Em agosto de 2002, a Chevrolet lançou no Brasil a monovolume Meriva, o modelo que já chegava como ano 2003, inovava pelo espaço interno com o chamado espaço flexível: “FlexSpace ” inaugurando um novo conceito de carro no país, tendo como principal característica o aproveitamento inteligente do espaço interno.
Um dos destaques da Meriva é o sistema “FlexSpace”, que permite ajustar os bancos traseiros de várias formas diferentes, aumentado o conforto dos ocupantes, junto com o melhor aproveitamento do espaço interno para bagagens. O porta malas da Meriva, acomoda até 390 litros, uma boa marca para este tipo de carro, outro destaque é o teto alto que reforça a sensação de amplitude dentro do carro.
Apesar de ser grande por dentro, a Chevrolet Meriva tem dimensões compactas por fora, ela mede apenas 4.04 m de comprimento, 1.69 m de largura e 1.62 m de altura, porém o amplo espaço interno se deve a grande distância entre-eixos de 2.63 m. As dimensões relativamente compactas também ajudam na hora de andar com o carro na cidade e fazer manobras de estacionamento. O tanque de combustível da Meriva tem capacidade para 52 litros.
Índice desta matéria
Motor da Chevrolet Meriva 2003 e 2004
A Meriva 2003 de até 2004, era oferecida em duas opções de motores o 1.8 8V de 102 CV e 1.8 16V que entregava 122 CV. Estes motores foram desenvolvidos pela Powertrain, associação da Chevrolet com a Fiat e bebem apenas gasolina. O câmbio é sempre manual de cinco marchas.
Consumo Meriva 1.8 8v e 1.8 16v a gasolina 2003 e 2004:
A Meriva 1.8 16v tem um consumo elevado na cidade fazendo 6.9 km/l, já na estrada ela roda 11.7 km/l. Já a versão 1.8 8v é um pouco mais econômica, fazendo 7,1 km/l na cidade e 11.9 km/l na estrada. Lembrando que ambos só bebem gasolina.
Atenção com o motor 1.8 16v
Fique esperto, a Meriva. 1.8 16V custava em média R$ 3.800 mais cara que a versão 1.8 8V e traz de série além do motor mais potente: direção hidráulica, vidros espelhos e travas elétricas, CD player, computador de bordo entre outras coisas que elevam o preço na hora da revenda. Porém atenção, o motor 16v exige uma atenção maior com relação a manutenção, principalmente em relação as trocas de óleo, tanto é que o motor com 16v, saiu de linha no ano seguinte 2004.
Motor Flex chegou em 2004 na Meriva
Em 2004 a Meriva ganhou motor bi-combustível (álcool e gasolin), o 1.8 8V Flexpower que entrega 105 cv com gasolina e 109 cv com álcool. Já em 2005, o modelo recebeu novas versões: JOY (versão de entrada), Maxx (intermediária) e a Premium (top de linha), já como modelos 2006, todas as versões da Meriva 2006 são equipadas com o retrabalhado 1.8 8V Flexpower, agora mais potente este motor desenvolve 112 CV (114 cv com etanol), e leva a Meriva de 0 a 100 km/h em 11.4 segundos, a velocidade máxima de 182 km/h.
Consumo Meriva 1.8 flex 2005 até 2008
Mesmo com a chegada do motor flex, um dos pontos fracos da Chevrolet Meriva é seu alto consumo, a Meriva 1.8 Flex faz com etanol no tanque roda 5.6 km/l na cidade e 7.4 km/l na estrada. Enquanto que com gasolina o consumo é de 7,3 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada.
O motor 1.8 16v foi descontinuando em 2004, não chegou a ter uma versão flex.
A diferença entre as versões da Meriva, por fora podem ser percebidas por detalhes como a versão Joy, tem rodas de aço aro 15 com calotas, retrovisores e maçanetas externas sem pintura, já a versão Maxx, já conta com rodas de liga leve aro 15, retrovisores, maçanetas e frisos externos pintados na mesma cor do carro. Por fim a versão top Premium, agreda ainda faróis de neblina e interior melhor acabado, com bancos forrados em tecido aveludado, sistema de som com CD Player, além de airbags duplo, computador de bordo com relógio no topo do painel e painel de instrumentos com fundo branco (foto acima).
Meriva 2009 até 2012
Chevrolet Meriva 2008 ganhou visual atualizado, motor 1.4 e opção de câmbio automatizado
Em julho de 2008, a Chevrolet lançou a Meriva modelo 2009, ela trazia leves alterações na parte frontal, incorporando uma nova grade, lanternas traseiras na cor branca, outra novidade é o câmbio automatizado “EasyTronic”, que passou a ser item de série em todas as versões com motor 1.8.
Atenção com o câmbio EasyTronic…
Apesar do conforto vale apena ficar esperto com a manutenção mais detalhada exigida por este câmbio e a desvalorização maior dos modelos equipados com esta transmissão, lembrando que não é um câmbio automático e sim uma transmissão manual automatizada, ou seja, com um software eletrônico que faz as trocas de marchas, e dispensa também o pedal da embreagem. Lembrando que a partir do modelo 2010 todas as versões 1.8 da Meriva passaram a vir com câmbio automatizado.
Estreia do motor 1.4 na Chevrolet Meriva…
Ainda na renovada linha 2019 a Chevrolet estreou na Meriva o novo motor 1.4 EconoFlex, que passou a equipar as versões de entrada: Joy e Maxx, ele desenvolve 99 cv com gasolina e 105 cv com álcool. Um detalhe importante é que este motor 1.4 Econoflex é mais valorizado na hora da revenda, principalmente pelo seu consumo de combustível menor em relação ao 1.8.
Qual Meriva compensa mais: 1.4 ou 1.8 ?
Para quem está em dúvida entre a optar pela motorização 1.8 ou a 1.4, vale ressaltar que a diferença entre ambas as versões não é tanto a potência (105 cv no 1.4 e 114 cv no 1.8), e sim o torque que é de 17.7 kgfm no 1.8 e 13.4 kgfm no 1.4, ou seja, isso representa acelerações mais fortes ao se andar na cidade, melhor desempenho ao encarar subidas ou fazer ultrapassagens em favor do motor 1.8, principalmente com o carro carregado.
Consumo da Meriva 1.4 Econoflex
Porém mesmo assim o 1.4 é uma opção melhor pensando no bolso e gastos diários com o carro, ou seja, tem um melhor custo/benefício, apesar do desempenho mais fraco. Para quem for rodar a maioria do tempo dentro da cidade o motor 1.4 representa uma economia considerável no consumo de combustível. Fazendo na cidade 6.4 km/l com etanol e 9.3 km/l na gasolina. Enquanto que rodando na estrada a Meriva 1.4 faz 7,6 km/l no álcool e 10.9 km/l na gasolina De uma forma pratica o motor 1.4 chega a rodar entre 1 a 2 km a mais por litro na cidade em relação ao 1.8.
A Meriva saiu de linha no Brasil em 2012
Em julho de 2012 a Chevrolet anunciou oficialmente o fim da produção da Meriva no Brasil, o monovolume foi neste mesmo ano substituído pela Spin.
Confira os preços da Chevrolet Meriva ano 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011 e 2012 | ||||||||||||
Versões | 2003 | 2004 | 2005 | 2006 | 2007 | 2008 | 2009 | 2010 | 2011 | 2012 | ||
Meriva 1.8/ CD 1.8 MPFI 8V 102cv | R$ 17.066 | R$17,968 | – | – | – | – | – | – | – | |||
Meriva 1.8/ CD 1.8 MPFI 16V 122cv | R$ 17,239 | R$ 18.315 | – | – | – | – | – | – | – | – | ||
Meriva Joy 1.4 8v MPFI ECONOFLEX | – | – | – | – | – | – | R$ 20.997 | R$ 21.810 | R$ 24.370 | R$ 25.260 | ||
Meriva Joy 1.8 8V MPFI FlexPower | – | – | R$ 17.300 | R$ 18.400 | R$ 19.600 | R$ 19.760 | R$ 20.997 | R$ 21.800 | – | – | ||
Meriva Maxx 1.8 MPFI 8V FlexPower | – | – | R$ 18.230 | R$ 19.862 | R$ 20.728 | R$ 22.014 | – | – | – | – | ||
Meriva Premium 1.8 MPFI 8V FlexPower | – | – | R$ 17.998 | R$19.600 | R$ 20.220 | R$ 21.335 | R$ 22.050 | – | – | – | ||
Meriva Expres.EASYTRONIC 1.8 FlexPower | – | – | – | – | – | R$ 20.998 | R$ 21.794 | R$ 23.300 | R$25.010 | R$25.700 | ||
Meriva Maxx 1.4 MPFI 8V ECONOFLEX | – | – | – | – | – | – | R$ 21.300 | R$ 22.600 | R$ 24.758 | R$ 25.600 | ||
Meriva Prem.EASYTRONIC 1.8 FlexPower | – | – | – | – | – | R$ 20.998 | R$ 21.794 | R$ 23.300 | R$ 25.002 | R$ 29.461 | ||
Meriva SS 1.8 MPFI 8V FlexPower | – | – | – | R$ 20.700 | R$ 21.540 | R$ 23.540 | – | – | – | – | ||
Meriva SS EASYTRONIC 1.8 FlexPower | – | – | – | – | – | – | R$ 22.800 | R$24.238 | R$ 25.317 | – | ||
Fonte: Tabela Fipe consultado em 18 de julho de 2017 | ||||||||||||