mais moderno além de um novo display digital com computador de bordo e funções. O volante manteve o mesmo desenho, porém passa a vir com comandos para o computador de bordo.
Há ainda novos bancos para o motorista e passageiros com revestimentos em tecido sintético (mais fácil de limpar), há uma nova alavanca de câmbio, alerta de não uso do cinto de segurança e uma nova chave com controle remoto para acionamento do alarme e travamento e destravamento das portas à distância.
Exterior com leves atualizações…
No exterior apesar do desenho do Kia Bongo 2024 não ter mudado há sim pequenas evoluções, como os faróis que agora passam a vir com luzes de rodagem diurna DRL (que acendem assim que o carro é ligado), além de novas lentes para os faróis com visual mais moderno. Outro detalhe são as setas adicionais posicionadas nas laterais, na parte inferior das portas.
Equipamentos do Bongo 4×4 2024…
De série o Kia Bongo K2500 4×4 2024 traz uma boa lista de equipamentos, vindo com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos, rodas aro 15 em aço com rodado simples na traseira (dois pneus no eixo traseiro) medidas 195/70 R15, airbag duplo, cinto de segurança de três pontos para todos os três ocupantes, além de preparação para som, com dois alto falantes nas portas.
Kia Bongo é considerado carro de passeio…
A grade vantagem do Kia Bongo em relação aos utilitários rivais é que pela legislação brasileira, o modelo é considerado um veículo de passeio, ou seja, pode ser pilotado por pessoas com habilitação comum, categoria “B”, além de ter permissão total para rodar em grandes centros urbanos, ou locais onde o transito de caminhões é proibido.
Outro ponto positivo é que ele paga pedágio como veículo comum e também não precisa cumprir exigências impostas a caminhões nas estradas, como por exemplo, pode andar na velocidade dos carros comuns, não precisa passar nas balanças e pode trafegar normalmente pela esquerda.
Dimensões do Kia Bongo 2024
Lembrando que o Kia Bongo tem tamanho compacto para um utilitário, mede 4.82 metros de comprimento, por 1.74 m de largura e 1.99 m de altura, sua distância entre eixos fica em 2.41 metros, isso permite ao modelo ter agilidade para manobrar nas ruas das cidades, já que em média os utilitários comerciais ou picapes tem mais de 5 metros de comprimento.
A altura em relação ao solo do Kia Bongo é de 20.3 cm, sendo que altura da plataforma de carga até o chão é de 84,4 cm. O tanque de combustível do Kia Bongo é de 60 litros e o modelo é homologado para 3 ocupantes.
Preço subiu devido a tração 4×4…
Comparado com o modelo antigo K2500 com tração 4×2 que deixa de ser vendido, o preço do modelo novo 4×4 encareceu cerca de R$ 6.500. O modelo anterior era encontrado nas lojas custando R$ 158.400, agora sairá por R$ 164.990.
Kia Bongo faz sucesso no Brasil…
O Kia Bongo construiu uma história de sucesso no Brasil, o modelo foi lançado em 2007 vindo importado da Coreia do Sul. A partir de 2010 a Kia começou a produzir o utilitário em Montevidéu, no Uruguai e de lá traze-lo importado ao Brasil. De acordo com a Kia, já foram vendidas cerca de 57 mil unidades do Bongo no Brasil, deste total mais de 33 mil unidades vieram do Uruguai.