Na década de 1990 o Honda / Acura Integra fez bastante sucesso, ficou famoso por ser um esportivo de preço acessível, mecânica confiável, motor potente, com um ótimo desempenho e divertido ser pilotado. Inspirado neste autêntico clássico japonês e segundo a receita raiz dos esportivos JDM, a Acura está lançando nos EUA o Integra Type S 2024, um modelo muito interessante feito sobre a base do Honda Civic, que impressiona pelo visual, tem motor VTEC de 325 cv, câmbio manual de seis marchas e promete oferecer uma excelente dirigibilidade.
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Visual do Acura Type S impressiona…
Comparado com a versão normal do Acura Integra, o modelo Type S tem uma carroceria bastante modificada, ao começar pelo para-choque frontal que tem três grandes aberturas de ar, que além de deixarem o Integra mais invocado, também ajudam a refrigerar o sistema de freios, turbo e o intercooler.
A grade frontal tem um desenho exclusivo que simula movimento. Assim como no Integra Type R de 1995, o novo Type S 2024 traz capô com saída de ar central funcional. Todas estas modificações melhoraram a refrigeração do motor em 170%, além de permitir a Acura instalar turbo e intercooler maiores, capazes de trabalhar com maior pressão.
Carroceria alargada…
Seguindo a receita do “tuning” japonês mais raiz, os engenheiros da Acura alargaram a carroceria do Type S em 7.1 cm, foi praticamente instalado um “widebody kit” no carro, o espaço para as rodas também foi ampliado, para permitir ao Integra trocar as rodas aro 18 originais por aro 19 com pneus 265/30 R19.
Na traseira o sedan esportivo nipo-americano também impressiona, chama atenção o sistema de escapamento ativo totalmente modificado com três ponteiras centrais cromadas (é possível diminuir ou aumentar o ronco de acordo com o modo de condução escolhido), sendo que no modo Sport + o sistema de escapamento emite aqueles “pipocos” e chega a soltar pequenas labaredas de fogo, durante as reduções de marchas mais bruscas.
Há ainda um difusor na parte inferior do para-choque inspirado nos carros de corrida e um pequeno spoiler em fibra de carbono colado na tampa do porta-malas.
Interior…
Na cabine o Acura Type S 2024 traz diferenciais no acabamento como bancos com revestimentos exclusivos que mescla couro com tecido Ultrasuede®, volante revestido em Alcantara, pedais em alumínio, alavanca de câmbio feita em titânio, além do teto e colunas na cor preta.
A lista de equipamentos também é recheada no Type S, há de série painel digital com 10,2 polegadas, sistema multimídia com tela de 9 polegadas, além de um poderoso sistema de som com 16 alto falantes mais subwoofer no porta malas e potência total de 530 watts, assinado pela ELS STUDIO 3D®.
Mecânica raiz…
Deixando o principal para o final, o que mais chama atenção no Acura Type S 2024 é o seu conjunto mecânico, que pode ser considerado uma obra de arte.
Afinal temos um motor stock 4 cilindros, 2.0 VTEC (K20C1), turbo, que consegue produzir 325 cv de potência a 6500 rpm e 42 kgfm de torque entre 2600 a 4000 rpm. O modelo Type S ostenta um aumento de 120 cv em relação a versão normal do Acura Integra 2023, que tem 205 cv.
É simplesmente o motor 4 cilindros mais potente feito atualmente nos EUA e um dos mais potentes do mundo produzidos em série, há diversas modificações como resposta de acelerador mais rápida e injeção direta com calibragem diferente.
Lembrando que este 2.0 VTEC é uma versão mais potente do bloco utilizado no Civic Type R, que deve vir ao Brasil importado no ano que vem, os dois carros compartilham a plataforma, porém no caso do Honda Civic Type R 2023 o motor é mais modesto tem “apenas” 315 cv, contra 325 cv no Integra.
Desempenho de tirar o folêgo…
Infelizmente a Acura ainda não divulgou os dados de desempenho do Integra Type S. Mas é esperado 0 a 100km/h na casa dos 5.5 segundos e velocidade máxima acima dos 240 km/h
Para garantir o máximo de diversão ao volante, nada de câmbio automático. O Integra Type S tem como única opção um tradicional câmbio manual de seis marchas com pedal da embreagem, alavanca e relações encurtadas.
Apesar de ser manual a transmissão permite ao piloto fazer o chamado “REV Matching”, ou seja, é possível trocar as marchas no tempo do motor – sem usar o pedal da embreagem ou tirar o pé do acelerador, diminuindo o tempo perdido durante as trocas em arrancadas mais radicais.
Os sistemas de suspensão e freios também são modificados. Na dianteira o Integra Type S 2024 tem suspensão modificada com o conceito de duplo eixo. Comparado com o modelo normal o conjunto aqui é 8 cm mais largo na dianteira e 4.8 cm mais largo na traseira. Há ainda uma barra estabilizadora frontal mais grossa. Tudo isso para deixar o sedan mais estável em curvas em alta velocidade e passar maior controle ao volante.
A suspensão do Type S conta com amortecedores adaptativos ADS, controlados de forma automática ou através dos diferentes modos de condução: Comfort, Sport e Sport+, ou seja, o sistema é capaz de ajustar cada amortecedor de acordo com a curva ou de acordo com o modo de condução escolhido.
Por fim, a Acura instalou freios de alta performance feitos pela marca Brembo com discos enormes de 13.8-inch (35 cm de diâmetro) mordidos por pinças de 4 pistões feitas em alumínio. Enquanto na traseira os discos têm 30,5 cm de diâmetro.
Made in USA…
Apesar de que o Integra Type R original foi desenvolvido e produzido no Japão pela Honda, o novo Acura Integra Type S, será exclusivo da América do Norte. Lembrando que a marca Acura é uma divisão de luxo da Honda, feita exclusivamente para a América do Norte sequer existindo no Japão.
Sua produção acontecerá apenas na fabrica da Honda em Marysville, Ohio, EUA. Por enquanto o mercado alvo deste esportivo será restrito aos Estados Unidos, Canadá e México, as vendas começam em julho de 2023 nos EUA.
A Acura ainda não falou nada a respeito do preço do novo Integra Type S. Mas a expectiva é que custe compatível com o seu desepenho, ou seja não será barato. Algo em torno de US$ 45.000 dólares a US$ 47.000. Será mais caro que o Civic Type R que custa US$ 42.000.
Fonte e mais imagens em: NetCarShow.com